Taça Federação Portuguesa de Golfe

GONÇALO COSTA E LEONOR BESSA LIDERES

 

Eles foram os melhores na jornada inaugural da Taça da Federação, que ontem começou no campo de Tróia. O jogador do Lisbon Sports Club fez um excelente score de 68 pancadas e a golfista de Amarante marcou 78. Hoje joga-se a segunda volta por pancadas e a partir de sexta-feira entra-se na fase por eliminatórias.

Gonçalo Costa, do Lisbon Sports Club, concluiu a primeira volta da Taça da Federação Portuguesa de Golfe com 68 pancadas, quatro abaixo do Par 72 do Tróia Golf, um dos mais difíceis campos do país. O que lhe deu uma vantagem de dois shots sobre João Carlota (70), do CG Vilamoura, vice-campeão nacional absoluto.

 

Foram os dois únicos jogadores entre os 48 participantes que lograram bater o par, sendo que Tomás Silva, vice-campeão na última edição, quando perdeu a final para Gonçalo Pinto no Aroeira II, marcou 72. Tróia é um campo de boa memória para Silva, que ali se sagrou campeão nacional absoluto em 2010.

Quanto ao líder, Gonçalo Costa tem sido a grande revelação amadora do ano.

Já venceu o Open da Ilha Terceira de profissionais e um torneio do Circuito Tranquilidade. Na primeira volta da Taça em Tróia, marcou cinco birdies (nos buracos 5, 6, 10, 11 e 16), três bogeys (2, 12 e 13) e, a fechar, no 18, um eagle 3.

A Taça da Federação joga-se em 36 buracos por pancadas (18 por dia) para apurar e ordenar os 32 melhores de homens e os oito melhores de senhoras, os quais entram então na fase de match play (por buracos). As partidas desta segunda fase disputam-se em 18 buracos, com excepção da final, em 36 buracos.

No top 10 masculino estão ainda Rafael Gaspar (Belas), Tiago Tavares (Paço do Lumiar) e Ruben Figueiredo (Oitavos Dunes), todos no quarto lugar com 75 pancadas. Miguel Gaspar (Belas), Rogério Brandão (Vilamoura) e Leonardo Araújo (Quinta do Peru) são em sétimos, com 76. E, no décimo posto, com 77, estão João Magalhães (Oporto) e Eduardo Baptista (Oporto).

Na prova feminina, com 12 concorrentes, Leonor Bessa, bicampeã nacional de sub-14,  fez 78 para comandar com a vantagem mínima sobre a madeirense Lara Vieira (Santo da Serra), uma antiga vencedora do torneio. Susana Mendes Ribeiro (Estela GC), detentora do troféu, está empatada em terceiro com Magda Carrilho, ambas com 80. E a campeã nacional absoluta Rita Félix (Estela) partilha a quinta posição com Beatriz Themudo (Miramar), com 82 pancadas.

Gab. Imprensa F.P.G.
19 de Setembro  2012

Voltar

 

 

Revised: 20-09-2012 .