A terceira competição, o BMW PGA Championship, realiza-se de 9 a 12 de setembro próximo, encontrando-se o DP World Tour Championship, marcado no calendário do European Tour, para 18 a 21 de novembro próximo.
Este ano, devido à pandemia do Covid-19, os oito torneios da Rolex Series – inaugurados em 2017 – foram reduzidos a quatro eventos, atrás referidos, tendo os três primeiros tido bolsas de prémios no valor de 8 milhões de dólares (cerca de 6,7 milhões de euros), correspondendo a cada 8 mil pontos Race to Dubai.
O último torneio tem uma bolsa de 9 milhões de dólares (cerca de 7,5 milhões de euros), a que correspondem 12 mil pontos Race to Dubai.
O torneio disputou-se, pela terceira vez, no campo links do Renaissance Club, inaugurado em 2008, após em 2019 e 2020 ter tido, respetivamente, como vencedores, o inglês Aaron Rai e o austríaco Bernd Wiesberger.
O campo dispõe de novos buracos: o 9 – de par 3 – e os 10 e 11 – ambos de
par 4 – os quais apresentam espetaculares vistas do estuário do rio Forth.
O percurso é muito ondulado – em especial a caminho dos novos buracos dos
back-nine em direção à costa – sendo os roughs muito altos junto aos
fairways, apresentando também greens difíceis.
Tendo sido removida pouca terra na construção do campo, o desenho aproveitou os contornos das dunas, mantendo algumas árvores que embelezam o campo, o que pode ser melhor apreciado neste
vídeo.
O vencedor do torneio foi o australiano Min Woo Lee, 22 anos, que derrotou num primeiro buraco de
play-off – no 18, par 4 – com um birdie, o belga Thomas Detry, 28 anos, e, o inglês Matt Fitzpatrick, 26 anos, que concluíram o buraco com
pars.
Detry e Fitzpatrick, tinham concluído a terceira volta empatados, com 14 pancadas abaixo do
par do campo, encontrando-se o espanhol Jon Rahm, 26 anos no terceiro lugar com mais uma pancada que os anteriores jogadores.
Na última ronda aqueles jogadores continuaram empatados, tendo então, também se juntado ao grupo o australiano Lee, que concretizou na ronda final 64 pancadas, com Detry e Fitzpatrick a efetuarem 67
shots, que determinaram o play-off que se efetuou no buraco 18,
par 4.
O desempate efetuou-se na primeira tentativa com Min Woo Lee a fazer
birdie e com os dois outros jogadores a efetuarem pars.
Jon Rahm concluiu o torneio no 7º lugar isolado, com os 68 shots que efetuou na última volta.
O campeão Min Woo Lee e os vice-campeões Detry e Fitzpatrick receberam cada, prémios nos valores de 1.123.300 euros e 572.059 euros, tendo também lhes sido atribuídos, ao campeão 1.335 pontos e a cada um dos vice-campeões 694,50 pontos.
Com os pontos atribuídos Min Woo Lee subiu no ranking Race to Dubai, da 123ª à 7ª posição, onde regista 1.523,3 pontos obtidos nos 10 eventos que já disputou esta época.
Fitzpatrick ascendeu no ranking da 39ª à 13ª posição onde apresenta 1.193,2 pontos Race to Dubai, tendo Detry subido da 62ª à 17ª posição, onde totaliza 1.057,5 pontos.
Os vencedores do torneio em anos anteriores, que se classificaram este ano no torneio, obtiveram as seguintes posições e resultados: Bernd Wiesberger – 26ºE/-10; Lee Westwood (1998) – 35ºE/-9; e, Brandon Stone (2018) – 75ºE/par.
Não passaram o cut os seguintes jogadores, dentre outros: Kurt Kitayama; Jason Scrivener; Colum Hill; Garrick Higgo; Rory McIlroy; Mikko Korhonen; Andy Sullivan; Pasmus Hojgaard; Martin Kaymer; John Catlin; Rikard Karlberg; Daniel Van Tonder; Sam Horsfield; Kalle Samooja; Jazz Janewattananond; Graeme McDowell (vencedor em 2008); Maximillian
Kieffer; Justin Harding; Jonathan Caldwell; e, Maverik Antcliff.
Os jogadores que se classificaram no torneio podem ser conhecidos na rubrica “Resultados” que figura no início deste artigo.