7º Campeonato da Europa de Seniores por Equipas

BIS PARA A SUÉCIA

 

A Suécia bateu no jogo decisivo a Alemanha para revalidar o título no European Senior Men’s Team Championship (para jogadores acima dos 55 anos), no clássico campo de golfe  do Estoril. E a Inglaterra subiu ao último lugar do pódio, ficando com o bronze. Quanto a Portugal, derrotou a República Checa conquistando o 11º lugar final.  

A Suécia sagrou-se hoje no Estoril bicampeã europeia de seniores por equipas, emulando os feitos da Irlanda (2007-2008) e da Inglaterra (2009-2010). A equipa escandinava derrotou na final a Alemanha, que nunca tinha chegado tão longe na competição. O resultado final foi de 3,5-1,5, no cômputo das cinco partidas realizadas, uma de pares em foursomes (pancadas alternadas, com uma só bola) e quatro de singulares. 

 

Bob Backstedt (capitão e jogador), Per Hildebrand, Mats Anderson, Stefan Lindberg, Hans Ivarsson e Tomas Persson são os bicampeões, um ano depois de terem vencido em Tróia derrotando a Holanda no jogo decisivo. No caminho para o triunfo, os suecos classificaram-se no sétimo lugar na primeira fase do torneio, em stroke play (por pancadas), e depois, em match play (embate directos), eliminaram Escócia e Itália, em ambos os casos por 3-2. 

Na final, a Suécia garantiu o triunfo com a vitória da dupla Bob Backstedt/Per Hildebrand nos foursomes, diante de Hans-Hubert Giesen/Karlheinz Noldt, no 20º buraco, o segundo do play-off. Nessa altura, já os suecos Mats Anderson e Tomas Persson haviam batido Veit Pagel e Cristoph Staedler nos singulares, por 3/2 e 6/5, respectivamente. A única partida em curso era a que opunha Hans Ivarsson e Kai Fiint, e que foi então interrompida para se saldar num empate.

No jogo para atribuição do terceiro e quarto lugares, a Inglaterra derrotou a Itália, por 4,5-0,5. 

A selecção portuguesa ficou no 11º lugar (participaram 20 nações), levando a melhor, hoje, sobre a República Checa, por 3-0. Os jogos deste flight ficaram reduzidos a três partidas de foursomes depois de se ter registado um atraso de hora e meia no arranque da jornada devido a nevoeiro matinal. José Sousa e Mello/Raul Rodrigues, Luís Índio/Francisco Faustino e Carlos Marta/Leonel Neto venceram as respectivas partidas, sendo que os últimos dois pares tiveram de lutar até ao 18º e último buraco regulamentar. 

Notícias Anteriores
Inglaterra vence fase de strokeplay
Portugal com bom arranque

Press-Release
Gabinete de Imprensa da FPG
08/Setembro/2012

Voltar

 

Revised: 17-09-2012 .