Ryder Cup 2016

CONHEÇA OS CAPITÃES, VICE-CAPITÃES E OS JOGADORES QUE INTEGRAM AS EQUIPAS EUROPEIA E AMERICANA

 

A Ryder Cup – que se disputa de 30 de Setembro a 2 de Outubro – irá colocar a equipa americana frente à equipa europeia, tendo como palco do confronto, o Hazeltine National, em Cheska, no Minnesota, EUA.

As equipas americanas conquistaram vinte e duas das vinte e cinco Ryder Cup’s que se realizaram desde 1927, tendo as equipas europeias ganho as três últimas edições.

 

Em 2012 a equipa europeia conquistou o evento com 14 ½ - 13 ½ pontos.

O capitão europeu, o natural da Irlanda do Norte, Darren Clarke, 47 anos, terá como vice-capitães os seguintes jogadores que nomeou em Maio: Padraig Harrington, Thomas Björn e Paul Lawrie que se apresentam com os seguintes curriculos:

- o irlandês Padraig Harrington, 44 anos –venceu  três Majors e obteve 14 triunfos no European Tour; foi vice-capitão do irlandês de Dublin, Paul McGinley, 49 anos, que comandou em 2014 a equipa vencedora da Ryder, em Gleneagles, na Escócia.

- o dinamarquês Thomas Björn, 45 anos - detentor de 15 vitórias no European Tour; membro, das equipas europeias da Ryder Cup de 1997, 2002 e 2014; vice-capitão das equipas vencedoras da Ryder Cup: em 2004, em Okland Hills, na Califórnia; da equipa capitaneada pelo alemão Bernhard Langer, 58 anos, no Celtic Manor Resort, em Gales, em 2010, da equipa comandada pelo escocês de Glasgow, Colin Montgomerie, 53 anos; em 2012, em Medinah, no Illinois, da equipa dirigida pelo espanhol, José Maria Olazabal, 50 anos.

- o escocês Paul Lawrie, 47 anos - vencedor de oito torneios do European Tour e, em 1999, do Open Championship; fez parte da equipa que, em 2012, em Medinah, conquistou o troféu.

Clarke em Junho nomeou Ian Poulter vice-capitão e, em Julho, Sam Torrance, completando o número máximo de assistentes para as equipas.

- o inglês Ian Poulter, 40 anos, com doze vitórias no European Tour, dentre as quais avultam as obtidas: no WGC – Accenture Match Play Championship; e no WGC – HSBC Champions de 2012; presentemente Poulter encontra-se no 172º lugar na Corrida para o Dubai; e, no 101º no Official World Golf Ranking.

 - o escocês, Sam Torrance, 63 anos, que conquistou vinte e um torneios no European Tour, dentre os quais as que obteve no Portuguese Open de 1983 e 1984; Torrance é membro do Senior Tour onde regista onze vitórias tendo obtido a última em 2009.

O PGA of America em fevereiro último deu a conhecer o nome do capitão da equipa americana em comunicado efectuado na sede desta entidade em Palm Beach, na Florida.

O natural de Charlotte, na Carolina do Norte, Davis Love III, 52 anos, foi o capitão escolhido por um grupo de trabalho constituido por onze personalidades, dentre as quais figuravam Tiger Woods, Phil Mickelson, Steve Stricker e Jim Furyk.

Em 2012, Davis Love III foi o capitão da equipa americana que iniciou a última jornada a vencer por 10-6 pontos e acabou por perder o troféu com o resultado, já referido, de 14 ½ - 13 ½ .

Love III que fez parte do grupo de trabalho foi escolhido por unanimidade, dentre os candidatos mais falados, que eram: Fred Couples; Paul Azinger; Tom Lehman; e, Tom Watson.

Davies Love III integra-se no grupo de oito anteriores capitães que comandaram as equipas americanas por duas vezes na história deste evento e que foram: Walter Hagen; Sam Snead; Ben Hogan; Arnold Palmer; Jack Burke; Jack Nicklaus; e, Tom Watson.

Deste grupo apenas Jack Burke foi escolhido após ter perdido o troféu da primeira vez, situação que agora se repete com a escolha de Love III.

O capitão americano que decidiu ter apenas quatro assitentes, começou por escolher como vice-capitão Tom Lehman, tendo o nome deste sido anunciado na mesma conferência de imprensa em que se conheceu o nome do capitão da equipa da Ryder Cup.

Em Novembro de 2015, foram conhecidos os nomes dos outros vice-capitães, os quais foram todos membros do citado grupo de trabalho: o natural da Pensilvania, Jim Furyk; Steve Stricker, 43 anos, nascido no Wiscousin; e, o californiano, com 40 anos, Tiger Woods.

Os jogadores que fazem parte da equipa europeia são:

- Os quatro primeiros jogadores, que se classificaram na Ryder Cup European Points List – onde se contabilizaram pontos desde o M2M Russian Open, de 3 de Setembro de 2015, até ao Made in Denmark, que concluiu em 28 de Agosto de 2016 – foram:
Rory McIlroy
Danny Willett
Henrik Stenson
Chris Wood
- aos anteriores juntaram-se os cinco primeiros jogadores que não se classificaram no ranking anterior, mas obtiveram no mesmo período de tempo, melhores porsições no Official World Golf Ranking:
Sergio Garcia
Rafael Cabrera-Bello
Justin Rose
Andy Sullivan
Matthew Fitzpatrick

- a estes nove jogadores, Clarke escolheu e juntou os seguintes três jogadores:
Thomas Pieters
Martin Kaymer
Lee Westwood

As regras de qualificação para a equipa americana da Ryder Cup, foram anunciadas em 24 de Fevereiro de 2015, pelo Grupo de Trabalho atrás referido, tendo a mioria dos seleccionados – 8 jogadores – sido encontrados através dum ranking onde eram contabilizados os prémios recebidos, após serem convertidos em pontos, sendo o número de pontos definidos em função dos tipos de eventos.

Assim os oito jogadores qualificados neste ranking foram:
Dustin Johnson
Jordan Spieth
Phil Mickelson
Patrick Reed
Jimmy Walker
Brooks Koepka
Brandt Snedeker
Zach Johnson

Três outros jogadores a anunciar por Love III ocorrerá em 11 de Setembro, após se ter realizado o BMW Championship.

E, um outro e último, será conhecido após se efectuar o Tour Championship, que termina em 25 de Setembro próximo.

Voltar

 

Revised: 11-09-2016 .