WOODS: A PIOR VOLTA DA SUA CARREIRA

 

O californiano Tiger Woods, que faz 40 anos em Dezembro, concretizou no torneio – o seu primeiro evento do calendário 2014/2015 do PGA Tour – os resultados de 73 e 82 pancadas, 13 acima do par do campo, não tendo passado o cut e sendo o último dos que disputaram os 54 buracos.

As 82 pancadas obtidas na segunda ronda, foi o pior resultado apurado por Woods como profissional ao longo da sua carreira de cerca de 18 anos no PGA Tour, como se pode observar no quadro junto:

 

Anos

Torneios

Voltas

Resultados

2015

Waste Management Phoenix Open

82

2002

The Open Championship

81

2014

Farmers Insurance Open

79

2013

The Memorial Tournament

79

2010

Quall Hollow Championship

79

Nas 1.109 voltas que efectuou como profissional, Tiger efectuou na 6ª feira, pela segunda vez, uma marca acima das 80 pancadas.

Na primeira ronda Woods produziu 73 pancadas, com 39 nos front-nine e 34 nos back-nine, resultados que obteve no total com: um eagle; 2 birdies; 10 pars; 4 bogeys; e, um double-bogey.

Na segunda volta o californiano bateu 82 shots, com 44 pancadas nos primeiros nove buracos – nos back-nine do TPC Scottsdale – igualando o pior resultado que já tinha obtido, na terceira ronda do Memorial Tournament de 2013, nos back-nine de Muirfield.

Tiger na volta concretizou este ‘horrendo’ resultado, com: 2 birdies; 7 pars, 6 bogeys; 2 double-bogeys; e, um triple-bogey.

Estes maus resultados foram – segundo os analistas e comentadores americanos de golfe – originados por defeituosas pancadas de chipping, de pitching e até de saida dos bunkers, que Tiger efectuou no torneio, tendo sido raras as vezes que colocou a bola junto aos buracos dos greens, tendo, em muitos casos batido as bolas para fora dos greens e também para longe dos buracos.

Para muitos comentadores o jogo praticado por Woods é ‘incompreensivel’ dado o seu anterior historial, admitindo-se que tal resultou da ‘dança’ dos treinadores, que segundo parece, ‘repararam’ os maus ‘full swings’, mas deixaram em contrapartida um inacreditavel mau jogo curto.

Estes analistas notam que Woods tem grande dificuldade em bater a bola com consistencia, o que determina pancadas com distâncias e diecções erráticas.

Este foi o 12º torneio em que Woods não passou o cut ao longo da sua carreira.

Em 13 outras ocasiões, desde 2010, o californiano falhou: o cut; o segundo cut (MDF); ou, desistiu num evento.

Este foi o segundo torneio na época, desde que Woods anunciou em Novembro que estava a trabalhar com Chris Como – após ter dispensado Foley – que funcionava com ‘swing consultant’.

No primeiro evento, que Woods realizou em Dezembro último e do qual foi anfitrião – o Hero World Challenge – que disputado por um field de 18 jogadores, Tiger classificou-se no ultimo lugar, empatado.

O Waste Management, em que Tiger Woods agora participou, e que foi o seu primeiro torneio oficial no PGA Tour, desde que, no ano passado, disputou em Agosto, o PGA Championship, no qual também não passou o cut.

Esta foi a primeira vez na sua carreira que não fez o cut em dois torneios consecutivos.

No torneio anterior àquele em que participou, o WGC – Bridgestone Invitational, Woods desistiu após a segunda ronda.

Tiger que se encontra com 79 vitórias no PGA Tour ambiciona igualar o score de Sam Snead, faltando-lhe apenas três triunfos, o que tarda em acontecer.

Ao ter falhado o cut em Scottsdale – onde não disputava qualquer torneio desde 2001 – caiu do 47º lugar no World Golf Ranking, muito provavelmente, para a 53ª posição, o que significa que se não ‘alterar’ o seu actual nivel de jogo, para no mínimo regressar à sua anterior posição, não será eligivel para disputar o World Golf Championship, o que lhe irá acontecer pela segunda vez.

Tiger Woods tinha nos seus planos marcar presença no Torrey Pines Golf Club, em San Diego, na California para disputar o Farmers Insurance Open.

Em breve saberemos se tal se confirma.

 

Voltar

 

Revised: 04-02-2015 .