Circuito Americano de Homens

O CALIFORNIANO RICKIE FOWLER O INESPERADO VENCEDOR DO DEUTSCHE BANK CHAMPIONSHIP

Deutsche Bank Championship

Data: 4 a 7 de Setembro de 2015
Campo: TPC of Boston
Par: 71
Local : Norton, Massachusetts, EUA

Resultados

 

A competição disputou-se de 6ª a 2ª feira, sendo este dia, o ‘Labour Day’, feriado nos EUA, no qual se celebra a conquista das: 8 horas de trabalho; 8 horas de outras actividades; e, 8 horas de descanso.

O ‘Labour Day’ ocorre na primeira 2ª feira do mês de Setembro, numa data móvel do calendário de cada ano.

O Deutsche Bank Championship disputou-se, desde que foi instituido em 2003, no TPC of Boston, tendo um field de apenas 99 jogadores e não 100 como se encontra regulamentado, por o espanhol Sergio Garcia não ter participado no evento.

 

No torneio participaram 12 jogadores que jogaram sempre este evento desde que em 2007 foi instituida a FedEx Cup e seis vencedores do torneio desde que foi criado este troféu.

O campo desenhado por Tom Fazio foi inaugurado em Junho de 2011 e respeita as tradições dos campos links escocêses tendo o Clube procurado proteger e preservar o jogo de golfe encorajando as boas caminhadas e o jogo rápido.

No próximo torneio, no BMW Championship, que se realiza de 17 a 20 de Setembro corrente, no Conway Farms Golf Club, em Lake Forest, no Illinois, irão participar os Top-70 e empatados na classificação do Deutsche Bank Championship.

Foi neste palco que o americano de Murieta, na California, Rickie Fowler, 26 anos, registou no seu palmarés a terceira vitória esta época – após ter ganho em Maio o The Players Championship e em Agosto o Quicken Loans National – tendo batido 67, 67, 67 e 68 pancadas, 15 abaixo do par do campo.

No total Fowler produziu: um eagle; 19 birdies; 47 pars; 4 bogeys; e, um double-bogey.

Fowler derrotou o natural de Gotemburgo, na Suécia, Henrik Stenson, 39 anos – vencedor do torneio em 2013 – que no início da ronda final se encontrava na liderança da competição, após ter apurado 67, 68 e 65 pancadas, encontrando-se com menos uma pancada que o californiano.

Na ronda final a situação inverteu-se quando Fowler, que se encontrava com  mais duas pancadas que Stenson e lhe faltavam apenas cinco buracos para concluir a volta, efectuou no buraco 14, par 4, um birdie-putt  de cerca de 12 metros.

Stenson chegou a ter três shots de vantagem sobre Fowler, após ter feito um birdie-putt  de cerca de 5 metros, no buraco 10, par 4, fez um bogey no 11, par 3, onde Fowler fez birdie, ficando Stenson apenas com uma pancada de vantagem.

O sueco, no buraco 12, par 4, fez um birdie-putt  de cerca de 11 metros, o que lhe permitiu restaurar a diferença que anteriormente tinha de duas pancadas.

No buraco 16, par 3, sofre o rude golpe ao concluir o mesmo com um double-bogey, devido a uma saida curta e um approach mal medido, remetendo a bola para as pedras vizinhas do green, o que provocou a entrada do esférico na água.

A partir deste buraco, Stenson tinha o destino marcado – uma pancada a mais que Fowler – uma vez que o californiano se limitou a fazer pars, tendo Stenson ainda falhado a hipotese dum birdie no 18, em que a bola passou ao lado do buraco, consumando assim as 70 pancadas, mais uma que Fowler.

Fowler aparece como um vencedor inesperado por além de ter falhado quatro cuts esta época, em que o último foi concretizado no The Barclays, que disputou em 30 de Agosto, que foi o primeiro torneio da serie FedEx Cup Playoffs.

Rickie Fowler subiu ao 5º lugar do Official World Golf Ranking.

Com esta vitória Fowler recebeu 2.000 pontos FedEx Cup, tendo subido do 22º ao 3º lugar no ranking da FedEx Cup.

Stenson, que já era o nº 4 do ranking FedEx Cup manteve-se nesta posição, à frente do natural da Florida, Bubba Watson e do californiano, Charley Hoffman.

Charley Hoffman – vencedor deste torneio em 2010 – obteve o 3º lugar ao concretizar nas rondas 67, 63, 76 e 67 pancadas, com que consumou 11 abaixo do par do campo.

O campeão Fowler recebeu o prémio de 1,485 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros) e subiu do 9º ao 4º lugar na lista dos Money Leaders , onde contabiliza 5.236.080 dólares (cerca de 4,6 milhões de euros) ganhos em prémios nos 19 torneios que já disputou esta época.

Henrik Stenson com o prémio de 890 mil dólares (cerca de 797 mil euros) e com os 1.200 pontos FedEx Cup que recebeu, colocou-se: na 10ª posição na lista dos Money Leaders , onde regista o total de 3.930.070 dólares (cerca de 3,5 milhões de euros) ganhos em prémios nos 14 torneios que já disputou; e, na lista da FedEx Cup Standings, no 4º lugar, como referimos, com o total de 3.352 pontos.

Outros concorrentes que destacamos da classificação geral do evento, obtiveram as seguintes posições e os resultados indicados: Jim Furyk, Patrick Reed – 4ºE/-8; Jason Day, Kevin Kisner, Russell Knox, Louis Oosthuizen, Gary Woodland – 12ºE/-6; Zach Johnson – 22ºE/-5; Chris Kirk (vencedor em 2014), Rory McIlroy (vencedor em 2012), Bubba Watson – 29ºE/-3; Phil Mickelson (2007) – 65ºE/+3.

Não passaram o cut, os seguintes jogadores, dentre outros: Justin Rose; Jimmy Walker; Jordan Spieth.

Voltar

 

Revised: 14-09-2015 .