Campeonato Nacional de Clubes - Troféu Visconde Pereira Machado

VILAMOURA SOMA 13º TÍTULO

 

A equipa algarvia bateu na final o Belas Clube de Campo e, três anos depois, voltou a vencer o Campeonato Nacional de Clubes – Solverde, no campo Oceânico. Já com 13 títulos, faltam-lhe apenas dois para igualar o máximo de 15 do Clube de Golfe do Estoril.

O Clube de Golfe de Vilamoura venceu hoje o Campeonato Nacional de Clubes – Solverde, ao bater na final o Belas Clube de Campo por 5-2, no cômputo das duas partidas de pares em foursomes (pancadas alternadas, com uma só bola, entre os elementos de cada dupla) e dos cinco encontros de singulares realizados no Oceânico Faldo Course, no Algarve.

 

O resultado foi enganador, já que o duelo foi equilibrado. João Carlota, vice-campeão nacional absoluto, obteve o ponto vitorioso, no terceiro jogo de singulares, frente a Miguel Gaspar, metendo o putt para par, no buraco 18, que lhe permitiu ganhar por 1up. Isto numa altura em que o seu companheiro Vitor Lopes defrontava Salvador Leite Castro num play-off para o caso de os dois clubes terminarem empatados.

De manhã, João Carlota, em parceria com Francisco Baião, já tinha batido Miguel Gaspar/Pedro Vieira nos foursomes, por 2/1 (dois buracos de vantagem e um para jogar). Mas Salvador Leite Castro/Rafael Gaspar empataram para Belas derrotando Rogério Brandão/Nathan Brader por 1up (um buraco de vantagem).

De tarde, os restantes quatro pontos vieram dos triunfos de Carlota; de Nathan Brader sobre André Serra Carvalho, por 1up; do de Francisco Baião sobre Rafael Gaspar, por 5/4; e dos empates (0,5 pontos para cada lado) entre Vitor Lopes e Salvador Leite Castro e entre Romeu Gonçalves e Pedro Vieira. Por Vilamoura jogou também Francisco Oliveira, mas não na final.

“Estou muito contente”, congratulou-se o capitão de Vilamoura, Jorge Baptista. “Jogámos com uma equipa extremamente jovem, fizemos uma aposta muito forte neles e realmente funcionou, o que nos deixa encarar o futuro com muita segurança. A nossa escola de formação tem neste momento 136 jogadores abaixo dos 18 anos.”

De referir que Vilamoura não contou com os três jogadores que são as suas grandes referências: Ricardo Melo Gouveia, José Maria Jóia e Gonçalo Pinto. E também que João Carlota, com 19 anos, era o mais velho entre os que alinharam no Oceânico Faldo.

Salvador Leite Castro, capitão de Belas. “Foi a primeira vez que estivemos no primeiro flight, e depois, jogo a jogo, fomos seguindo em frente, com um ambiente sempre fantástico. Correu bem, mesmo perdendo para Vilamoura, que é uma equipa fortíssima, Não entregámos o troféu de mão beijada e lutámos até ao fim.”

No match para atribuição do terceiro lugar, o Estoril, vice-campeão em 2011 levou a melhor sobre Tróia, que era o detentor do título.

Press-Release
Gab. Imprensa F.P.G..
3 de Setembro 2011

Voltar

 

Revised: 06-09-2012 .