Circuito Americano Senhoras

CRISTIE KERR VENCE NA FLORIADA O CME GROUP TOUR CHAMPIONSHIP, KO A RACE TO THE CME GLOBE E PARK O VARE TROPHY

CME Group Tour Championship

Data: 19 a 22 de Novembro de 2015
Campo: Gold no Triburan Golf Club
Par : 72
Local : Naples, Florida, EUA

Resultados

 

No torneio participaram 72 jogadoras melhor classificadas no CME Globe Points Standings, após se ter efectuado o Lorena Ochoa Invitational.

No evento participaram também jogadoras membros do LPGA Tour não abrangidas pelo primeiro limitador mas que conquistaram na época, um ou mais torneios oficiais do LPGA Tour, bem como, também as jogadoras que não sendo membros do LPGA, venceram na época, pelo menos, um torneio oficial do LPGA.

 

Foram estas as jogadoras que fizeram parte do field do CME Group Tour Championship.

Às jogadoras que disputaram o CME Group Tour Championship foram atribuídos novos pontos, substituído os que figuravam no “Race to the CME Globe Points Standings” por “Reset Points” distribuídos pela mesma ordem – ver aqui a  tabela I dos CME Group Tour Championship Reset Points e a tabela II dos pontos a atribuir às 40 primeiras jogadoras classificadas no CME Group Tour Championship.

A vencedora do torneio foi a americana de Miami, Florida, Cristie Kerr, 38 anos, que efectuou 68, 69, 66 e 68 pancadas, 17 abaixo do par do campo.

Kerr consumou aqueles resultados com: um eagle; 23 birdies; 40 pars; e, 8 bogeys.

A sul-coreana, Há Na Jang, 23 anos, que bateu 69, 65, 69 e 69 pancadas nas rondas – foi como Kerr as duas únicas  jogadoras que apuraram resultados todos na casa das sessenta pancadas – tomou ao longo da semana as seguintes posições classificativas no fim de cada ronda: 9ºE; 1º; 1ºE; e, 2ºE.

No fim da terceira ronda em que se encontrava empatada com Kerr, ambas com 13 pancadas abaixo do par do campo, tudo fazia supor que a vitória seria obtida por Jang, o que não veio a acontecer por Kerr ter feito um eagle no buraco 17, par 5.

O 3º lugar do evento foi partilhado pela neozelandesa Lydia Ko, 18 anos, e a americana Gerina Piller, 30 anos, que concluíram as suas prestações com 11 pancadas abaixo do par do campo.

Ko conquistou o ‘Rolex Player of the Year’ – com dois pontos de vantagem sobre Inbee Park – tornando-se a mais jovem vencedora deste galardão, nos 49 anos de história do troféu.

Ko conseguiu este ano cinco vitórias – ISPS Handa Women’s Australian Open; Swinging Skirts LPGA Classic; Canadian Pacific Women’s Open; The Evian Championship; e, Fubon LPGA Taiwan – com as quais totalizou 10 triunfos na sua carreira no LPGA Tour.

Ko tornou-se, com este número de vitórias, a mais jovem vencedora da história do golfe profissional.

O brilhante ano de vitórias de Ko não pode deixar esquecer os 12 Top-10 que obteve nos 24 torneios que disputou.

Ko conseguiu o troféu com dois pontos de vantagem sobre a sul-coreana Inbee Park, vencedora do Vare Trophy 2015 e que também conquistou o último ponto para o LPGA Hall of Fame.

Ko, além de ser a vencedora do “Rolex Player of the Year”, foi a nº 1 da Official Money do LPGA Tour, tendo fechado o ranking com a receita total de 2.800.802 dólares (cerca de 2,6 milhões de euros) que obteve nos 24 eventos que disputou.

Ko conseguiu também a segunda vitória consecutiva no Race to the CME Globe com 6.000 Reset Points, mais 300 pontos que Inbee Park, que como Ko obteve também cinco vitórias na época.

Com esta vitória no CME Globe, Lydia Ko recebeu um bónus de 1 milhão de dólares (cerca de 939 mil euros).

Park – além das cinco vitórias na época que incluem dois Majors – com a idade de 27 anos qualificou-se para a Hall of Fame ao ganhar esta época o The Vare Trophy, que é atribuído à jogadora que obtêm a mais baixa média de resultados nos torneios da época.

Com este troféu Park conquistou o 27º ponto necessário para ser elegível para o Hall of Fame, o que deverá acontecer em 2017, após completado 10 anos no LPGA Tour.

O troféu Louise Suggs Rookie of the Year foi atribuído a Sei Young Kim.

 Voltar

 

Revised: 26-11-2015 .