Circuito Europeu de Homens -

HANSEN OBTÉM VITÓRIA EM SAN ROQUE

 

Jazztel Open de España en Andalucia

Data: 14 a 17 de Abril 2005
Campo: San Roque Club
Par : 72
Local : Cádis, Espanha

Resultados

 

Peter Hanson O sueco Peter Hanson, 28 anos, derrotou o seu compatriota Peter Gustafsson, 29 anos, num primeiro buraco de play-off, após ambos terem concluído as voltas regulamentares com 8 pancadas abaixo do par do campo.

Hanson tomou a liderança do evento na segunda volta – após ter batido 70 e 68 pancadas – tendo-se mantido no topo da classificação na terceira ronda – após ter concluído a mesma com 71 pancadas – vindo depois a ser ‘apanhado’ por Gustafsson, que concretizou 66 pancadas – após ter produzido 70, 69 e 75 pancadas nas voltas anteriores – resultado que foi suficiente para, no total, igualar o score de Hansen forçando assim o play-off.

Hansen, que obteve a sua primeira vitória  no Tour após ter regressado ao mesmo em 2003 – graças aos oito Top-10 que apurou no Challenge Tour, que o levaram à 5ª posição da ordem de mérito – venceu o play-off com um par no último buraco do percurso de San Roque.

Peter Gustafsson Hansen e Gustafsson dirimiram a contenda no buraco 18, par 4, que se apresentava difícil, não só por ter água do lado direito, mas também, por ser fustigado por ventos fortes da esquerda, factores que levaram os dois contendores a não conseguirem atingir o green com as suas segundas pancadas, colocando as bolas à esquerda do mesmo.

No terceiro shot, Gustafsson com um pitch passou o buraco deixando a bola a 4,5 metros da bandeira, pelo que, necessitou de dois putts para o concluir, bastando a Hansen, que colocou a bola a 60 cms do buraco, fazer um putt para concretizar o par.

Hansen – o 57º sueco a obter uma vitória no European Tour – recebeu o mais valioso cheque da sua carreira, no montante de 275 mil euros, valor que o fez aceder ao 8º lugar na ordem de mérito.

Peter Gustafsson, que venceu, em Novembro último, a Escola de Qualificação neste mesmo campo, recebeu como prémio, 1Peter Lawrie83.330 euros, valor que o fez subir ao 21º lugar da ordem de mérito.

O irlandês Peter Lawrie e o sul-africano Hennie Otto, concluíram as suas prestações empatados, com 5 pancadas abaixo do par do campo.Robert Karlsson

O 5º lugar do torneio foi partilhado pelo sueco Robert Karlsson - vencedor do evento em 2001 – e o galês Stephen Dodd, que apuraram 3 pancadas abaixo do par do campo.

Miguel Angel Martin foi o espanhol melhor classificado no evento, tendo obtido o 7º lugar, após ter apurado 2 pancadas abaixo do par do campo.

José Manuel Lara, o segundo jogador espanhol melhor classificado na competição, obteve o 12º lugar empatado, ao concretizar o par do campo.

Roger Chapman O inglês Roger Chapman, que se estreou no Tour, em 1982, no Open da Tunísia, registou, neste evento, a sua 600ª presença nos torneios do European Tour, tendo concluído a sua prestação no 56º lugar com 8 pancadas acima do par do campo.

Chapman foi o terceiro jogador do Tour a celebrar tão elevado número de presenças no circuito, feito só superado, até à data, pelo escocês Sam Torrance – 690 eventos – e o irlandês Eamonn Darcy – 610 – que jogam, presentemente, no Seniors Tour.

O sueco Jarmo Sandelin venceu a competição em 1999 e obteve agora 21º lugar, empatado, com 2 pancadas acima do par do campo.

Filipe Lima Filipe Lima, que concretizou nas três primeiras voltas 73, 71 e 73 pancadas, criou a esperança de vir a colocar-se entre os doze primeiros da classificação do evento, facto que não veio a conseguir ao concluir o torneio com 75 pancadas, resultado que o ‘atirou’ para a 37ª posição, empatado, com 4 pancadas acima do par do campo.

Na última volta Lima concretizou: um birdie; 15 pars ; um bogey; e, um triplo-bogey, resultados estes, acima do par, que lhe retiraram a hipótese de se colocar entre os doze primeiros jogadores do evento.

Lima, cuja melhor classificação obtida no Tour foi um 3º lugar no Open de Portugal que se disputou em Oitavos, recebeu como prémio 11.220 euros, valor que o colocou na 41ª posição da ordem de mérito com ganhos no montante de 112.682 euros.

Nuno Campino, que também participou no evento, não passou o cut ao concretizar nas voltas iniciais 74 e 80 pancadas.Kenneth Ferrie

Os anteriores vencedores do torneio, o inglês, Kenneth Ferrie (2003) e o francês, Christian Cévaër (2004), não passaram o cut.Paul Broadhurst

O inglês Paul Broadhurst e o holandês Robert-Jan Derksen, vencedores, respectivamente, dos Opens de Portugal e da Madeira deste ano, também falharam o cut.

Não passaram o cut, entre outros notáveis: Peter Hedblom; Stephen Scahill; Alastair Forsyth; Nick Dougherty; Charl Schwartzel; Gregory Havret; Jarrod Moseley; Maarten Lafeber; Ignacio Garrido; Anthony Wall; Gordon Brand, Jnr; Scott Drummond; Sören Hansen; e, Michael Jonzon.

 

Voltar


 

Revised: 19-04-2005 .