Circuito Americano de Seniores

LANGER VENCE PLAY-OFF E DERROTA JIMENEZ NO POWERSHARES QQQ CHAMPIONSHIP

Powershares QQQ Championship

Data: 20 a 22 de Outubro de 2017
Campo: Sherwood Country Club
Par: 72
Local : Thousand Oaks, California, EUA

Resultados

 

O Powershares QQQ Championship foi o segundo evento – tendo no ano passado sido o primeiro – dos Charles Schwab Cup Playoffs, três eventos que visam apurar o vencedor da Charles Schwab Cup.

O torneio foi disputado pelos primeiros 54 jogadores que na semana anterior se classificaram no Dominion Energy Charity Classic.

O último evento dos Playoffs, o Charles Schwab Cup Championship, será disputado pelos 36 primeiros jogadores que se classificaram no torneio desta semana.

O sistema de pontos, iniciou-se após se ter realizado o SAS Championship, tendo as receitas apuradas por cada jogador, nos torneios que cada um realizou na época convertidos em pontos, com: “um US$ a valer um ponto”.

Assim um jogador que obteve US$ 330.000, terá 330.000 pontos.

Os pontos são contabilizados a dobrar nos dois últimos torneios dos Playoffs.

O torneio final é o Charles Schwab Cup Championship, que se disputa no Phoenix Country Club, no Arizona, de 9 a 12 de Novembro, evento com que se conlui o calendário do PGA Tour Champions de 2017.

Charles Schwab Cup Championship e os cinco Majors são os únicos torneios do PGA Tour Champions que são disputados em 72 buracos

O vencedor da Charles Schwab Cup recebe um bónus de 1 milhão de dólares (cerca de 861 mil euros), sendo atribuído também aos restantes Top-5, os seguintes bónus em dólares: 500 mil (cerca de 430 mil euros); 300 mil (cerca de 258 mil euros); 200 mil (cerca de 172 mil euros); e, 100 mil (cerca de 86 mil euros).

Após se ter efectuado de 13 a 15 de Outubro último o SAS Championship, no Prestonwood Country Club, em Cary, na Carolina do Norte, os primeiros 72 jogadores da Charles Schwab Cup Money List, foram os seleccionados para disputarem o torneio Dominion Energy Charity Classic.

O vencedor do Powershares QQQ Championship foi o alemão Bernhard Langer, 60 anos, que efectuou nas voltas 69, 69 e 67 pancadas, 11 abaixo do par do campo, com as quais empatou com o espanhol de Malaga, Miguel Angel Jimenez, que concretizou nas voltas 68, 70 e 67 pancadas.

O alemão Langer, o Wold Golf Hall of Famer, derrotou Jimenez na segunda tentativa de desempate, no buraco 18, par 4, com um birdie-putt  de cerca de 7,5 metros.

Esta foi a segunda vitória consecutiva nos dois dos três torneios dos Playoffs.

No primeiro, no Dominion Charity Classic Langer venceu ao fazer um eagle no último buraco, registando a vitória com uma pancada de vantagem sobre a concorrência.

Langer teve um ano inesquecível em que obteve sete vitórias, tendo recebido mais de 3,6 milhões de dólares (cerca de 3,1 milhões de euros) e que irá disputar dentre de duas semanas o Charles Schwab Cup Championship, tendo a oportunidade de conquistar pela quarta vez consecutiva a Charles Schwab Cup.

As tabelas de pontos do primeiro e segundo torneios dos Playoffs são cumulativas, antes dos pontos ’reset’ serem atribuídos, através da tabela que matematicamente permite aos 36 jogadores que disputam o Charles Schwab Cup Championship, ganharem o Charles Schwab Cup, dando contudo aos cinco primeiros a ‘chance’ de qualquer um obter o troféu se conquistar o torneio.

Os Top-5 dos Reset Points da Charles Schwab Cup Points, são, por ordem: Langer (2.000 pontos); Scott McCarron (1.800); Kenny Perry (1.600); Miguel Angel Jimenez (1.440); e, Kevin Sutherland (1.280).

Destes cinco jogadores se algum vencer o último torneio ganha a Charles Schawab Cup.

Segundo Langer a vitória será muito dificil de alcançar no torneio final, por ser num campo diferente, com relvas diferentes, tudo incomum, em que tudo pode acontecer.

Os 3º e 4º lugares do torneio foram ocupados, respectivamente, por David Toms, 50 anos, e Scott McCarron, 52 anos, de Sacramento, na Califonia, que concluíram as suas prestações com 9 e 8 pancadas abaixo do par do campo.

Voltar

 

Revised: 31-10-2017 .