Circuito Americano de Homens

O SUL-COREANO KIM É O MAIS JOVEM VENCEDOR NA HISTÓRIA DO THE PLAYERS CHAMPIONSHIP

The Players Championship

Data: 11 a 14 de Maio de 2017
Campo: Stadium, no TPC Sawgrass
Par: 72
Local : Ponte Vedra Beach, Florida, EUA

Resultados

 

O Players Championship efectuou-se em vários campos até 1982, tendo sido a partir daquele ano disputado exclusivamente, no campo Stadium, do TPC Sawgrass onde se realizou esta época a 36ª edição do evento.

O campo foi desenhado pelo arquitecto Pete Dye, que se baseou muito nos esboços iniciais efectuados por Dean Beman, que então era comissário do PGA Tour.

O campo desde a inauguração beneficiou de várias modificações – ver aqui algumas destas alterações – tendo-se tornado muito mais difícil, dispondo de mais obstáculos de areia e água, tendo também sido alongado, apresentando presentemente, o comprimento de 6.595 metros, sendo o buraco mais icónico, o 17, par 3, encontrando-se o green implantado numa península, o que exige uma pancada de saída muito precisa.

A bolsa de prémios deste ano, tem o valor de 10,5 milhões de dólares (cerca de 9,6 milhões de euros), tendo o vencedor como prémio o montante de 1,89 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros) – 18% do valor da bolsa – sendo-lhe também atribuídos 600 pontos FedEx Cup e 80 pontos no ranking mundial.

A primeira edição deste torneio disputou-se na Geórgia, em 1974, com o nome Tournament Players Championship, que teve como vencedor Jack Nicklaus.

A partir de 1988 passou a denominar-se The Players Championship, sendo-lhe atribuído o estatuto de Major, sendo apelidado de 5º Major, por dispor da maior bolsa de prémios de todos os torneios do PGA Tour, sendo apenas ultrapassado pelo US Open Championship, que apresenta uma bolsa de 12 milhões de dólares (cerca de 10,9 milhões de euros) e igualando o atribuído ao PGA Championship.

O torneio foi disputado por 144 jogadores tendo tido como inesperado vencedor o sul-coreano de Seul, Si-Woo Kim, 21 anos, que consumou 10 pancadas abaixo do par do campo, deixando a concorrência à distância de 3 pancadas.

Kim que havia efectuado nas três primeiras rondas 69, 72 e 68 pancadas, resultados com que se encontrava isolado no 4º lugar do evento, arrancou para a ronda final com 7 pancadas abaixo do par do campo, com mais duas pancadas que o líder do torneio, o natural de Kentucky, J. B. Holmes, 35 anos, que havia batido nas rondas, 68, 69 e 70 pancadas, 9 abaixo do par do campo.

Kim ao fazer na ronda final 69 pancadas, que produziu com três birdies e pars em todos os outros buracos, conquistou o torneio, ficando na história do evento como o mais novo vencedor do The Players Championchip, destronando deste título o natural de Adelaide, na Austrália, Adam Scott que, com 23 anos, venceu o torneio em 2004.

Esta foi a segunda vitória de Kim, após ter ganho o ano passado no Tour o Wyndam Championship.

Kim além de ser o mais jovem vencedor de dois torneios no PGA Tour é também o mais jovem vencedor asiático a conseguir duas vitórias antes de fazer 22 anos de idade, sendo o segundo asiático a conquistar este evento, após o seu compatriota, K. J. Choi, 46 anos, ter ganho esta competição em 2011, não tendo este ano passado o cut .

Kim com esta vitória obteve cinco anos de isenção no PGA Tour, tendo também garantido a entrada nos próximos três anos, no Masters Tournament, no US Open e no The Open Championship.

Kim acedeu à 28ª posição no ranking mundial, após ter efectuado 52 torneios.

Com o prémio de 1,89 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros) Kim subiu do 114º lugar ao 13º na lista da Official Money, onde totaliza 2.346.559 dólares (cerca de 2,1 milhões de euros) recebidos em prémios nos 19 eventos que já disputou esta temporada.

