McILROY PODE NÃO PARTICIPAR NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 PARA NÃO MELINDRAR NINGUÉM

 

Em Outubro de 2009, o Comité Olímpico Internacional elegeu o ‘Golf’ e o ‘Rugby de Sete’, como desportos olímpicos, os quais deverão estar presentes, o primeiro, nos Jogos Olímpicos (J.O.) de 2016 e o segundo em 2020.

O golfe regressa aos J.O. 112 anos após ter feito parte dos mesmos pela última vez em 1904, os quais se realizaram em Saint Louis, no Missouri, nos Estados Unidos da América – primeiro país que recebeu os J.O. fora da Europa.

Nos J.O. de 1904, apenas intervieram atletas masculinos em eventos individuais e por equipas. Esta última modalidade será substituída pela individual feminina, que esteve presente, pela última vez, nos J.O. de Paris em 1900.

 

Os jogos de 2016, realizam-se no Brasil, e terão o Rio de Janeiro como capital dos J.O.

Na Grã-Bretanha, a maior ilha das chamadas Ilhas Britânicas, encontram-se três das quatro nações britânicas: Escócia, Pais de Gales e Inglaterra.

Estas Nações e a Irlanda do Norte, fazem também parte do Reino Unido. A Irlanda do Norte situa-se no norte da Ilha da Irlanda, sendo a maior parte desta Ilha território da República da Irlanda, país independente e soberano com capital em Dublin.

A Irlanda do Norte é uma entidade politica autónoma desde 1920, tendo como capital Belfast e como hino nacional o ‘God Save the Queen’ como as outras nações da Brã-Bretanha.

O nº 1 mundial, Rory McIlroy, 23 anos, natural de Holywood, na Irlanda do Norte, declarou recentemente, numa entrevista à BBC, que se encontrava indeciso se deveria fazer parte da equipa da Irlanda ou da Grã-Bretanha, isto, na sequencia duma outra entrevista que deu em Setembro, em que disse ‘que se sentia mais britânico que irlandês’.

Face a esta sua polémica afirmação, Rory admite também não participar nos Jogos de 2016 se, entretanto, o assunto não for definido pelos órgãos olímpicos da Grã-Bretanha e/ou da República da Irlanda, uma vez que não quer ‘melindrar’ ninguém.

Não havendo uma selecção da Irlanda do Norte os cidadãos deste país podem optar por representar o Reino Unido ou a Irlanda.

Em 2012 nos J.O. que tiveram como capital Londres, sete norte-irlandeses competiram pela Grã-Bretanha e 13 pela Irlanda.

Mantendo-se em aberto a decisão que McIlroy irá tomar, ou alguém por ele – como seja o International Olympic Comittee ou os Comités Olímpicos Britânico e/ou da Irlanda – o certo é que, em 2011, na Taça do Mundo de Golfe, Rory alinhou na equipa da Irlanda que englobou atletas das duas nações irlandesas.

 

Voltar

 

Revised: 19-02-2013 .