Sir Henry Cotton Rookie of the Year Award

RICARDO SANTOS ELEITO  MELHOR ESTREANTE DA EUROPA

 

Ricardo Santos fez hoje história, ao tornar-se no primeiro português a vencer o Sir Henry Cotton Rookie of the Year Award, o Prémio de Estreante do Ano no European Tour em homenagem a Sir Henry Cotton, consequência de uma época em que conquistou o Madeira Islands Open no Santo da Serra, campo em que jogou várias vezes nos tempos juvenis. 

Uma semana depois do European Tour ter celebrado o seu 40º aniversário, Santos tornou-se apenas no segundo jogador de nacionalidade portuguesa a ganhar um torneio do calendário official do Circuito Europeu – exactamente 20 anos depois de Daniel Silva se ter imposto no Jersey Open.  

 

Nascido em Faro, em 1982, Santos cresceu junto aos campos de Vilamoura, entre os quais se conta hoje em dia o Oceânico Victoria Golf Course que representa no circuito, e concretizou o seu sonho de criança de triunfar em solo nacional, após uma soberba última volta em 63 pancadas, sob o olhar de familiares e amigos, incluindo o seu irmão mais velho, Hugo, que também participou no torneio. 

Santos já tinha efectuado sete birdies quando chegou ao buraco 17 sob uma ovação só prestada a heróis. Afundou um putt de 12 metros e depois, no 18, arrancou um approach que deixou a bola a meros 60 centímetros da bandeira. Foi, significativamente, o primeiro rookie (estreante) a vencer um torneio do European Tour em 2012. 

Santos dedicou então a vitória à sua mulher, Rita, e à sua filha, Victoria e hoje mostrou-se tão entusiasmado como em Maio na Madeira, ao saber que era o 48º eleito para o Prémio Sir Henry Cotton Rookie of the Year, atribuído pela primeira vez em 1960. 

«É uma honra ser o primeiro português a ganhar o Prémio de Estrante do Ano. Quando olho para os nomes dos jogadores que venceram no passado este galardão, constato como é um privilégio ter o meu nome ao lado dos deles neste troféu. Tem sido uma época espantosa e concluí-la com este prémio é mais do que poderia ter sonhado», disse.

«Triunfar na Madeira trouxe-me muito mais reconhecimento em Portugal e este galardão de Estreante do Ano irá tornar o meu nome ainda mais conhecido, quer em casa, quer por toda a Europa. Mas o prémio não é só para mim – é também para o meu treinador, Almerindo Sequeira; o meu preparador físico, David Moura; o meu psicólogo desportivo, Gonçalo Castanho; e a minha mulher, Rita. A minha filha, Victoria, é provavelmente demasiado jovem para compreender a importância do momento, mas quando for mais velha tenho a certeza de que sentir-se-á orgulhosa por o pai ter arrecadado este troféu», acrescentou. 

«Em 2013, o objectivo consiste em voltar a ganhar no European Tour e jogar o meu primeiro Major. Este prémio dá-me confiança para atingir os meus objectivos – e embora só possa vencer uma vez o Prémio de Estreante do Ano, poderei, espero eu, ganhar muitos mais títulos no futuro», concluiu. 

Nos seus tempos de amador, Santos conquistou o Campeonato Internacional da Suíça e foi nº1 do Ranking Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe, para além de representar a Portugal no Eisenhower Trophy (Mundial por equipas) e a Europa Continental no St. Andrews Trophy, antes de tornar-se profissional em 2006.

Em 2011 garantiu o acesso ao European Tour de 2012, ao concluir a época no quarto lugar do Ranking do Challenge Tour. Numa temporada em que voltou a representar Portugal na Taça do Mundo, ao lado do seu irmão, Hugo, e em que foi campeão nacional da PGA de Portugal, Ricardo destacou-se com um primeiro título no Challenge Tour, no The Princess by Schuco, com uma derradeira volta de 66 pancadas no campo Nacional da PGA da Suécia. 

George O’Grady, Presidente Executivo do European Tour, disse: «Felicitamos o Ricardo por uma época de luxo, culminada neste feito de ser o primeiro português a arrebatar o prestigiado Sir Henry Cotton Rookie of the Year Award. O Ricardo foi capaz de manter no European Tour a senda do sucesso iniciada no Challenge Tour, conquistando o seu primeiro título. Estes êxitos irão seguramente elevar o interesse da modalidade em Portugal e encorajarão outros jogadores a seguirem os seus passos». 

Santos sucede na lista de vencedores deste galardão a grandes nomes do golfe mundial como Sir Nick Faldo, Tony Jacklin, Sandy Lyle, José María Olazábal e Colin Montgomerie. Mais recentemente, foram consagradas outras estrelas como , Paul Casey, Sergio Garcia, Martin Kaymer, Matteo Manassero, Ian Poulter e, no ano passado, Tom Lewis.

O Prémio Sir Henry Cotton Rookie of the Year Award resulta de uma eleição entre delegados do R&A (Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews), the Association of Golf Writers (Associação Britânica de Jornalistas de Golfe) e o European Tour. 

Os delegados avaliaram vários candidatos antes da votação e Santos tornou-se no 11º jogador da Europa Continental, à frente dos ingleses Matthew Baldwin e Tommy Fleetwood, e do espanhol Jorge Campillo, todos vindos do Challenge Tour de 2011.

 

Voltar

 

Revised: 05-12-2012 .