Circuito Americano de Homens

DUSTIN JOHNSON CONQUISTOU NO HAVAI O PRIMEIRO TORNEIO DE 2013 ENCURTADO PARA 54 BURACOS

Hyundai Tournament of Champions

Data: 3 a 6 de Janeiro 2013
Campo: Plantation Course

Par : 73
Local : Kapalua, Maui, Havai

Resultados

 

Este torneio dos campeões começou a ser disputado em 1953 em Las Vegas, sendo então conhecido pelo Tournament of Champions.

Em 1969 a competição passou a ser disputada em Carlsbad, na Califórnia e, em 1999, estreou-se no The Plantation Course, em Kapalua, no Havai, tendo tido como patrocinador a Hyundai, cujo contrato deverá terminar este ano.

Este torneio é o primeiro do calendário do PGA Tour, o qual deveria ter concluído no domingo, dia 6, mas que por só ter começado a ser disputado na segunda-feira, dia 7, devido aos ventos fortes - com velocidades médias de 40 milhas por hora (mph), com picos de 70/80 mph - que não permitiam que as bolas se estabilizassem nos greens,  levou a que no primeiro dia oficial (5º feira) a volta tivesse sido suspensa por duas vezes e depois anulada, tendo sido decidido, de acordo com as previsões meteorológicas, encurtar o torneio para 54 buracos, e realizar duas primeiras voltas na 2ª feira e a última na 3ª feira.

Este encurtamento para 54 buracos permitia, de acordo com os regulamentos, que o torneio fosse considerado oficial, o que autoriza a contabilização dos pontos no ‘Official World Golf Ranking’.

Este esquema já havia sido aplicado neste torneio em 1953.

 

O Plantation Course, situado na Ilha de Maui, na encosta de uma montanha, e que é frequentemente assolado por ventos na ordem dos 20 mph, apresenta os maiores greens de todos os campos onde se disputam os torneios do PGA e sete buracos com comprimentos iguais ou superiores a 450 metros.

O natural de Columbia, na Carolina do Norte, Dustin Jonhson, 28 anos, foi o vencedor deste torneio encurtado, feito que concretizou pela terceira vez, após ter ganho dois outros torneios reduzidos a 54 buracos: em 2011, no The Barclays; e, em 2010, no AT&T Pebble Beach National Pro-Am.

Dustin - só igualado por Tiger Woods - obteve a sua sétima vitória, tendo desde que ingressou no Tour, em 2008, obtido um triunfo em cada ano.

Em 2010, somou à competição atrás referida, um triunfo no BMW Championship.

Dustin, sendo um long-hitter, beneficiou claramente desta sua capacidade no ventoso campo de Kapalua, isto apesar de em 2011 ter sido muito afectado por dores nas costas, situação que determinou que, no fim do ano, se sujeitasse a uma intervenção cirúrgica.

Johnson mostrou em 2012 o seu grande talento tendo conquistado o St. Jude Classic e concluído os quatro torneios dos Playoffs da FedExCup nos Top-10, tendo sido também membro da equipa da Ryder Cup.

Na segunda-feira Dustin arrancou para as projectadas duas voltas, tendo na primeira efectuado 69 pancadas, o melhor resultado na ronda, score só igualado por dois outros campeões de 2012 – Mark Wilson e Nick Watney – dos 30 que estiveram presentes no Plantation Course.

Johnson, que se preparou para o torneio fazendo seis voltas ao campo antes de iniciar a contenda, viu o seu trabalho inicial compensado tendo, logo na primeira volta oficial efectuado: 6 birdies; 10 pars; e, 2 bogeys.

Na segunda ronda Dustin Johnson produziu 66 pancadas – o mais baixo e único resultado apurado – ao concretizar: um eagle; 6 birdies; 10 pars; e, um bogey .

No fim do primeiro dia e após as duas voltas, Johnson liderava o evento com 11 pancadas abaixo do par do campo e com menos três pancadas que o segundo classificado, Steve Stricker.

Na última volta, efectuada na 3ª feira, Dustin efectuou: um eagle; 6 birdies; 9 pars; e, um double-bogey , concluindo a jornada com 68 pancadas, consumando no torneio 16 pancadas abaixo do par do campo, aumentando para 4 pancadas a vantagem sobre Stricker.

Stricker, 44 anos, natural de Wiscousin, vencedor do torneio do ano passado e com 12 torneios conquistados no Tour – que anunciou que iria 'reformar-se' parcialmente, jogando apenas cerca de dez torneios esta época no PGA Tour – consumou 71, 67 e 69 pancadas, sagrando-se vice-campeão do evento, com 12 pancadas abaixo do par do campo.

Stricker irá com a família fazer férias no Havai durante seis semanas, regressando ao Tour para disputar o WGC-Accenture Match Play Championship.

O 3º classificado na competição foi Brand Snedeker, 32 anos, natural do Tennessee, detentor de quatro vitórias no PGA Tour, que bateu 70, 70 e 69 pancadas, 10 abaixo do par do campo.

O prémio para o vencedor era de 1,120 milhões de dólares (cerca de 856 mil euros), tendo Dustin Johnson recebido também 500 pontos FedEx Cup.

O vice-campeão recebeu 665 mil dólares (cerca de 508 mil euros) e 300 pontos FedEx Cup.

 

  My Great Web page

Voltar

 

Revised: 19-02-2013 .