Taça Federação Portuguesa de Golfe

TOMÁS SILVA E SOFIA CÂMARA FICAM COM A TAÇA

 

Tomás Silva conquistou a sua segunda Taça da Federação e Sofia Câmara estreou-se a vencer num dos dois majors do golfe nacional (a par do Campeonato Nacional Absoluto). O jogador do Estoril bateu na final Tiago Tavares e a golfista da Quinta do Peru impediu Susana Mendes Ribeiro de revalidar o título já no play-off. 

Agora que está no segundo ano universitário, Tomás Silva já não treina tanto como quando frequentava o ensino secundário. Mas isso não o impediu de conquistar, em Tróia, o segundo título na Taça da Federação, três anos depois de 2009, quando bateu Ricardo Melo Gouveia na final em Ribagolfe. Ele que já tinha sido campeão nacional absoluto em 2010 e que no ano passado perdera a final desta mesma Taça para Gonçalo Pinto na Aroeira. Ou seja, Tomás Silva soma já três torneios ‘majors’ no currículo. 

 

Desta vez, o jogador do CG Estoril enfrentou o surpreendente açoriano Tiago Tavares (do Paço do Lumiar) no jogo decisivo, em 36 buracos regulamentares. E bateu-o por 7/5, ou seja, deixou-o no 31º buraco quando tinha sete buracos de vantagem com cinco para jogar. Chegou a estar a perder por quatro buracos após os primeiros sete buracos matinais, mas recuperou de imediato e virou já para os segundos 18 a ganhar por um. 

“Sendo eu universitário e tendo pouco tempo para treinar, este título é dedicado ao meu pai, que me apoiou nos três dias de match play fazendo de meu caddie”, disse Tomás Silva, que fará 20 anos no próximo mês e não põe de parte a hipótese de tornar-se profissional de golfe após concluir o curso de Economia no ISEG. 

Não foi por ter perdido que Tiago Tavares, irmão do antigo internacional amador Filipe Tavares (antigo vencedor da Taça da Federação), deixou de ser a grande sensação da prova. O açoriano do clube lisboeta do Paço do Lumiar, de 29 anos, esteve em bom nível na fase de stroke play e depois deixou pelo caminho alguns nomes fortes (como Miguel Gaspar e João Carlota) para chegar à final.  

“Tentei chegar aqui com a motivação certa para conseguir chegar à final. Sabia que ia ser difícil, mas sempre acreditei na minha qualidade. Hoje, na final, já não joguei tão bem”, disse Tiago Tavares. 

Nas senhoras, Sofia Câmara (Quinta do Peru), campeã nacional de sub-18 em 2011, e Susana Mendes Ribeiro (Estela) protagonizaram um match dramático, com a primeira a ganhar no 20º buraco, o segundo buraco do play-off, impedindo assim que a sua adversária revalidasse o título conquistado o ano passado. 

“Sinto-me feliz, mas muito cansada”, disse Sofia Câmara, que chegou a liderar por seis buracos de vantagem nos primeiros 18 buracos. “Eu já há muito que queria provar o meu valor, lembrar a algumas pessoas que ainda quero jogar golfe e bom golfe. Mudei de treinador, que é agora o José Correia, ganhei muita consistência nos ferros e isso tem-me ajudado muito”, acrescentou.

Notícias anteriores:
Tiago Tavares é surpresa na final
Leonor Bessa bate campeã nacional
Favoritos vencem primeira fase da Taça FPG
Gonçalo Costa e Leonor Bessa líderes

Gab. Imprensa F.P.G.
20 de Setembro  2012

Voltar

 

 

Revised: 27-09-2012 .