Taça Federação Portuguesa de Golfe

DOBRADINHA PARA GONÇALO PINTO E PRIMEIRA VITÓRIA NACIONAL PARA SUSANA MENDES RIBEIRO

 

Seis meses depois de se ter sagrado campeão nacional amador, Gonçalo Pinto ficou hoje com a Taça da Federação Portuguesa, ao bater na final o vencedor da edição de 2009, Tomás Silva. Na prova feminina, Susana Mendes Ribeiro derrotou a sua companheira de clube Mariana Martins para triunfar pela primeira vez a nível nacional.

Gonçalo Pinto conseguiu hoje uma proeza rara: vencer o campeonato e a taça os dois majors do golfe amador lusitano na mesma época. Depois do triunfo no Nacional Individual Absoluto em Abril passado, no Oporto, conquistou hoje a Taça da Federação Portuguesa de Golfe, no campo Aroeira II, na Fonte da Telha. O jogador de Vilamoura bateu Tomás Silva (Estoril) na final, mas apenas no 36º e último buraco regulamentar, por 2up.

 


 

Nas senhoras, Susana Mendes Ribeiro, do Estela Golf Club, averbou o seu primeiro título nacional, levando a melhor sobre a sua companheira de clube Mariana Martins, por 4 e 2.

"Foi muito bom, ainda por cima defrontando um forte adversário como o Tomás", começou por dizer Gonçalo Pinto, de 18 anos. "Desde os dez anos que temos estas disputas e, curiosamente, vão sempre até ao 18, neste caso até ao 36º. Fazer a dobradinha este ano era um dos meus objectivos, mas pensava que era muito difícil. E, de facto, acabou por ser muito difícil, mas consegui alcançá-lo, o que me deixa muito contente."

Os 18 buracos matinais da prova masculina foram algo atípicos, com os dois jogadores longe do seu melhor nível. Os greens, lentos e irregulares, também dificultaram a tarefa dos finalistas. Da parte da tarde assistiu-se a um bom espectáculo, e seria Tomás Silva a bater o shot do dia, um drive no buraco 15 (o 33º), 286 metros por cima do lago, que deixou a bola a um metro da bandeira, para eagle. Ele não falhou o putt e igualou a partida, mas, em anti-clímax, viria a perder o 34º e o 36º para o algarvio.

"É sempre mau ficar em segundo, mas não estou triste porque perdi para um grande jogador como o Gonçalo, que é o campeeão nacional", disse Tomás Silva, vencedor desta mesma Taça em 2009 e campeão nacional em 2010. "É sempre desapontante ficar em segundo porque é o primeiro dos últimos, mas aceitei a derrota. Cometi alguns erros infantis."

Susana Mendes Ribeiro, de 21 anos, esteve sempre em vantagem a partir do buraco 4 da manhã, e chegou a ter uma vantagem de 4 acima, antes de perder, já de tarde, o 10 e o 11. Mas no 12 fez birdie, naquele que terá sido o momento-chave do seu triunfo. "Sinceramente, nunca pensei ganhar.

Entrei na final sem pensar nisso, preocupando-me apenas em fazer o meu jogo. Eu estava a jogar bem, mas a Mariana também estava em boa forma.

Sinto-me muito bem, é a minha primeira vitória nacional", lembrou.

"Chegar aqui foi muito bom, mas chateia um bocado perder a final"; disse por sua vez Mariana Martins, campeão nacional de sub-16 em 2009. "Falhei muitos shots essenciais, mas os putt também não entraram. Em 33 buracos, não fiz um único birdie. Assim não há hipóteses."

Gab. Imprensa F.P.G..
2  de Outubro 2011

Voltar

 

 

Revised: 06-10-2011 .