Circuito Europeu Senhoras

RYU NEGA VITÓRIA CONSECUTIVA A PARK NUM TORNEIO COM TRÊS TROFÉUS

World Ladies Championship

Data: 12 a 15 de Março  2015
Campo: Blackstone Course em Mission Hills Haikou
Par : 73
Local: Haikou, Hainan, China

Resultados

 

Na Ilha vulcânica de Hainan, situada no sul da China, com capital em Haikou no norte da Ilha, disputou-se a quarta edição do World Ladies Championship, num complexo turístico, propriedade do Mission Hills Group.

Este Resort encontra-se em construção desde 2006 e prevê-se que venha a ter 22 campos de golfe com hotéis de luxo.

O Mission Hills Haikou é o segundo maior complexo turístico do Mission Hills Group sendo o primeiro do Mission Hills Golf Club, em Shenzen, que tem já em funcionamento os campos: World Cup Course, desenhado por Jack Nicklaus; o Vijay Singh Course e o Ozaki Course.

 

Noutro complexo em Dongguan, encontram-se três outros campos aos quais foram dados os nomes: Annika (Sörenstam) Course; (David) Duval Course; e, Leadbetter Course.

Shenzhen e Dangguan são duas grandes cidades da província de Guangdang no sul da China, situadas ao norte de Hong-Kong.

O campo Blakstone foi desenhado pelo californiano Brian Curley da Schmidt-Curley Design, que assinou os 10 layouts do Mission Hills Haikou, sendo considerado pelo Asian Golf Monthly, o arquitecto nº1 da Ásia-Pacifico.

O Blackstone foi construído num terreno com rochas vulcânicas apresentando 147 bunkers, fairways largos sem roughs e greens com a dimensão média de 530 m2

A Ilha de Hainan tem um clima tropical, céu azul e beleza natural, sendo um centro de atracção impar para a prática do golfe.

O Mission Hills Haikou bate, em número, o maior complexo de campos de golfe dos Estados Unidos da América, o Pinehurst Resort, situado na Carolina do Norte e que dispõe de oito campos.

No torneio foram apurados três títulos: dois profissionais – singulares e pares - e, um amador.

Esta edição do torneio foi, como as anteriores, co-sancionada pelo Ladies European Tour e o China LPGA Tour e contou com jogadoras membros do LPGA Tour dos EUA, da Coreia e do Japão, tendo nele participado 108 jogadoras das quais 5 eram amadoras.

O torneio num formato de três em um, tinha prémios para as jogadoras profissionais em singulares e pares

As amadoras jogaram apenas em singulares.

A competição profissional individual foi disputada em 72 buracos em strokeplay com o cut a eliminar no fim da segunda volta todas as jogadoras classificadas e empatadas para além da 50ª posição.

As equipas de cada país eram formadas por duas jogadoras, sendo o resultado de cada equipa apurado através do agregado dos scores individuais dos seus membros.

Se uma jogadora de qualquer equipa não tivesse passado o cut no apuramento individual, tinha de continuar a disputar as duas últimas rondas, para que a equipa se pudesse habilitar ao prémio atribuído às equipas.

No total disputaram o torneio 10 equipas, representando 9 países, uma vez que a China apresentou duas equipas regulamentares, além da China Taipei.

O torneio individual foi ganho pela sul-coreana So Yeon Ryu, 24 anos, natural de Seul, que se encontrava no fim da terceira ronda – após ter batido 72, 73 e 65 pancadas – com mais uma pancada que a sua compatriota, Inbee Park, 26 anos, que reside na Califórnia, mas que conseguiu inverter a situação, vindo a sagrar-se campeã do evento ao bater 69 pancadas.

Park que até ao fim da terceira jornada tinha concretizado 69, 69 e 71 pancadas, repetiu este resultado na ronda final, concluindo a sua prestação com mais uma pancada que Ryu.

Ryu na terceira ronda conseguiu o excelente resultado de 65 pancadas, oito pancadas abaixo do par do campo, que concretizou com: um eagle; 7 birdies; 9 pars; e, um bogey, resultado só igualado numa volta do torneio pela jovem inglesa Holly Clyburn, 24 anos, que concluiu a segunda ronda com: 9 birdies, 8 pars e um bogey .

Ryu conquistou o torneio com 13 pancadas abaixo do par do campo, que consumou nas rondas regulamentares com: um eagle; 20 birdies; 44 pars; 5 bogeys; e, 2 double-bogeys.

A Rolex nº 2 mundial, Inbee Park, viu-lhe negada por Ryu, a nº 8 mundial, a segunda vitória consecutiva na Tour, após ter conquistado a semana passada, em Singapura, o HSBC Women’s Champions.

Park bateu 69, 69, 71 e 71 pancadas, como atrás referimos, resultados que obteve com: um eagle; 18 birdies; 45 pars; e, 8 bogeys.

Inbee Park sagrou-se vice-campeã em 2013 neste torneio, que foi então ganho pela norueguesa de Oslo, Suzann Pettersen, 33 anos, que reside em Orlando, na Florida, e que agora partilhou o 3º lugar com a chinesa Xiyu Lin, tendo ambas as jogadoras consumado 10 pancadas abaixo do par do campo.

Ryu recebeu o prémio no montante de 70.881 euros e Park embolsou 47.893 euros.

Suzann Pettersen e Xiyu Lin receberam cada o prémio de 29.298 euros, tendo Pettersen – a única jogadora membro do Ladies European Tour (LET) – obtido o 4º lugar da Ordem de Mérito com o valor que recebeu, uma vez que este evento foi o primeiro que disputou no LET.

A franco-portuguesa, Caroline Afonso não passou o cut, ao efectuar 74 e 79 pancadas.

No torneio de equipas, o título de campeã foi obtido pela Coreia do Sul – como no ano passado - de que eram membros Inbee Park e So Yeon Ryu, que apuraram o total de 559 pancadas, nas quatro voltas do torneio.

A equipa vice-campeã foi a Noruega, que bateu 574 pancadas nas voltas, apuradas por: Suzann Pettersen (282 pancadas) e Mariane Skarpnord (292 pancadas).

Pettersen e Skarpnord na classificação individual, obtiveram, respectivamente, o 3º lugar empatada, como já referimos, e, o 11º empatada.

Na classificação amadora, o título foi conquistado pela chinesa Lei Ye, que bateu 72, 78, 79 e 76 pancadas, 13 acima do par do campo.

 Voltar

 

Revised: 18-03-2015 .