O ICON DE VALEDRRAMA ORTIZ-PATIÑO MORRE EM MARBELHA

 

Jaime Ortiz-Patiño, filho de pais bolivianos, que nasceu em 1930 em Paris, morreu na 5ª feira, dia 3 de Janeiro, num hospital de Marbelha.

Ortiz-Patiño era proprietário do campo de Valderrama e Presidente Honorário do Clube de Golfe.

O campo de Valderrama nasceu em 1980, tendo tido como arquitecto Robert Trent Jones, sendo considerado um dos melhores campos de golfe do mundo.

‘Jimmy’, nome pelo qual era conhecido entre amigos, foi um grande promotor do golfe na Andaluzia, possuindo grandes conhecimentos sobre a manutenção de campos de golfe, de que Valderrama era o expoente máximo e onde se disputaram grandes torneios de renome mundial.

 

Ortiz-Patiño conseguiu que a Ryder Cup em 1997 fosse jogada em Valderrama, sendo este, o primeiro campo da Europa Continental, onde se realizou tal evento.

Em Valderrama foram também disputados: os Volvo Masters entre 1988 e 2008, torneios de fecho dos calendários do European Tour; os World Golf Championships de 1999 e 2000; e, os Andalucia Masters de 2010 e 2011.

Este último torneio foi ganho pelo espanhol de Castellon, Sergio Garcia, que ao saber da morte de Ortiz-Patiño, declarou ‘ser este um dia muito triste para a Espanha e para todo o mundo do golfe’.

Garcia foi o primeiro jogador espanhol que ganhou neste campo um evento do European Tour.

Outros grandes jogadores como: Sir Nick Faldo; Bernhard Langer; Sandy Lyle; Graeme McDowell; Colin Montgomerie; Ian Poulter; Justin Rose; e, Tiger Woods, também apresentam nos seu currículos triunfos alcançados em Valderrama.

A paixão que Ortiz-Patiño tinha pelos ‘arranjos’ do campo de Valdrrama e o seu excelente conhecimento das técnicas de manutenção de campos de golfe, que praticou no seu campo, levou-o a receber em 1990 o Old Tom Morris Award, distinção atribuída pela Golf Course Superintendents Association of América.

Ortiz-Patiño foi membro do USGA’s Tungrass and Environmental Research Commitee de 1992 a 2002, tendo, em 1999, recebido o USGA’s Piller & Oakley Award, destinado a reconhecer os serviços de mérito prestados por voluntários à USGA Green Section.

Jaime Ortiz-Patiño recebeu em Maio de 2010 o título vitalício de Vice-Presidente Honorário do European Tour.

 

Voltar

 

Revised: 19-02-2013 .