7º Campeonato da Europa de Seniores por Equipas

INGLATERRA VENCE FASE DE STROKE PLAY

 

A selecção de Portugal terminou ontem no sétimo lugar a primeira volta do European Senior Men’s Team Championship, que decorrerá até sábado no campo do Golf do Estoril, sob a égide da EGA (Associação Europeia de Golfe) e com organização da Federação Portuguesa de Golfe. Os oito primeiros após a segunda jornada ficam no 1º Flight para a segunda fase da prova. 

 

A Escócia lidera o 7º Campeonato da Europa de Seniores por Equipas (para jogadores acima dos 55 anos), que começou hoje no campo do Estoril. Num formato de jogo em que se aproveitam os cinco melhores resultados de cada sexteto, os escoceses somaram 353 pancadas, 8 acima do Par 69. O que lhes deu uma vantagem de cinco shots sobre a Inglaterra (358) e de sete sobre a Irlanda (360). 

Portugal esteve em bom nível e está no sétimo lugar, com 378. A equipa anfitriã alinha com Leonel Neto, José Sousa e Mello, Luís Índio, Carlos Marta, Francisco Faustino e Raúl Rodrigues. 

Como é habitual nos campeonatos da Europa por equipas, a prova começa com duas voltas de stroke play. No final destes dois dias, as oito primeiras equipas ficam no 1º Flight, as oito seguintes no 2º Flight e da 17ª à 20ª classificadas no 3º Flight, para ordenamento das três jornadas na modalidade de match play, por eliminatórias 

A novidade em relação à edição passada é que estão presentes os países britânicos, os grandes dominadores da competição nos primeiros cinco anos, antes de terem optado pela não participação em 2011. A Inglaterra venceu em 2009 e 2010, a Irlanda em 2007 e 2008 e a Escócia em 2006. 

As federações (ou associações) de tais países optaram pela não-comparência por não concordarem com o facto de o evento continuar a realizar-se anualmente, contrariamente ao que vai acontecer com o Campeonato da Europa de Homens por Equipas, o qual se passou a jogar bienalmente. Ou seja, as equipa das ilhas britânicas decidiram que só participarão de dois em dois anos. 

Portugal só participou nas últimas quatro edições, tendo o sétimo lugar como melhor marca, em 2008 (no Shannon Golf Club, na Irlanda) e em 2011, a jogar em casa. Em 2009 e 2010, a selecção nacional foi, em ambos os casos, 12ª classificada.  

Este é o segundo ano consecutivo em que Portugal recebe o torneio, depois da estreia em 2011, no Tróia Golf, numa edição ganha pela Suécia e em que a Alemanha foi vice-campeã.

Press-Release
Gabinete de Imprensa da FPG
04/Setembro/2012

Voltar

 



 

Sites


 






 



Revised: 06-09-2012 .