Circuito Americano de Homens

MCDOWELL VENCE PLAY-OFF NUM TORNEIO DISPUTADO NO MÉXICO

OHL Classic at Mayakoba

Data: 12 a 15 de Novembro de 2015
Campo: El Camaleon Golf Club
Par: 71
Local : Playa del Carmen, México

Resultados

 

A cidade Playa del Cármen, a poucos minutos do sul de Mayakoba, está situada no coração da Riviera Maya, local que atrai todos os anos milhões de turistas e que é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas.

No Resort Mayakoba, na Playa del Cármen, disputou-se no campo El Camaleon – desenhado por Greg Norman – a nona edição do torneio.

 

A primeira edição deste evento foi também o primeiro torneio que o PGA Tour realizou no México, que teve como palco o El Camaleon.

Este torneio foi o sexto dum grupo de sete, anteriormente denominado de ‘Fall Series’, grupo que por decisão do PGA Tour, passaram a ser os torneios iniciais da Regular Season de 2014/2015, e dos calendários seguintes, sendo os pontos FedEx Cup idênticos aos dos outros eventos do calendário do PGA Tour.

O vencedor do torneio foi o natural de Irlanda do Norte, Graeme McDowell, 36 anos, que conquistou o torneio após um play-off com mais dois competidores – Jason Bohn e Russell Knox – num primeiro e único buraco, no 18, par 4, em que McDowell efectuou um birdie contra os pars apurados pelos outros competidores.

McDowell antes de alcançar esta vitória tinha disputado, no calendário do PGA Tour de 2014/2015, 15 torneios, nos quais apenas tinha conseguido apurar as seguintes classificações: 1 Top-10; 2 Top-25; 4 acima dos Top-25; tendo nos restantes eventos falhado o cut em seis; e, desistido noutro.

Após esta época desastrosa, McDowell disputou, esta semana, o seu primeiro torneio na época de 2015/2016, no qual consumou 67, 63, 70 e 66 pancadas, 18 abaixo do par do campo, resultado com que empatou com o natural da Pensilvânia, Jason Bohn, 42 anos e com o escocês, Russell Knox, 30 anos, que reside na Florida.

O play-off foi efectuado na manhã de 2ª feira, por o campo ter sido alagado devido a chuvas copiosas que determinaram suspensões do torneio no fim da terceira jornada, o que provocou que a última ronda e o play-off fossem realizados um dia mais tarde que o previsto.

McDowell bateu a bola do tee com uma madeira 3 e depois, com um magnifico ferro 5, fez a bola ‘roçar’ no buraco, tendo a mesma parado a um metro do mesmo, o que lhe permitiu, com facilidade, consumar o birdie.

Knox falhou o green e Bohn não concretizou um birdie-putt de cerca de 6 metros, fechando ambos o buraco com pars.

Esta foi a terceira vitória de McDowell no PGA Tour, a qual lhe permitirá participar, em Abril próximo, no Masters Tournament e, e, Julho, no PGA Championship, ficando a sua presença no PGA Tour garantida até 2018.

McDowell irá também disputar o US Open graças á sua vitória, em 2010, em Pebble Beach.

O norte-irlandês recebeu o prémio no valor de 1,116 milhões de dólares (cerca de 1 milhão de euros) e 500 pontos FedEx Cup.

Com este prémio e os pontos atribuídos, McDowell subiu ao 7º lugar na lista dos Money Leaders, onde regista agora o prémio que recebeu e com os pontos recebidos posicionou-se na lista da FedEx Cup Season Points, também no 7º lugar.

Com esta vitória McDowell subiu do 85º ao 62º lugar no ranking mundial.

Knox e Bohn registaram os seus quinto e quarto eventos no Tour esta época.

O 4ºlugar do torneio foi ocupado pelo natural da Florida Derek Fathauer, 29 anos, que bateu 65, 66, 66 e 71 pancadas, tendo na última ronda efectuado três dos cinco bogeys que produziu no torneio.

Derek concluiu o torneio com 16 pancadas abaixo do par do campo.

Os anteriores vencedores do torneio, que se classificaram neste evento, obtiveram as seguintes posições e resultados: Johnson Wagner (2011) – 8ºE/-12; Cameron Beckman (2010) – 25ºE/-9; e, Mark Wilson (2009)- 58ºE/-3.

Não passaram o cut, dentre outros concorrentes, os seguintes: Alex Cejka; K. J. Choi; Chad Campbell; Ben Crane; Robert Garrigus; Bryce Molder; Geoff Ogilvy; Scott Sttallings; Andres Romero; Brendan Boljon; Fred Kunk (vencedor em 2007); John Huh; 2012; Harris English (2013); e, Charley Hoffman (2014).

 

Voltar

 

Revised: 19-11-2015 .