Circuito Europeu de Homens

A EQUIPA DA IRLANDA DERROTA A DA FRANÇA E CONQUISTA A GOLFSIXES

GOLFSIXES

Data: 5 e 6 de Maio de 2018
Campo: Centurion Club
Par:  24
Local :  St. Albans, Inglaterra, Reino Unido

Resultados

 

Após o sucesso deste evento inaugurado o ano passado, o European Tour introduziu-o de novo este ano no seu calendário, sendo este um verdadeiro ‘festival de golfe’ que visa promovê-lo junto da juventude e criar novos 'fans'.

Após se ter efetuado o torneio do ano passado foi criada a ‘GolfSixes League’ dos juniores do Reino Unido, que tem como suporte o European Tour.

A GolfSixes League irá a partir do verão expandir – com o objetivo de fazer crescer o golfe – este formato a 125 clubes de golfe que irão atingir 1.500 jovens ingleses.

A GolfSixes League expande-se pela Europa, tendo já sido adotada pela Dinamarca, Bélgica e Holanda, estendendo-se em breve a outros países.

No sábado e domingo os 'fans' do golfe tiveram a oportunidade de ver mais de 200 rapazes e raparigas de 16 escolas e de seis clubes de golfe a participarem numa demonstração da GolfSixes League.

O GolfSixes disputou-se no sábado e no domingo no campo do Centurion Golf, em St. Albans, no norte de Londres.

No torneio participaram 32 jogadores, sendo o field constituído por 16 equipas, sendo 13 representantes de países e as outras por jogadores representando: as Senhoras Europeias; os Capitães (da Ryder Cup de 2018 e a capitã da Solheim Cup 2019); e, as Senhoras Inglesas.

Cada buraco dos seis que o campo possui e que podem ser conhecidos aqui, tinham um tema distintivo, num torneio que foi disputado com grande animação, chamando o público a participar no evento.

Assim, no buraco 1, a musica e os efeitos piro-técnicos marcaram presença; no buraco nº 2, por cada birdie registado, eram efectuados donativos a instituições de caridade, bem como, oferecidas lembranças ao público; no buraco nº3, com 481 metros, efectuou-se a competição do longest-drive; no nº 4, os jogadores eram penalizados com uma pancada, quando consumiam mais de 30 segundos a preparar as batidas das bolas; no buraco nº 5, vencia o jogador que colocasse a bola mais perto da bandeira; no último buraco, no nº 6, procedia-se a entrevistas aos jogadores no fim de cada partida.

Cada país era representado pelos dois jogadores melhor classificados no ranking do European Tour.

O torneio foi disputado em matchplay no formato de greensomes, em que nas partidas os jogadores de cada equipa batiam nos seis buracos do percurso duas bolas, escolhendo depois uma das bolas, com que jogavam alternadamente até a meterem no buraco.

A equipa que vence a partida é a que tiver ganho maior número de buracos e à qual serão atribuídos 3 pontos.

A equipa que sofrer uma derrota numa partida, recebe 0 pontos.

Em caso de empate numa partida, cada uma das equipas recebe 1 ponto.

O total de ‘pontos ganhos’ por cada equipa do Grupo, se forem idênticas a uma ou mais equipas do Grupo, será o 'diferencial' dos pontos ganhos e perdidos, que poderá vir em definitivo a desempatar a(s) equipa(s).

Por exemplo no ano passado o que aconteceu na fase de Grupos em que a equipa de Portugal empatou com a Austrália, ambas com duas vitórias, Portugal foi o vencedor por ter ganho quatro buracos nas duas partidas que venceu, sem perde nenhum buraco, tendo apenas sofrido uma derrota numa partida em que apenas perdeu um buraco.

No total apurou um ‘diferencial’ de sete buracos, tendo a Austrália perdido cinco buracos e ganho três, donde o saldo negativo de dois buracos .

Sempre que este método não vier a resolver o empate, este será derimida através duma partida entre as equipas empatadas.

Se ainda assim esta partida não resolver a situação, o vencedor será encontrado através dum play-off num buraco especial.

No sábado as equipas foram divididas em quatro Grupos de quatro equipas e as duas melhores equipas de cada grupo, seguiram para a fase ‘Knockout Stages’, que incluem: os Quartos de Final; as Meias Finais; o 3º e 4º lugar numa partida em play-off; e, a Final, tendo todas estas partidas sido realizadas no domingo.

Nos ‘Knockout Stages’ as partidas foram disputadas em tantos buracos quantos os necessários para encontrar o vencedor.

Os play-offs serão sempre requeridos para determinar um vencedor que se qualificar na fase de Grupos no sábado, bem como, numa partida do ‘Knockout Stages’ procedendo então do seguinte modo:

- no buraco especial de play-off é mantido o formato geensomes;
- se a partida não ficar decidida as equipas empatadas regressam ao tee de saída e a partida é decidida a favor da equipa que colocar a bola no green mais perto do buraco, desde que a bola não se encontre num obstáculo.

Este ano, como referimos, os países representados nos Grupos foram os a seguir indicados, bem como, os chamados wild cards, também já referidos: Senhoras Europeias (European Women); Capitães (capitão Ryder Cup 2018 e a capitã da Solheim Cup 2019); e, Senhoras Inglesas.

