Circuito Americano de Homens

BILL HAAS O VENCEDOR SURPRESA NA CALIFORNIA

Humana Challenge

Data: 21 a 24 de Janeiro 2015
Campo: PGA West
Par: 72
Local : La Quinta, California, EUA

Resultados

 

O Humana Challenge foi o 10º evento do calendário do PGa Tour de 2014-2015, o primeiro em que o Tour regressou ao continente americano após ter disputado o The McGaldrey Classic em fins de Outubro de 2014.

O torneio, que teve o patrocínio do 42º Presidente dos EUA, Bill Clinton, tinha como objectivo angariar receitas para a Fundação Clinton.

A partir do ano passado as formações passaram a ser constituídas por dois profissionais e dois amadores.

 

O torneio foi jogado nos três campos acima referidos, tendo a última ronda sido disputada no Palmer Private at PGA West, pelos primeiros 70 jogadores profissionais e empatados, bem como por três amadores, com os melhores resultados net e, outros tantos, com os melhores resultados gross, isto, após a terceira ronda do torneio.

O Palmer Private, abriu em 1986, sendo o segundo dos actuais seis campos do PGA West.

O Jack Nicklaus Private Course at PGA West foi desenhado pelo “The Golden Bear” sendo o terceiro campo do PGA West que serviu de palco do Humana Challenge, fazendo parte da história do torneio desde 2009.

O La Quinta Country Club foi inaugurado em 1959, sendo considerado a ‘Jóia do Deserto’ por muito jogadores do mundo do golfe, sendo conhecido pelos seus fairways estreitos, com muitos bunkers e árvores antigas.

Esta competição é uma das duas que no PGA Tour, os amadores jogam com profissionais, havendo um cut no fim dos 54 buracos.

O torneio que a partir de 1965 passou a ter o nome de Bob Hope – um dos maiores cómicos americanos que o cinema celebrizou – recebeu a partir de 2012 o nome de Humana Challenge em parceria com a Clinton Foundation.

Este evento continua a ser disputado tendo como homenageado o celebre cómico, sendo entregue ao vencedor na última jornada o Bob Hope Memorial Trophy.

O Humana Challenge dispõe de uma bolsa de prémios de 5,7 milhões de dólares (cerca de 5 milhões de euros) e dum cheque para o vencedor no montante de 1,026 milhões de dólares (cerca de 915 mil euros), destinando-se também àquele 500 pontos FedEx Cup.

Clinton que considera que ‘o golfe é a melhor terapia para um Presidente dos EUA’, ditame que Barak Obama seguiu, teve dois reveses este ano, dos quais tomou conhecimento no fim do torneio, que se traduziram em: ter perdido o patrocinador que suportava comercialmente o evento; e, também, o deixar de poder utilizar os campos Palmer Private e Nicklaus Private nas próximas edições do evento.

O director do torneio informou a imprensa que já se encontra a ultimar um acordo comercial com novo patrocinador e, dado que o La Quinta aceita manter-se como um dos palcos do torneio, os outros poderão vir a ser os que se encontram na mesma área: o Nicklaus Tournament e o TPC Stadium.

O torneio foi ganho – com alguma surpresa geral e do próprio – pelo natural de Charlotte, na Carolina do Norte, Bill Haas, 32 anos, que bateu 67, 63, 69 e 67 pancadas, 22 abaixo do par do campo, resultados que produziu com: um eagle; 22 birdies; 47 pars; e, 2 bogeys.

Haas – que continuava a queixar-se do pulso esquerdo que fracturou, em Abril último, e cujo descanso é o único remédio – após se encontrar no fim da terceira volta empatado, com três outros jogadores – Erik Compton, Justin Thomas e Michale Putman – conseguiu ultrapassa-los, obtendo a segunda vitória no evento, após ter ganho a primeira em 2010 – sendo esta última a sétima da sua carreira no PGA Tour.

Com as 67 pancadas que efectuou na ronda final, conquistou o torneio, uma vez que: Erik Compton, com problemas com o drive, bateu 70 pancadas na ronda final; o estreante Justin Thomas, com um double-bogey no 16, par 4, apesar de ter feito um birdie no último, acabou a sua actuação com 69 pancadas, resultado que o conduziu ao 7º lugar empatado, com 20 pancadas abaixo do par.

