Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

World Golf Championship CINK CONFIRMA-SE COMO BOA ESCOLHA PARA A RYDER

 

W.G.C. - NEC Invitational

Data: 19 a 22 de Agosto de 2004
Campo :  Firestone Contry Club
Par : 70
Local : Akron, Ohio, EUA

Resultados

 

sTEWART cINK Stewart Cink conseguiu no torneio uma retumbante vitória, com 4 pancadas de vantagem sobre a concorrência, justificando assim a escolha feita pelo capitão da 35ª Ryder Cup, Hal Sutton, que lhe atribuiu um wild card para participar naquela grande competição, que se disputa de 17 a 19 de Setembro próximo, em Oakland Hills, perto de Detroit, nos EUA.

Cink – que já participou na Ryder Cup de 2002 – comandou a competição do principio ao fim, que se desenrolou no difícil Campo Sul, o ‘monstro’ de Akron, como é conhecido, desenhado por Robert Trent Jones e que este ano foi ‘esticado’ para os 6.727 metros tendo a largura dos fairways sido reduzida.

Com os excelentes resultados parciais de 63, 68, 68 e 70 pancadas, Cink apurou 11 pancadas abaixo do par do campo, consumando a segunda vitória na época, a quarta da sua carreira no Tour onde ingressou em 1997.

Esta vitória – após ter ganho o MCI Heritage – foi para Cink especialmente saborosa, não só por ter sido conseguida sobre a elite do golfe mundial, mas por a mesma ter sido obtida num campo difícil, próprio para long hitters – que não é o seu maior predicado (média de 264 metros) – e, que foi visitado nos dois primeiros dias da prova por muita chuva e trovoadas que alagaram o campo obrigando a várias interrupções do torneio.

Antes desta estrondosa vitória – em que obteve a excelente média de 26,8 putts – Cink apresentava nos 22 torneios que havia disputado quinze Top-25, dos quais sete foram Top-10, registando apenas três cuts falhados.

Sergio Garcia A marca de 63 pancadas obtidas por Cink na primeira ronda – cujos últimos oito buracos foram concluídos no segundo dia do torneio – foi o melhor resultado conseguido numa primeira volta do NEC Invitational, score apenas igualado por Sergio Garcia e Ben Curtis no ano passado.

Cink, duma bolsa de prémios de 7 milhões de dólares (5.625.279 euros) recebeu como prémio, 1,2 milhões de dólares (971.341 euros), o que o fez ascender do 12º à 5ª posição da money list registando ganhos superiores a 3,6 milhões de dólares (cerca de 2.9 milhões de euros).

O 2º lugar do evento foi partilhado por Rory Sabbatini e Tiger Woods que obtiveram 7 pancadas abaixo do par do campo tendo cada recebido como prémio 552,500 dólares (cerca de 449 mil euros).

Rory Sabbatini Sabbatini foi o único jogador que, verdadeiramente, constituiu uma ameaça para Cink, tendo efectuado na volta final três birdies nos front-nine e um outro no buraco 14, reduzindo assim para duas pancadas a diferença para Cink, situação que não conseguiu fazer evoluir positivamente ao concluir os buracos 15 e 17 com bogeys resultados que anularam as suas pretensões e o conduziram a 68 pancadas na volta.

Nas outras voltas Sabbatini apurou 68, 66 e 71 pancadas tendo recebido como prémio 552,500 dólares (cerca de 449 mil euros) o que o fez subir oito lugares na money list encontrando-se agora no 14º lugar com ganhos na ordem dos 2,3 milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros).

Tiger Woods Tiger Woods obteve o 2º lugar ao consumar 68, 66, 70 e 69 pancadas o que revela uma melhoria sensível da sua performance em relação aos últimos resultados obtidos – 24ª posição no PGA Championship disputado na semana anterior – e em relação aos anos de 2002 e 2003 em que obteve nestes dois os 4º lugares.

Woods detém o recorde de ser o único jogador que se classificou nos Top-10 dos seis NEC Invitational que disputou desde 1999.

