LOVE III É NOVAMENTE CAPITÃO DA EQUIPA AMERICANA DA RYDER CUP 2016

Como se encontrava anunciado, o nome do capitão da Ryder Cup de 2016 foi dado a conhecer – no passado dia 24 de Fevereiro – pela PGA of América em comunicado efectuado nas instalações desta entidade, em Palm Beach, na Florida.

Love III, 50 anos, foi capitão da equipa no Medinah Country Club, em 2012, tendo sido escolhido por um grupo de trabalho de 11 pessoas – dentre as quais figuravam: Tiger Woods, Phil Mickelson, Steve Stricker, Jim Furyk e Rickie Fowler – ligados à organização da Ryder Cup, que debateram a estratégia a seguir pela equipa e a escolha do capitão, isto, em diversas reuniões que efectuaram, tendo a última sido efectuada em San Diego, no inicio de Fevereiro.

 

Em 2012, Davies Love III foi o capitão da equipa americana que iniciou a última jornada a vencer por 10-6, e que acabou por perder o troféu com o resultado de 14 ½ - 13 ½.

Love III, que fazia parte do grupo de trabalho, foi o escolhido por unanimidade dentre os candidatos mais falados que eram: Fred Couples, Paul Azinger, Tom Lehman e Steve Striker.

Love III passa a fazer parte do grupo de oito anteriores capitães que comandaram as equipas americanas da Ryder Cup por duas vezes na história deste evento e que foram: Walter Hagen; Sam Snead; Ben Hogan; Arnold Palmer; Jack Burke; Jack Nicklaus; e, Tom Watson.

Deste grupo, apenas Burke foi escolhido após ter perdido o troféu na primeira vez, situação que agora se repete com a escolha de Davis Love III.

Os americanos perderam oito das dez últimas Ryder Cups, sofrendo seis derrotas nas últimas sete edições.

A Ryder Cup de 2016 – que se disputa de 30 de Setembro a 2 de Outubro – irá colocar a equipa americana frente à equipa europeia capitaneada por Darren Clarke, tendo como palco do confronto, o Hazeltine National, em Cheska, no Minesota, nos EUA.

As equipas americanas conquistaram, 22 das 25 Ryder Cups que se realizaram desde 1927, tendo desde 1985 apenas ganharam 4 em 15 edições e desde 1995, apenas 2 em 8, ou, doutro modo, a Europa registou 8 vitórias tendo os EUA apenas consumado triunfos em 1999 e 2008.

Davis Love III terá quatro vice-capitães, sendo um deles já conhecido: Tom Lehman, 55 anos.

Outro tema abordado pelo grupo de trabalho foi a reestruturação do sistema de qualificação para a RyderCup, estabelecendo que os jogadores receberiam 1 ponto por cada 2 mil dólares recebidos nos torneios da série World Golf Championship e também 1 ponto, por cada mil dólares, recebidos nos Majors de 2015.

Em 2016 a partir de Janeiro, receberão 1 ponto por cada mil dólares obtidos em torneios sancionados e 2 pontos por mil dólares recebidos nos Majors do ano.

O sistema de pontuação terminará em 28 de Agosto de 2016, após a realização do The Barclays.

As escolhas do capitão serão três após o BMW Championship, sendo o último jogador escolhido após a realização do Tour Championship, em 25 de Setembro de 2016.

Voltar

 

Revised: 06-03-2015 .