Noticias Circuito Americano de Homens
 

 

World Golf Championship ELS Nº 1 NA IRLANDA E Nº 2 NO MUNDO

 

W.G.C. - World Cup

Data: 18 a 21 de Novembrode 2004
Campo :  Rela Club de Golfe Sevilha
Par : 72
Local : Sevilha, Espanha

Resultados

 

Paul Casey / Luke Donald A equipa inglesa, constituida pelos dois estreantes na Ryder Cup deste ano, Luke Donald e Paul Casey, venceu o torneio com 31 pancadas abaixo do par do campo, após terem concretizado 61, 64, 68 e 64 pancadas nas voltas regulamentares.

O prémio para a equipa vencedora era de 1,4 milhões de dólares (cerca de 1 milhão de euros).

A equipa inglesa, que saiu para a volta final com mais uma pancada que a equipa espanhola – constituída por Miguel Angel Jimenez e Sergio Garcia, ambos membros da equipa da Ryder deste ano – conseguiu inverter a situação ao concluir a ronda com menos duas pancadas que a líder da véspera, que veio a terminar a sua prestação com 30 pancadas abaixo do par do Miguel Angel Jimenez / Sergio Garciacampo.

A equipa espanhola foi na volta final muito aclamada pelos cerca de 16.000 fans que esperavam a sua quinta vitória na taça.

Na última volta, após terem disputado quinze buracos, a Espanha encontrava-se com uma pancada atrás da Inglaterra, tendo então a catástrofe surgido no 16º buraco, par 5,  quando Jimenez efectuou uma saída para o rough perto dum lago, tendo Garcia de seguida batido a bola para a água, falhando mais tarde o putt para par que poderia determinar um play-off, redundando este ‘circo’ de seis pancadas no buraco, num resultado insuficiente para fazer face ao birdie conseguido pela Inglaterra.

Casey, que vive em Scottsdale, no Arizona, fez na volta final sete birdies, dos nove conseguidos pela equipa, concluindo a volta com 64 pancadas, onde se tornou espectacular a sequência de cinco birdies conseguidos por Casey a partir do buraco 9, em que concretizou, putts à distância de 2; 4; 9; 4,5; e, 3,6 metros do buraco.

Na Taça do Mundo de Pares, que este ano fez 50 anos, participaram 24 países, tendo sido disputada num formato, em que a primeira e a terceira volta foram jogadas na modalidade de four ball-better ball e as segunda e última em foursomes (pancadas alternadas).

Este ano o PGA definiu que o jogador mais bem classificado de cada país no ranking mundial poderia convidar para parceiro um seu compatriota que se encontrasse no Top-100 daquele ranking.

O torneio foi o último da série World Golf Championship constituído pelas seguintes competições: Accenture Match-Play Champinship; NEC Invitational; e, American Express Championship, que este ano foram ganhas, respectivamente, por: Tiger Woods; Stewart Cink; e, Ernie Els.

A World Cup de 2005 será disputada em Portugal, no Victória Clube de Golfe a última ‘jóia’ de Vilamoura, no Algarve.

A World Cup é a segunda prova do período que decorre entre o último torneio oficial - The Tour Championship – do calendário de 2004 e o inicio da época de 2005, intervalo a que os americanos chamam a “second season” ou “silly season”.

Paul McGinleyPadriag HArrington A equipa que se classificou em 3º lugar foi a da Irlanda, que era formada por outros dois heróis da Ryder Cup deste ano, Padraig Harrington e Paul McGinley que – conquistaram a Taça em 1997 e representaram pela oitava vez o seu país – concretizaram nas voltas os resultados de 60, 71, 64 e 65 pancadas que se traduziram em 28 abaixo do par do campo.

A equipa da África do Sul, formada por Trevor Immelman e Rory Sabatini  que defendia o título e se encontrava à partida para a volta final empatada, no 3º lugar com a Irlanda, acabou por terminar o evento na 4ª posição, com 25 pancadas abaixo do par do campo.Marcus BrierMArtin Wiegele

O 5º lugar da competição foi partilhado pela Áustria (Marcus Briere e Martin Wiegele) e Holanda (Robert-Jan Derksen e Maarten Lafeber)  que concretizaram 23 pancadas abaixo do par do campo.

A equipa americana era constituída este ano por Scott Verplank e Bob Tawy, após Tiger Woods, Phil Mickelson, Davis Love III, Stewart Cink e outros terem declinado o convite.

Scott Verplank Verplank que pela segunda vez marca presença na World Cup, tendo na primeira, em 1998, feito equipa com John Daly, convidou agora para parceiro desta contenda Bob Tawy, o que parece não ter resultado mal, pois a equipa terminou o evento empatada, no 7º lugar, com a Alemanha (Marcel Siem e Kariem Baraka) e a Suécia (Fredrik Jacobsen e Joakim Haeggman).

A equipa americana já averbou 24 vitórias nas 50 edições desta taça que, no formato actual, vai na sua 5ª edição.

As últimas vitórias dos EUA ocorreram, em 2000 – em que a equipa, constituída por Tiger Woods e David Duval, derrotaram a Argentina, país anfitrião – e, em 1999, ano em que Tiger Woods e Mark O’Meara venceram em Kuala Lumpur, na Malásia, a Taça que teve pela última vez o nome de “World Cup of Golf”, por em 2000 ter entrado na série “World Golf Championship” passando a ser designada por World Cup.

As restantes classificações das equipas representativas dos países que entraram no torneio podem ser conhecidas clicando em resultados, no topo da página.

Voltar


 

Revised: 23-11-2004 .