PGA Portugal

RICARDO MELO GOUVEIA LIDERA NA AROEIRA

 

O nº1 nacional, Ricardo Melo Gouveia, lidera o Clube EDP PGA Open, o torneio inaugural do PGA Portugal Tour de 2015, que arrancou segunda-feira no campo nº2 do Clube de Campo da Aroeira, em Almada. 

É um novo torneio, uma nova etapa do circuito profissional português, que distribui seis mil euros em prémios monetários, e o golfista nacional melhor classificado no ranking mundial cumpriu a primeira volta em 67 pancadas, 5 abaixo do Par. 

 

“Melinho”, de 23 anos, dispõe de uma vantagem de 3 pancadas sobre os 2º classificados (-2), o campeão nacional Tiago Cruz e Gonçalo Pinto. 

Sérgio Ribeiro, que venceu ontem (Domingo) o Pro-Am, partilha o 4º posto (-1) com o inglês Jay Taylor. 

A título de curiosidade, António Sobrinho, recordista de 11 títulos de campeão nacional, celebra hoje o seu 44º aniversário, mas não festejou no campo as suas 76 pancadas, 4 acima do Par, que o deixaram no 18º lugar, empatado com a bicampeã nacional amadora, Susana Ribeiro. 

Ricardo Melo Gouveia, que no ano passado esteve muito perto de ascender ao European Tour apenas cinco meses depois de ter passado a profissional, nem começou bem hoje, com 1 bogey no buraco 1, mas acabou por ser o único, somando depois 6 birdies, nos buracos 4, 5, 13, 15, 16 e 17. Um final de luxo, com 4 birdies nos últimos seis buracos! 

«Foi uma volta que correu bem. Tive alguma dificuldade do tee, mas consegui quase sempre recuperar de situações que pareciam de bogey para situações de birdie e isso fez toda a diferença», disse o campeão de 2014 do EMC Golf Challenge Open, em Itália. 

O Aroeira-II, um campo que acolheu torneios do Ladies European Tour, não é uma novidade para o algarvio. 

«Participei aqui num torneio da FPG há uns quatro ou cinco anos mas não me lembro bem de como joguei. Gosto do campo, é bom para o meu jogo por ser estreito e exigir que se trabalhe bem a bola. É um campo extremamente difícil. Alguns buracos metem respeito e um deslize pode custar um duplo-bogey ou mais», Acrescentou Melo Gouveia. 

A antiga estrela dos “Knights” da Florida (UCF) explicou o que o motivou a competir no PGA Portugal Tour: «Não consegui entrar no torneio do European Tour da semana passada e também estou à procura de um pouco de competição antes do Madeira Islands Open BPI, para estar pronto para esse desafio e obter um bom resultado». 

O Challenge Tour, a segunda divisão europeia, será a grande aposta de Melo Gouveia em 2015, tal como Filipe Lima, Pedro Figueiredo e, a espaços, Gonçalo Pinto. 

Hoje, Pinto jogou bem, com destaque para 1 eagle no buraco 2, para além de mais 3 birdies e outros tantos bogeys, mas sem perder qualquer pancada nos últimos 8 buracos. 

«Tenho boas memórias deste campo. Já ganhei aqui a Taça FPG/BPI. Lembro-me de não ter jogado muito bem mas de ter conseguido ganhar os matches. Hoje, em contrapartida, joguei muito bem, estive bem no tee, só falhei um ou outro shot, o que é normal e este campo é muito penalizador. O resultado de 2 abaixo do Par é bom, deixa-me na luta (pelo título) para amanhã, apesar de ter falhado 4 putts de metro e meio e de isso ter-me tirado algumas pancadas», comentou o algarvio. 

Quanto a Tiago Cruz, que partilha o 2º lugar com Pinto, teve uma volta de 4 birdies e 2 bogeys, com -2 no front nine e a Par no back nine. 

«No ano passado treinei várias vezes aqui, quando ainda trabalhava com o Fernando Serpa. Por isso, conheço bem os dois campos da Aroeira. Também chego aqui com um bom ritmo competitivo por estar a jogar no Algarve Pro Golf Tour e senti-me hoje confortável e confiante de que iria fazer um bom resultado. Fiz apenas dois erros que me custaram 2 bogeys e só isso me impossibilitou de fazer melhor resultado, mas estou contente», disse o campeão nacional.   

Resultados e saídas

Os principais resultados da 1ª Volta ao Aroeira-II foram os seguintes: 

1º Ricardo Melo Gouveia (Srixon), 67 pancadas (5 abaixo do Par).
2º Tiago Cruz (Banco BIG), 70 (-2).
2º Gonçalo Pinto (Hilti), 70 (-2).
4º Sérgio Ribeiro (Miramar), 71 (-1).
4º Jay Taylor (Inglaterra), 71 (-1). 

O 1º Clube EDP PGA Open, organizado pela PGA de Portugal, termina amanhã (terça-feira). A última volta arranca às 9h00 e o último grupo sai às 10h40.

Press-Release
PGA Portugal
2 de Março 2015

Voltar

 

Revised: 04-03-2015 .