The Human Challenge, foi o 15º evento que Thomas disputou no PGA Tour.

Pior sorte teve Eric Compton que, com 70 pancadas na última volta, após ter obtido as três marcas na casa das sessenta pancadas - 66, 66 e 67 – se viu com aquele último resultado remetido para o 10º lugar empatado, com 19 pancadas abaixo do par do campo.

Michael Putman, o último dos lideres empatados com Haas na terceira ronda do torneio, acabou a ronda final com 72 pancadas, resultado com que se classificou no 15ºlugar empatado.

Os vice-campeões do torneio foram: o californiano da San Diego, Charley Hoffman, 38 anos, vencedor deste torneio em 2007, que consumou nas voltas 71, 63, 69 e 64 pancadas, 21 abaixo do par do campo.

Os outros vice-campeões foram: Brendan Steele, Sung Joon Park, Steve Wheateroft e Matt Kuchar.

O natural da Florida, Matt Kuchar, 36 anos, sendo um dos esperados vencedores do torneio, não conseguiu tal feito por ter falhado a sua habitual consistência, efectuando nas rondas os resultados seguintes: 65, 64, 71 e 67, com ‘viagem’ do 6º lugar empatado, ao primeiro isolado após a segunda ronda, vindo na terceira a ocupar a 5ª posição empatado, terminando a sua actuação no 6º lugar empatado.

Na terceira ronda Kuchar sofreu várias peripécias, batendo a bola, algumas vezes das e contra as rochas da Santa Rosa Mountain, tendo as bolas ido parar à água.

Outro jogador que continua longe das suas antigas performances é o esquerdino Phil Mickelson, 44 anos, vencedor desta competição em 2004 e 2002 e que desta feita, efectuou 71, 66, 68 e 68 pancadas, 15 abaixo do par do campo, classificando-se no 24º lugar empatado.

Este foi o primeiro torneio que Phil disputou desde que desistiu a meio do BMW Championship, sendo, igualmente, a sua primeira presença no PGA Tour desde que disputou a Ryder Cup.

Digno de boa nota é Ryan Palmer, 38 anos, que na segunda ronda do torneio fez 61 pancadas – tendo tido mesmo a ‘chance’ de apurar 59 shots – o que conseguiu com: 2 bogeys; 3 pars; e 4 birdies nos front-nine, tendo nos back-nine começado esta fase do jogo com dois pars, tendo efectuado uma sequência de dois eagles e cinco birdies, a maior sequência da história do PGA Tour.

Bill Haas, recebeu o prémio no valor de 1,026 milhões de dólares (cerca de 915 mil euros) e 500 pontos FedEx Cup, tendo subido na lista dos Money Leaders do 121º lugar à 9ª posição, onde contabiliza ganhos em prémios no montante de 1.122.060 dólares (cerca de 912 mil euros).

Na lista da FedExCup Standings, Haas também subiu da 127ª posição ao 9º lugar, onde regista 566 pontos.

Os vice-campeões receberam cada 342 mil dólares (cerca de 305 mil euros) e 167 pontos FedExCup, subindo todos nos rankings respectivos.

Os outros vencedores em anos anteriores obtiveram as seguintes posições  e resultados: Patrick Reed (2014) – 24ºE/-15; Pat Perez (2009) , e Mark Wilson (2012) – 30ºE/-14; e, D. J. Trahan (2008) – 64ºE/-9.

Dentre outros concorrentes que participaram no torneio destacamos da classificação geral do evento, os seguintes, que obtiveram as posições e os resultados indicados: Webb Simpson, Boo Weekly – 7ºE/-20; Nick Watney – 14ºE/-18; Martin Laird -15ºE/-17; John Peterson – 20ºE/-16; David Lingmerth, David Toms, Brian Davis, Rory Sabbatini – 24ºE/-15; Jason Bohn, Scott Piercy – 30ºE/-14.

Não passaram o cut, dentre outros concorrentes: Jerry Kelly; Paul Casey; John Rollins; Zach Johnson; Jason Dufner; Brandt Snedeker; Scott Brown; Stuart Appenby; Russel Knox; Jonas Blixt; Luke Donald; Andres Gonzalez; John Daly; Justin Leonard (vencedor em 2005); e, Mike Weir (2003).

 

Voltar

 

Revised: 29-01-2015 .