Federação Portuguesa de Golfe - Circuito Drive

ESTREIA NAS ILHAS ATLÂNTICAS COMEÇOU EM SÃO MIGUEL

 

A Federação Portuguesa de Golfe decidiu levar, pela primeira vez, em 2015, o Circuito Drive/Liberty Seguros às regiões autónomas e a estreia fez-se este fim-de-semana, nos Açores, no Batalha Golf Club, na Ilha de São Miguel. 

Mais do que o número de participantes ou os resultados, o importante foi esta estreia, mais um passo no desenvolvimento da modalidade. Agora, pode dizer-se que o principal circuito juvenil do golfe português passa mesmo por todo o país. 

 

   

Sendo uma primeira edição, não há referências passadas, resultados para se comparar, títulos a defender, mas deve destacar-se a participação de jogadores da ilha Terceira, para além, obviamente, dos locais. Houve ainda uma continental, Sara Gouveia, do Clube de Golfe de Vilamoura, a deslocar-se aos Açores. 

O dia apresentou-se algo cinzento, sem chuva, é certo, mas muito ventoso, dificultando a obtenção de bons resultados. «Foram condições de jogo muito difíceis para os jovens», disse Rui Frazão, do Departamento Técnico da FPG. 

No escalão de sub-10, jogaram-se, como de costume, apenas 9 buracos, no percurso B do Batalha e verificou-se a situação inédita de nenhum jogador conseguir qualquer ponto stableford gross. 

Assim sendo, a Comissão de Campeonato teve de inovar e decidiu atribuir o título ao melhor resultado de stroke play, portanto, a Miguel Pavão, com 37 pancadas acima do Par, que também foi o vencedor net, com 9 pontos. Mariana Almeida e Guilherme Reis partilharam o 2º lugar com +39. 

Nas restantes faixas etárias já se jogou em 18 buracos, nos percursos A e B, ou seja, os mesmos a que recorrem os profissionais portugueses no Açores PGA Open, em outubro. 

Nos sub-12 ainda contou a classificação de stableford gross (nas idades superiores foi em stroke play) e a campeã foi Ivete Rodrigues, com 10 pontos, que dominou por completo a prova, deixando a 9 pontos o 2º classificado, Ricardo Comédias. 

Miguel Pavão, Mariana Almeida, Guilherme Reis, Ivete Rodrigues e Ricardo Comédias são todos de São Miguel, do VerdeGolf Country Club, mas nos sub-14 e sub-18 já houve jogadores do Clube de Golfe da Ilha Terceira. 

Nos sub-14, Tiago Nunes, do VerdeGolf, não deu quaisquer hipóteses, vencendo com 81 pancadas, 9 acima do Par, superando Ricardo Garcia, da Terceira, por 12 pancadas. 

Nos sub-16, a algarvia Sara Gouveia, que este ano já tinha ganho em Troia, deu bastante luta e acabou por sagrar-se vice-campeã, com 89 pancadas, 17 acima do Par, mas o título foi para o micaelense Miguel Rodrigues com 83 (+11). 

Nos sub-18, só competiram atletas da Terceira e Diogo Costa levou a melhor com 101 pancadas, 29 acima do Par, enquanto Emerson Arruda foi 2º com 109 (+37). 

Rui Índio, o capitão da seleção das Ilhas Atlânticas, na Final do Drive de 2014 e profissional da Azores Golf Islands nos campos de São Miguel, fez um balanço desta estreia: «É um momento histórico para todos. É um princípio importante o circuito passar pelas ilhas e iremos continuar a desenvolver este projeto. Sei, por exemplo, que para o torneio da Terceira já teremos pacotes especiais para atrair jogadores do Continente. Gostaríamos de ter tido mais continentais já neste torneio mas veio a Sara Gouveia, uma boa jogadora, que tem raízes familiares em São Miguel, e a Associação de Golfe dos Açores fez um esforço para termos jogadores da Terceira. Nós, de São Miguel, também iremos competir na Terceira. Estamos todos a fazer um esforço para irmos ao torneio da Madeira mas não está a ser nada fácil pela data. Em contrapartida, está quase seguro que iremos jogar um dos torneios no Continente, quase de certeza no Jamor. Ainda em relação a este primeiro torneio, achei que os miúdos estavam muito contentes e é preciso salientar o resultado do Tiago Nunes. Com apenas 13 anos fez a melhor volta do dia, de 9 acima do Par e o próprio Rui Frazão, da FPG, elogiou esse resultado, com as condições ventosas que estavam. O Tiago tem vindo a provar que é uma promessa do golfe nacional e não só regional».

Gab. Imprensa F.P.G.
15 de Março 2015

Voltar

 

 

Revised: 18-03-2015 .