Circuito Drive Liberty Seguros

TRÊS JOGADORES FAZEM 'DOBRADINHA' NA ESTELA E OPORTO

Foram os casos de Alberto Costa Marques em sub-10, João Pedro Maganinho em sub-14 e João Maria Pontes em sub-16.

Em termos coletivos, repetiu-se, como de costume, a rivalidade entre o Club de Golf de Miramar e o Oporto Golf Club (OGC), que dividiram entre si todos os títulos, sendo notório um domínio dos de Gaia nos dois escalões etários mais baixos, enquanto nas três faixas seguintes foram os de Espinho a superiorizar-se.

 

Ambos os torneios foram fustigados por vento e frio, mas na Estela houve rajadas violentíssimas, ao ponto de a Federação Portuguesa de Golfe ter sido forçada a cancelar o primeiro dia de prova, realizando-se apenas o segundo. Em Espinho, o vento esteve mais aceitável e foi o frio o principal obstáculo dos jovens jogadores.

Pedro Lencart, o bicampeão nacional de sub-14, e Afonso Girão, o vice-campeão nacional de sub-18, ausentaram-se destes torneios por terem integrado a seleção nacional que está a competir na Argentina.

Sub-10

Nos sub-10, Alberto Costa Marques tem subjugado a concorrência. Este ano realizaram-se quatro torneios do Circuito Drive Liberty Seguros na Zona Norte e venceu-os todos: Estela-1, Miramar, Estela-2 e OGC.

Mas na Estela esteve perto de ceder pela primeira vez, dado que Ana Costa Rodrigues somou os mesmos 7 pontos stableford gross. «Não foi fácil porque os dois estavam empatados aos 9 e aos 6 buracos. Tivemos de recorrer aos últimos 3 buracos para desempatá-los. Ele fez 3 pontos e ela 2», explicou Rui Frazão, do Departamento Técnico da FPG.

No dia seguinte, a sua vitória foi mais folgada, com 9 pontos, face aos 9 de Pedro Machado.

Miramar ocupou os 5 primeiros lugares em ambos os torneios!

Sub-12

Nos sub-12, Tomás Sousa triunfou na Estela com 17 pontos stableford gross, mais 3 do que Diogo Mealha, que já se tinha sagrado campeão este ano em Miramar.

Diogo Mealha desforrou-se depois no OGC, ao levar a melhor com 23 pontos, superiorizando-se a Pedro Mendes por 6 pontos! Neste torneio, Tomás Sousa foi 4º com 12 pontos, os mesmos da 3ª classificada, Rita Costa Marques, que este ano foi a melhor no primeiro torneio da Estela, em fevereiro.

Neste escalão, Miramar preencheu o top-6 na Estela e esteve representado em 5 dos 6 primeiros lugares no OGC, sendo a única exceção o vice-campeão, Pedro Mendes, do Paredes Golfe Clube.

Sub-14

Nos sub-14, João Pedro Maganinho tem arrasado a concorrência. O filho do treinador do Oporto, Eduardo Maganinho, venceu este ano na Estela em fevereiro e março e no seu OGC, só deixando escapar o título em Miramar, onde foi 2º, tendo ganho Daniel Costa Rodrigues.

Ora nestes dois últimos torneios, essa rivalidade acentuou-se dado que foi exatamente Daniel Rodrigues a terminar sempre em 2º. Na Estela Maganinho venceu com 82 pancadas, 10 acima do Par, enquanto Rodrigues fez 86 (+14). No OGC foi mais renhido e só 1 shot os separou: 83 (+12) para Maganinho e 84 (+13) para Rodrigues.

Na última vez que o Circuito Drive Liberty Seguros passara pelo OGC, há exatamente um ano, Daniel Rodrigues tinha ganho a competição de sub-12.

Nesta faixa dos sub-14, começou a notar-se alguma supremacia do OGC, dado que ficou com 2 dos 3 primeiros lugares na Estela e 3 dos 4 primeiros quando jogou em casa.

Sub-16

Este ano, nos sub-16, Pedro Lencart foi o melhor em Miramar, Vasco Alves na Estela em fevereiro e agora João Maria Pontes criou algum desequilíbrio, ao apoderar-se de ambos os títulos.

Na Estela, o também campeão nacional de pitch & putt impediu – por 1 única pancada – Vasco Alves de repetir o triunfo do mês anterior. Pontes terminou com 79 pancadas, 7 acima do Par. Alves foi penalizado pelos 2 duplos-bogey que sofreu nos buracos 12 e 15.

No OGC, Pontes, com 75 (+4) voltou a impor-se só por 1 pancada mas o seu rival foi, desta feita, José Maria Cunha, o vice-campeão nacional deste escalão. Vasco Alves concluiu em 3º, a 2 do campeão.

O domínio do OGC reforçou-se nos sub-16 e se olharmos para os três primeiros classificados em ambos os torneios, só lhe escapou o 2º de José Maria Cunha, de Miramar.

Sub-18

É nos sub-18 que se tem verificado maior diversidade de campeões em 2015, nesta Zona Norte: Leonor Bessa em Miramar, Leonardo Correia na Estela em fevereiro e, agora, Afonso Freitas na Estela e João Girão no OGC.

Na Estela, Leonardo Correia não esteve longe de fazer a “dobradinha” e de repetir o êxito de um mês antes. A jogar em casa, somou 83 pancadas, 11 acima do Par, mas o campeão nacional de sub-16, Afonso Freitas, vergou-o por 3 shots, com 80 (+8).

No OGC ganhou João Girão, que não tinha competido nos dois primeiros torneios do ano, por se terem disputado logo depois do Campeonato Internacional Amador de Portugal e o vice-campeão da Taça FPG/BPI denotar então alguma saturação.

Agora, bem mais fresco, foi 3º na Estela com o mesmo resultado do 2º (+11) e no dia seguinte soube usar o fator casa para somar 73 pancadas, 2 acima do Par, deixando a 3 o seu companheiro de clube, Pedro Almeida. Afonso Freitas foi 3º a 6 pancadas de Girão.

O Circuito Drive Liberty Seguros marcou o regresso à competição de Pedro Almeida. O ex-campeão nacional amador não competia há quase um ano, desde o Campeonato Nacional Absoluto Peugeot (amador) de 2014, no Quinta do Peru Golf & Country Club. Um retorno que se saúda, com um 4º posto (+12) na Estela e um 2º (+5) no OGC.

O OGC submeteu a concorrência no escalão de sub-18: teve o top-4 no seu campo e 5 dos 6 primeiros na Estela. A exceção foi o vice-campeão, Leonardo Correia, a jogar em casa.

O Circuito Drive Liberty Seguros, o principal ‘tour’ juvenil português, regressa à Zona Norte no dia 12 de abril, em Vale Pisão.

Press-Release
Gab. Imprensa F.P.G..
30 DE MARÇO 2015

Voltar

 

Revised: 31-03-2015 .