GolfSixes em Cascais

PORTUGAL DEFRONTA INGLATERRA PARA ABRIR TORNEIO COM ESTRELAS DA RYDER CUP

 

Portugal defronta Inglaterra logo de manhã cedo, na sexta-feira, dia 7 de junho, no embate inaugural da 3.ª edição do GolfSixes em Cascais, o torneio do European Tour, entre 16 seleções nacionais, de um milhão de euros em prémios monetários, integrado no calendário oficial do European Tour, que decorre durante dois dias, no Oitavos Dunes.

A seleção nacional, que recebeu um “wild card” do European Tour, por ser o país anfitrião, alinha com os dois amigos de infância Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia, enquanto Inglaterra é representada pelo duplo campeão do Portugal Masters, Tom Lewis (2001 e 2018), e Paul Waring (campeão do Nordea Masters no ano passado).

O Grupo A de Portugal e Inglaterra integra também a Escócia e a Índia. A Escócia de Stephen Gallacher (campeão da Ryder Cup em 2014) e David Law, que este ano conquistou o seu primeiro título no European Tour (ISPS Handa Vic Open); e a Índia de S. S. P. Chawrasia (duas vezes campeão do Open da Índia) e Gaganjeet Bhullar (com 9 títulos no Asian Tour).

Não será fácil para Portugal repetir a presença nos quartos de final no 1.º GolfSixes, que se disputou em Inglaterra, quando a seleção nacional foi constituída por Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima.

A 3.ª edição da prova é a primeira realizada for a do Reino Unido e Portugal (e a vila de Cascais) foram o palco eleito. Em 2019 a lista de inscritos é abrilhantada por três campeões da Ryder Cup, que trazem o selo de qualidade ao GolfSixes em Cascais da próxima semana: o galês Jamie Donaldson, o escocês Stephen Gallacher e o italiano Edoardo Molinari lideram as suas seleções nacionais no inovador torneio de seis buracos, a 7 e 8 de junho, no Oitavos Dunes.

Os campeões de 2018, os irlandeses Paul Dunne e Gavin Moynihan, iniciam a defesa do título diante da formação feminina de Inglaterra, de Meghan MacLaren (antiga campeã do Açores Ladies Open) e Florentyna Parker. No somatório de ambas, têm cinco títulos no Ladies European Tour.

O Grupo B compreende ainda a Suécia de Alexander Björk e Joakim Lagergren e a Tailândia de Thongchai Jaidee (provavelmente o melhor jogador de sempre no Asian Tour) e Pachara Khongwatmai, que defrontar-se-ão entre si no primeiro dia.

No Grupo C, logo na sexta-feira, a Austrália apresenta o triplo campeão de torneios do European Tour, Scott Hend, e Wade Ormsby, frente ao País de Gales, com a estrela da Ryder Cup Jamie Donaldson e Stuart Manley.

As outras duas equipas desta ‘poule’ são a França de Mattheiu Pavon e Romain Wattel e a formação feminina da Alemanha de Esther Henseleit, de apenas 20 anos, e de Laura Fuenfstueck, outra jovem em ascensão.

No Grupo D, o atual campeão do Aberdeen Standard Investment Scottish Open, Brandon Stone, une forças com George Coetzee no forte conjunto da África do Sul, que começa por defrontar a Espanha, uma candidata ao título, com os entusiasmantes Jorge Campillo e Nacho Elvira, dois antigos rivais de Ricardo Santos e Ricardo Melo Gouveia nos tempos em que militavam no Challenge Tour.

Ainda nesta ‘poule’ a Itália mede forças com a Dinamarca. Itália conta com Edoardo Molinari, da equipa europeia da Ryder Cup em 2010, e Renato Paratore. Uma formação cheia de talento, com hipóteses de brilhar em match play. A Dinamarca chamou o n.º1 do ranking do Challenge Tour do ano passado, Joachim B. Hansen (um grande rival de Ricardo Melo Gouveia em 2015) e Jeff Winther. 

Depois desta sessão matinal de confrontos diretos entre seleções nacionais, haverá mais duas “levas” de embates para decider as equipas que seguem para os quartos de final que começam no Sábado, dia 8. Nesse mesmo dia decorrem as meias-finais, o encontro de decisão dos 3.º e 4.º lugares e… a final.

O GolfSixes Cascais é uma competição com um formato inovador. As seleções competem entre si em duelos de apenas seis buracos no sistema de greensomes match play.

O European Tour organiza o torneio em parceria com o Município de Cascais e com a agência de eventos e de media U.COM – mais conhecida em Portugal por ser uma das três entidades proprietárias do Millennium Estoril Open, o único torneio de ténis português no ATP Tour, que todos os anos se realiza no mesmo concelho.

Como Portugal recebe ao mesmo tempo a UEFA Nations League, e tanto a final como o confronto de atribuição dos 3.º e 4.º lugares estão marcados para domingo, dia 9 de junho, haverá um final de semana emocionante para os fãs portugueses de desporto e para os turistas de visita ao país, com duas competições desportivas entre seleções nacionais a realizarem-se em simultâneo mas sem justaposições de calendário.

O formato do GolfSixes provou ser um enorme sucesso no European Tour, ao ponto de o conceito ter sido adotado no Le Golf National, no programa que antecipou e criou um crescendo para a Ryder Cup de 2018. Mas é um formato que está igualmente a ser bem-sucedido ao nível das etapas de formação do golfe juvenil.

A Golf Foundation, uma instituição de solidariedade social com o objetivo de levar o golfe a jovens e crianças, associou-se ao European Tour, ao R&A, à England Golf, Wales Golf e Scottish Golf para lançar uma Liga de GolfSixes para juniores em toda a Grã-Bretanha.

Desde maio, 24 campeonatos foram realizados em 22 regiões do Reino Unido, envolvendo 112 clubes de golfe e quase 1.500 jovens golfistas. Um relatório preliminar mostra que quase 30% dos participantes foram jovens jogadoras. O conceito dos GolfSixes também está a fazer o seu caminho na Bélgica, Dinamarca, França e Holanda.

O Oitavos Dunes está classificado no 55.º lugar da lista dos cem melhores campos de golfe do mundo da Golf Magazine e em Portugal é o n.º1. Este campo recebeu o Open de Portugal em quatro ocasiões, primeiro em 2005, quando Paul Broadhurst venceu, e depois em três anos seguidos, de 2007 a 2009, com o título a ser conquistado por Pablo Martín Benavides, Grégory Bourdy e Michael Hoey.

Press-Realease
European Tour em portugal
31 de Maio

Notícias Anteriores:
Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia formam selecão nacional
Irlanda regressa para defender o título

Voltar

 

Revised: 03-06-2019 .