World Golf Championship

O ESCOCÊS KNOX VENCE EM XANGAI ÚLTIMO TORNEIO DA SÉRIE WGC

HSBC Champions

Data: 5 a 8 de Novembro 2015
Campo: Sheshan International GC
Par : 72
Local : Xangai, China

Resultados

 

O HSBC Champions passou em 2013 a ser um torneio oficial do calendário do PGA Tour.

A partir de Novembro de 2009, este torneio foi integrado no World Golf Championship (WGC), de que já faziam parte os seguintes eventos: Accenture Matchplay Championship; CA Championship; e, o Bridgestone Invitational.

Este ano, a 11ª edição do torneio, que se disputou em Xangai, na China e em que participaram jogadores do, PGA Tour, do European Tour e do Asian Tour, foi ganho pelo escocês de Inverness, na Escócia, Russell Knox, 30 anos, que sendo membro do PGA Tour americano, obteve a primeira vitória no European Tour, ao consumar 20 pancadas abaixo do par do campo.

 

O torneio que sofreu vários atrasos devido a condições atmosféricas adversas, obrigou Knox a concluir a terceira ronda na manhã do dia seguinte – devido a falta de luz natural – vindo Knox a terminar a jornada, com mais uma pancada que o líder Kevin Kisner, 31 anos, natural de Aiken, na Carolina do Sul.

Na ronda final, com Kisner ao fazer bogey no primeiro buraco, permitiu a Knox igualar o score daquele, vindo ambos a concluir os front-nine com 35 pancadas, menos uma que o par do campo.

Nos back-nine Knox fez dois birdies consecutivos nos buracos iniciais, repetindo um outro no 16, par 4, vindo a terminar estes nove buracos com 33 pancadas, ou seja, no total com 68 shots.

Kisner, com pars em todos os buracos e apenas um birdie no 18, par 5, terminou a sua prestação com 35 pancadas nos back-nine e com 70 pancadas na ronda.

Knox, com as marcas de 67, 65, 68 e 68 pancadas assegurou a vitória com a vantagem de duas pancadas sobre Kisner, que produziu nas rondas 64, 66, 70 e 70 pancadas.

A terceira posição do evento foi ocupada pelos ingleses Danny Willett, 28 anos e o natural de Ascot, Ross Fisher, 34 anos, que concluíram as suas prestações com 17 pancadas abaixo do par do campo, resultado com que Willett se aproximou do líder da Corrida para o Dubai, uma vez que o natural de Holywood, na Irlanda do Norte, ao efectuar 14 abaixo do par do campo, concluiu a competição no 11ºlugar, tendo produzido nas rondas 68, 72, 68 e 62 pancadas.

Knox conseguiu a sua primeira vitória no European Tour, na sua oitava saída neste circuito, tendo este triunfo surgido na primeira vez em que disputou um evento da série WGC, tornando-se o quarto europeu a conquistas o WGC – HSBC Champions e o primeiro escocês a inscrever o nome num troféu desta série.

O sul-africano de Pretória, Branden Grace, 27 anos, e o natural da Columbia, na Carolina do Sul, Dustin Jonhnson, 31 anos, obtiveram o 5º lugar na competição ao produzirem 16 pancadas abaixo do par do campo.

Na 7ª posição do evento classificaram-se: o inglês, Matthew Fitzpatrick, 21 anos; o favorito local, Haotong Li, 20 anos; o natural de San Antonio, no Texas, Patrick Reed, 25 anos; e, Jordan Spieth, 22 anos, natural de Dallas, no Texas; que concluíram as suas prestações com 15 pancadas abaixo do par do campo.

Como já referimos, Danny Willett, que concluiu a última jornada com 62 pancadas – o melhor resultado numa volta do torneio – aproximou-se muito de Rory McIlroy na Corrida para o Dubai, onde a diferença entre ambos é de 74.123 pontos, pelo que o vencedor do ranking só será conhecido após se realizar, no Dubai, o último torneio, o DP World Championship, isto devido a Rory não jogar o BMW Masters na próxima semana, em Xangai.

O vencedor do torneio, o escocês Russell Knox, dado que apenas é membro do PGA Tour americano, não obteve pontos no Race to Dubai, tendo o prémio no montante de 1.400.000 dólares, ficado registado apenas na lista americana dos Money Leaders.

Knox, com esta vitória obteve um cartão de entrada no Masters Tournament, que se disputa em Abril do próximo ano.

Os membros do European Tour que ocuparam lugares cimeiros no evento, para além dos já referidos, foram os seguintes, que obtiveram as classificações e resultados indicados: Sérgio Garcia, Thongchai Jaidee, Henrik Stenson – 11ºE/-14; Bernd Wiesberger – 17ºE/-13; Thorbjorn Olesen – 19ºE/-11; Thomas Pieters – 23ºE/-10; James Morrison, Kiradech Aphibarnrat, Tommy Fleetwood, David Howell, Martin Kaymer, Ian Poulter – 30ºE/-8; Emiliano Grillo, Charl Schwartzel – 35ºE/-7; Luke Donald – 40ºE/-6; Louis Oosthuizen – 44ºE/-5.

Outros concorrentes, não membros do European Tour, que destacamos da classificação geral do evento, colocaram nas posições e com os resultados indicados: Daniel Berger – 11ºE/-14; Rickie Fowler – 17ºE/-13; Scott Hend, Hunter Mahan – 19ºE/-11; Harris English, Gary Woodland – 23ºE/-10; Justin Thomas – 27ºE/-9; Scott Piercy, Robert Streb, Bubba Watson (vencedor em 2014) – 35ºE/-7.

Voltar

 

Revised: 13-11-2015 .