Com os 600 pontos FedEx Cup que recebeu, Kim ascendeu da 132ª à 21ª posição na lista da FedEx Cup Season Points, onde apresenta 767 pontos que lhe foram atribuídos no número de eventos atrás referidos.

Os vice-campeões do torneio foram, o inglês Ian Poulter, 41 anos e o sul-africano, de Mossel Bay, Louis Oosthuizen, 34 anos, que concluíram as suas prestações com 7 pancadas abaixo do par do campo.

Poulter que se encontrava, após ter concretizado 72, 67 e 71 pancadas, no 5º lugar empatado, com 6 pancadas abaixo do par, tendo na última volta repetido o score que havia efectuado na ronda anterior, resultado que lhe veio permitir aceder à posição final referida.

Na última ronda Poulter fez dois birdies e pars nos front-nine, que concluiu com 34 pancadas, tendo nos back-nine começado esta série de buracos com: um par, birdie no 11, par 5, tendo no 12, par 4, quebrado a série de39 buracos sem bogeys, tendo naquele buraco feito o seu primeiro bogey.

O buraco 12, par 4, foi remodelado para o The Players Championship com o objectivo de possibilitar aos jogadores a utilização dos drives, o que se constatou depois ser muito arriscada a batida com aquela madeira, uma vez que só 39% dos jogadores colocaram as bolas nas posições exigidas, para poderem depois bater as bolas para o green .

Poulter, no buraco 12, colocou a bola a cerca de 100 metros da bandeira, tendo em seguida feito um mau approach, ficando a cerca de 20 metros do pin, acabando assim por fazer o seu primeiro bogey, terminando a série de buracos sem esta finalização.

No último buraco Poulter, após ter concretizado cinco pars, efectuou novo bogey, ao fazer um shank num approach , tendo sofrido uma pancada de penalização ao recolocar a bola que se encontrava num arbusto, tendo feito um shot espectacular sobre as árvores, mas que não lhe permitiu fazer o par.

Poulter com este bogey, empatou com Oosthuizen, que havia batido 69, 66, 73 e 73 pancadas, resultados que obteve com: um eagle; 15 birdies; 47 pars; 8 bogeys; e, um double-bogey.

Com o resultado que obteve no torneio Poulter garantiu o seu cartão nos próximos eventos do PGA Tour, isto após, há cerca de três semanas se encontrar fora da pontuação exigida pela FedEx Cup, o que o impedia de jogar no PGA Tour.

O seu cartão, passado através duma extensão médica, encontrava-se fora dos limites que lhe permitia jogar no Tour.

Entretanto, o ranking foi corrigido, tendo em conta a presença no Tour de jogadores com extensões médicas, o que lhe permitiu entrar de novo no sistema e continuar a jogar no PGA Tour, o que com o título de vice-campeão agora recebido, reforçou a sua presença no Tour.

Com o prémio de 924 mil dólares (cerca de 845 mil euros) e 270 pontos FedEx Cup, Ian Poulter, subiu na lista d aOfficial Money da 137ª à 42ª posição, onde regista o total de 1.255.707 dólares (cerca de 1,1 milhões de euros), que obteve nos dez eventos que já disputou este ano.

Com os pontos FedEx Cup recebidos Ian Poulter ascendeu da 136ª à 58ª posição apresentando o total de 428 pontos, obtidos no número de torneios atrás referidos.

O sul-africano Louis Oosthuizen recebeu idêntico prémio e pontos.

Oosthuizen no primeiro ranking subiu, com o prémio recebido, do 69º ao 22º lugar, onde apresenta o total de 1.795.441 dólares (cerca de 1,6 milhões de euros), auferidos nos 10 eventos que disputou esta época.

Oosthuizen - que venceu o The Open em 2010 e que concluiu no segundo lugar, ou neste lugar empatado, o US Open de 2015 e o Masters de 2012 – com os pontos FedEx Cup agora recebidos, movimentou-se da 75ª à 32ª posição na lista da FedEx Cup Season Points, onde contabiliza 6209 pontos obtidos no número de torneios atrás referidos.