Assim, as 16 equipas foram divididas em quatro Grupos:
- Grupo A – Dinamarca, Tailândia, EUA, Senhoras Europeias
- Grupo B – Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Capitães
- Grupo C – França, Itália, Escócia, Irlanda
- Grupo D – Inglaterra, África do Sul, Suécia, Senhoras Inglesas

As duas primeiras equipas de cada Grupo seguiam para o ‘Knockout Stages’.

Os jogadores que faziam parte de cada equipa eram os seguintes:

Grupo A
Dinamarca – Lucas Bjerregaard e Thorbjorn Olesen

Tailândia- Kiradech Aphibarnrat e Thongchai Jaidee

EUA – Daniel Im e David Lipsky

Senhoras Europeias – Carlota Ciganda e Mel Reid

Grupo B

Austrália – Sam Brazel e Wade Omsby

Coreia do Sul – Jeunghun Wang e Soomin Lee

Espanha – Pablo Larrazabal e Adian Otaegui

Capitães – Thomas Bjön e Catriona Matthew

Grupo C

França – Mike Lorenzo-Vera e Romain Wattel

Itália – Edoardo Molinari e Renato Paratore

Escócia – Scott Jamieson e Richie Ramsay

Irlanda – Paul Dunne e Gavin Moynihau

Grupo D

Inglaterra – Eddie Pepperell e Matt Walace

Africa do Sul – George Coetzee e Haydn Porteous

Suécia – Alexander Björk e Joakim Lagergreen

Senhoras Inglesas – Georgia Hall e Charley Hull

As três partidas que cada equipa efetuou no Grupo em que se encontravam inseridas, face aos resultados apurados, eram-lhes atribuídos os seguintes pontos: em caso de vitória – 3 pontos; de empate – 1 ponto; e, de derrota – 0 pontos.

Na rubrica ‘Resultados’ poderão ser conhecidos os scores que cada equipa apurou, bem como, os pontos que auferiu, tendo em conta que em caso de igualdade em pontos a posição de cada equipa é determinada através do ‘diferencial’ entre os buracos ganhos e os perdidos.

Observando na rubrica ‘Resultados’ a Fase de Grupos é justo destacar as Senhoras Europeias  que obtiveram o 2º lugar no Grupo A e as Senhoras Inglesas que obtiveram idêntica posição no Grupo D, tendo o país que recolheu maior número de pontos – sete – sido a Austrália no Grupo B.

Os países para além deste último, que obtiveram a primeira posição: no Grupo A, a Tailândia (6 pontos); no Grupo C, a Irlanda (6 pontos); e, a Inglaterra (5 pontos) no Grupo D.

Na Fase de ‘Knockout’ o respetivo ‘formato’ foi pré-definido do seguinte modo: 
- Quartos de Final:
QF1 – vencedor do Grupo A vs 2º do Grupo B
QF2 - vencedor do Grupo C vs 2º do Grupo D
QF3 - vencedor do Grupo B vs 2º do Grupo A
QF4 - vencedor do Grupo D vs 2º do Grupo C
- Meias Finais:
MF1 – vencedor do Grupo QF1 vs vencedor do Grupo QF2
MF2 - vencedor do Grupo QF3 vs vencedor do Grupo QF4
- 3º e 4º lugares:
2º da MF1 vs 2º do MF2
- Final
vencedor da MF1 vs vencedor do MF2

Assim nos Quartos de Final defrontaram-se as seguintes equipas:
- Tailândia / Coreia do Sul
- Irlanda / Senhoras Inglesas
- Austrália / Senhoras Europeias
- Inglaterra / França

não tendo a equipa dos Capitães, membro do Grupo B, passado à fase ‘Knockout’, por se ter classificado na 4ª posição do seu Grupo, com apenas 1 ponto.

A equipa da Irlanda, que ficou no 1º lugar do Grupo C, tendo derrotado a Escócia e a Itália, tinha como membros Paul Dunne e Gavin Moynihan, que derrotaram por 2-0, na Final, a equipa da França, constituída por Mike Lorenzo-Vera e Romain Wattel.

A dupla da Irlanda também derrotou as Senhoras Inglesas – Charley Hull e Georgia Hall – por 2-0 nos Quartos de Final.

Moynihau e Dunne receberam o prémio de 100 mil euros cada, o maior prémio que Moynihau recebeu no European Tour, cujo maior anterior era de 84.505 euros auferidos em 2017.

Final

Irlanda / França

= 2 / 0 =

Buracos

1

2

3

4

5

6

Metros

160

435

481

444

124

490

Pars

3

4

5

4

3

5

Irlanda

 

Pancadas

2

3

3

4

2

 

Pontos

1

 

1

 

 

 

França

 

Pancadas

3

3

5

4

2

 

No Torneio de Consolação, entre a equipa da Coreia do Sul, formada por Jeunghun Wang e Soomin Lee e a dupla da Austrália que tinha como membros Sam Brazel e Wade Ormsby a vitória foi obtida pela equipa da Coreia do Sul com o resultado de 3-0.

3º e 4º Lugar

Coeia do Sul / Austrália

= 3 - 0 =

Buracos

1

2

3

4

5

6

Metros

160

435

481

444

124

490

Pars

3

4

5

4

3

5

Coreia do Sul

 

Pancadas

3

3

5

3

2

 

Pontos

 

1

 

1

1

 

Australia

 

Pancadas

3

4

5

4

3

 

 

  Voltar

 

Revised: 10-05-2018 .