Circuito Americano de Homens

A INVEROSÍMIL VITÓRIA DE POTTER

The Greenbrier Cassic

Data: 28 de Junho a 1 de Julho 2012
Campo: Congressional Country Club
Par : 71
Local : Bethesda, Maryland, EUA

Resultados

 

Ted Potter, Jr, 28 anos, natural da Florida, conseguiu como nos contos de fadas uma vitória inesperada no torneio, sobretudo se se conhecer um pouco a sua história no golfe.

Potter, filho dum trabalhador do campo de golfe do Diamond Golf & Country Club, em Ocala, na Florida e duma empregada na Walmart, aprendeu a jogar golfe sozinho e como trabalhador também do Country Club, dispunha após o trabalho do tempo suficiente para jogar golfe.

 

Potter começou por ingressar no Hooters Tour (mini Tour) onde averbou 14 vitórias, tendo sido nomeado “Jogador do Ano” por duas vezes, tendo ganho 650 mil dólares (cerca de 525 mil euros) montante considerável para um mini-tour.

A sua primeira época no Web.com Tour (antes chamado Nationwide Tour), Potter falhou todos os cuts e regressou ao mini-tour.

Só três anos depois conseguiu entrar na segunda divisão do PGA Tour – web.com Tour – mas continuou a não passar a maioria dos cuts.

Em 2007, nos vinte torneios que disputou não passou 15 cuts, o que para qualquer mortal esta realidade seria suficiente para mudar de vida.

Não foi essa porém a alternativa escolhida por Ted Potter que, como dizia, ‘tinha o golfe no sangue’.

Mas no ano passado Potter conseguiu um cartão de ingresso no PGA Tour, após se ter classificado na 11ª posição na Money list do web.com Tour.

O caminho para uma vitória no PGA Tour com este historial, deveria ser longo, mas dada a sua idade dispunha-se a esperar por ter um melhor jogo.

E não teve que esperar muito, uma vez que esta semana conseguiu chegar a um play-off, que venceu, num torneio ‘recheado’ de vedetas.

Ted Potter, jr, após ter batido 69, 67 e 64, entrou na ronda final, classificado no 6º lugar, com menos 10 pancadas, com mais quatro que o líder da ronda, o consagrado Webb Simpson, 26 anos, vencedor do US Open deste ano.

Mas a última ronda trouxe muitas expectativas no ‘heroi’ do torneio, que conseguiu com um eagle no buraco 17 e um birdie no 18, repetir o resultado da terceira ronda, 64 pancadas, o segundo melhor score da jornada.

Simpson, com 73 pancadas na ronda final, foi parar ao 7º lugar empatado, com 11 pancadas abaixo do par do campo.

O natural do estado de Washington, Troy Kelly, 33 anos, que concretizou 62 pancadas na terceira ronda - o mais baixo resultado obtido numa volta no torneio – subiu então para o 2º lugar isolado.

Ted Potter jr e Troy Kelly terminaram as suas prestações empatados com 16 pancadas abaixo do par do campo, sendo obrigados a efectuar o desempate para apurar o vencedor do torneio.

Para encontrar o vencedor foram efectuadas três tentativas, nos buracos 18 (par 3) e 17 (par 5) tendo nos dois primeiros buracos os oponentes feito pars, tendo Potter dirrimido a contenda ao colocar a bola a cerca de 1,3 metros do buraco, fazendo em seguida o birdie.

Potter tem assim assegurado o seu trabalho para os próximos dois anos, e com a bolsa bem recheada com o prémio no montante de 1.098 dólares (cerca de 887 mil euros), o que fez alargar a mesma para 1.274.904 dólares (cerca de 1.029 milhões de euros), montante com que assumiu o 42º lugar na lista dos Money Leaders .

Ao receber os 500 pontos FedEx Cup, subiu ao 51º lugar na lista da Regular Season FedExCup, onde apresenta um total de 619 pontos.

O vice-campeão Troy Kelly com o prémio de 658.800 dólares (cerca de 532 mil euros) e 300 pontos FedEx Cup, subiu nos rankings respectivos à 87ª e à 104ª posição.

Dentre de duas semanas Ted Potter irá disputar o British Open, cuja actuação irá ser certamente seguida com muito interesse, após toda esta odisseia que desenvolvemos.

Outros factos dignos de nota especial, foram os resultados de Tiger Woods (71 e 69 pancadas) e Phil Mickelson (71 e 71 pancadas) neste evento, em que não conseguiram passar o cut, isto nas vésperas de disputarem o British Open, facto que não augura as melhores esperanças de vitória a qualquer dos dois ídolos americanos.

Voltar

 

Revised: 11-07-2012 .