O espanhol de Las Palmas, Rafa Cabrera Bello, 32 anos, partilhou o 4º lugar com o americano de Washington, Kyle Stanley, 29 anos, tendo consumado ambos 6 pancadas abaixo do par do campo.

Cabrera Bello na ronda final fez 70 pancadas, tendo, para tanto, efectuado um albatros, no buraco 16, par 5, que concluiu com duas pancadas.

As vedetas do Tour concluíram o evento em posições não adequadas ao gabarito que ostentam, tendo mesmo algumas dessas estrelas não passado o cut .

Assim, o australiano de Adelaide, Adam Scott, 36 anos, vencedor do torneio em 2004, não conseguiu melhor que o 6º lugar empatado, com 5 pancadas abaixo do par do campo.

O nº 1 mundial, natural da Carolina do Sul, Dustin Johnson, 32 anos, que bateu 71, 73, 74 e 68 pancadas, duas abaixo do par do campo, obteve o 12º lugar empatado.

Henrik Stenson, 41 anos, vencedor do torneio em 2009, concluiu a sua prestação no 16º lugar empatado, com uma pancada abaixo do par do campo.

O japonês Matsuyama, 35 anos, obteve a 22ª posição, jogando ao par do campo, tendo efectuado na terceira volta 76 pancadas, o seu pior resultado nas quatro rondas.

O natural da Irlanda do Norte, Rory McIlroy, 28 anos – que na 2ª feira irá submeter-se a uma intervenção na coluna – fez um double-bogey no último buraco do torneio, fazendo na ronda final 75 pancadas, tendo concluido o torneio na 35ª posição empatado, com 2 pancadas acima do par do campo.

O natural do Kentucky, JB Holmes, 35 anos, que liderou o evento na terceira ronda, bateu 84 pancadas na ronda final, vendo-se remetido para a 41ª posição empatado, com 3 pancadas acima do par do campo.

O esquerdino de San Diego, na Califórnia, Phil Mickelson, 46 anos, que conquistou o torneio em 2007, obteve a 41ª posição no torneio, em que na segunda ronda fez 78 pancadas, apurando na quarta ronda três pancadas acima do par do campo.

O australiano Jason Day, 29 anos, que venceu o evento em 2016, também não foi feliz nesta edição do torneio, tendo concluído a última volta com 80 pancadas que o remeteram para a 60ª posição, com 7 pancadas acima do par do campo.

O californiano Rickie Fowler, 28 anos, que conquistou esta competição em 2014, concluiu a última ronda com 79 pancadas, resultado que o remeteu para a 60ª posição empatado.

O espanhol Jon Rahm, 22 anos, e o americano de Kentucky, Justin Thomas, 24 anos, não passaram o cut da terceira ronda, recebendo cada um prémio MDF de 20.370 dólares (cerca de 18 mil euros).

O natural de Dallas no Texas, Jordan Spieth, 23 anos, também não passou o cut , após ter batido nas rondas iniciais 73 e 75 pancadas.

Jordan Spieth deixou o The Players Championship na 6ª feira, não jogando no fim de semana, situação que ocorre pelo terceira ano consecutivo.

Na segunda ronda Spieth apurou 37 pancadas nos front-nine, com um bogey no primeiro buraco.

Nos back-nine fez outro bogey no buraco 10, par 4, repetindo este resultado no 13, par 3, tendo feito no 15, par 3, um birdie, mas com um double-bogey no 17, par 3 – cujo green  é numa península – em que bateu a primeira bola para a água.

Spieth, com estes resultados e fazendo pars nos restantes, ficou a duas pancadas da linha de cut .

Não jogaram no fim de semana, para além dos jogadores atrás referidos, os seguintes, que destacamos da classificação geral do torneio: Luke Donald; Scott Brown; Tony Finau; Martin Laird; Luke List; Hudson Swafford; Jhonattan Vegas; Graham DeLaert; Marc Leishman; Jonas Blixt; Ross Fisher; Matthew Fitzpatrick; Charl Schwartzel; Bubba Watson; Patton Kizzire; Billy Horshell; Ernie Els; e, Bernhad Langer.

Voltar

 

Revised: 16-05-2017 .