Woods conquistou este evento em 1999, 2000 e 2001, tendo este ano obtido quinze Top-25, dos quais onze foram Top-10 com apenas uma vitória, nos dezasseis torneios que disputou, o que sendo magníficos resultados se encontram longe, porém, dos obtidos em 1999 e 2000 em que concretizou, respectivamente, oito e nove triunfos, ou, até mesmo, dos anos 2001 a 2003 em que consumou cinco vitórias em cada.

As 40 vitórias obtidas por Tiger no PGA Tour evidenciam um palmarés excepcional ao qual se juntam mais 15 outros títulos obtidos em vários cantos do mundo o que o qualifica como um dos maiores jogadores de sempre a par dos grandes ídolos doutros tempos: Arnold Palmer; Gary Player e Jack Nicklaus.

Tiger, segundo opinião de muitos analistas, entrou agora num período mais habitual da vida dos jogadores de golfe, com altos e baixos, fruto da idade e da sequela do joelho esquerdo – objecto de intervenção cirúrgica – que dalgum modo deve interferir com o seu swing obrigando-o a adoptar uma postura diferente o que provoca um menor rigor sobretudo nas pancadas de saída.

No presente torneio Tiger atingiu nas quatro rondas uma distância média com o drive de 284,8 metros, tendo a média dos putts sido de 28,5.

Com o cheque de 552,500 dólares (cerca de 449 mil euros) recebido neste evento Woods ultrapassou os 4 milhões de dólares (cerca de 3,2 milhões de euros) valor recorde apurado já em seis épocas consecutivas.

Davis Love III Davis Love III – membro da equipa americana da Ryder Cup 2004 – obteve o 4º lugar do evento empatado com Angel Cabrera concretizando 6 pancadas abaixo do par do campo.

Davis, que não obteve nenhuma vitórias este ano, ultrapassou os 3 milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões de euros) encontrando-se no 7º lugar da money list.Lee Westwood

Lee Westwood, jogador que já se encontra já qualificado automaticamente para a Ryder Cup, foi o nono jogador na história do NEC Invitational a apurar todas as marcas na casa das sessenta pancadas – 66, 69, 69 e 69 – o que o posicionou no 6º lugar, empatado.Darren Clarke

Darren Clarke – outro membro da equipa europeia da Ryder Cup – que defendia o título, obteve o 14º lugar, empatado, com 3 pancadas abaixo do par do campo.

Os restantes jogadores europeus classificados na lista automática mundial para a Ryder Cup, obtiveram no torneio as posições indicadas: Sergio Garcia (16º,E); Miguel Angel Jimenez (27º, E); e, Padraig Harrington (74º).

Os dois wild cards da equipa europeia serão anunciados, na Alemanha, pelo capitão Bernhard Langer, no fim da próxima semana após se ter disputado o BMW International Open, devendo os prováveis escolhidos sair do grupo de jogadores seguintes que no NEC Invitational apuraram as posições indicadas: Fredrik Jacobson (32º, E); Thomas Levet (32º, E); Paul McGinley (46º, E); Colin Montgomerie (58º, E); e, Luke Donald (16º, E), jogador que habitualmente joga no circuito americano.Vijay Singh

Singh e Els foram as duas surpresas, pela negativa, do torneio, tendo o primeiro – vencedor do 86º PGA Championship da semana passada – e Els - que conquistou dez Top-25 este ano - concluído as suas prestações, respectivamente, na 32ª posição empatado (3 pancadas acima do par do campo) e, no 65º lugar (13 pancadas acima do par do campo.Ernie Els

Els obteve o seu pior resultado num torneio do PGA Tour desde que ingressou neste circuito.

David Toms Os membros da equipa americana da Ryder 2004, para além de Cink, Woods e Love, obtiveram as seguintes classificações no torneio: David Toms (6º, E); Chris DiMarco (6º, E); Jim Furyk (22º, E); Kenny Perry (27º, E); Jay Haas (41º, E); Phil Mickelson (43º, E); Chris Riley (43º, E); Fred Funk (61º, E); e, Chad Campbell (69º, E). 

Voltar


 

Revised: 24-08-2004 .