Circuito Europeu de Homens

O PARAGUAIO ZANOTTI VENCE TORNEIO NA MALÁSIA E MELO GOUVEIA NÃO PASSA O CUT

Maybank Championship

Data: 9 a 12 de Fevereiro de 2017
Campo: Saujana Golf & CC

Par:  72
Local :  Kuala Lumpur, Malásia

Resultados

 

O Maybank Championship, torneio co-sancionado pelo Asian Tour e European Tour, foi inaugurado no ano passado tendo sido disputado no Royal Selangor Golf Club.

Estes dois Tours co-sancionaram de 1999 a 2015 o Malaysian Open, que teve como patrocinador de 2006 a 2015 o Maybank.

Este ano o torneio teve novo palco, tendo sido efectuado no Saujana Golf & CC, no campo Palm Course, também conhecido por “The Cobra”, desenhado pelo arquitecto californiano, Ronald Fream.

 

O campo apresenta fairways muito ondulados e rodeados de palmeiras, tendo alguns lagos, sendo povoado por muito macacos, bem como, por lagartos e cobras de todas as espécies e tamanhos.

No torneio participaram 156 jogadores, tendo o vencedor, o paraguaio de Assuncion, Fabrizio Zanotti, 33 anos, conquistado o evento com uma pancada de vantagem sobre a concorrência, ao efectuar no último buraco do torneio um eagle.

Zanotti fez na ronda final 63 pancadas, que produziu – para além do eagle que obteve no buraco 18, par 5 – com 7 birdies e 10 pars.

Nas rondas anteriores o paraguaio efectuou, 70, 69 e 67 shots, resultados com que se movimentou do 31º lugar empatado (E) ao 19ºE, subindo 12 lugares, vindo na terceira jornada a ocupar o 9ºE, com 10 pancadas abaixo do par do campo.

No fim da ronda final Fabrizio Zanotti, com a melhor marca obtida no torneio – 63 pancadas – apenas também efectuada pelo austríaco de Viena, Bernd Wiesberger, 31 anos, que com este resultado, liderou o torneio na segunda ronda.

Zanotti concluiu o torneio com 19 pancadas abaixo do par do campo, que obteve com: um eagle; 21 birdies; 46 pars; e, 4 bogeys.

O paraguaio iniciou a ronda final com 6 pancadas a mais que o líder da terceira volta, o inglês Danny Willett, 29 anos, que tinha efectuado 66, 67 e 67 pancadas, 15 abaixo do par do campo.

Fabrizio Zanotti  com o resultado que apurou na ronda final, passou de 10 para 19 pancadas abaixo do par do campo, tendo chegado ao topo da classificação após efectuar um birdie no 71º buraco, empatando com Lipsky.

Com o eagle que efectuou no buraco final – com a bola a 4,6 metros do buraco – Zantti deixou Lipsky com mais uma pancada, evitando assim o play-off.

Esta é a segunda vitória obtida por Zanotti no European Tour tendo em 2014 vencido o BMW International Open.

O vice-campeão do torneio foi o americano de Los Angeles, na California, David Lipsky, 28 anos, que apurou 68, 67, 68 e 67 pancadas, tendo, para tanto efectuado: 23 birdies; 44 pars; e, 5 bogeys.

A 3ª posição do torneio foi ocupada pelo austriaco Bernd Wiesberg que iniciou a sua prestação com 69 pancadas tendo, como referimos, efectuado na 2ª jornada 63 pancadas, resultado com que liderou o evento.

Nas rondas seguintes consumou 73 e 66 pancadas, resultados que o conduziram, com 17 pancadas abaixo do par, àquela classificação no evento.

No 4º lugar da competição classificou-se o francês Alexandre Levy, 26 anos, que bateu 69, 68, 67 e 68 pancadas, 16 abaixo do par do campo.

Willett, que na ronda final efectuou 73 pancadas, que obteve com: 4 birdies; 9 pars; e, 5 bogeys, viu-se remetido para o 5º lugar empatado, após ter liderado o evento no fim da terceira ronda como atrás referimos .

Os prémios atribuídos ao campeão Zanotti e ao vice-campeão Lipsky, tinham, respectivamente, os montantes seguintes: 461.689 euros e 307.789 euros.

Com estes valores convertidos em pontos (1€ = 1 ponto) Zanotti subiu ao 2º lugar da Corrida para o Dubai, onde apresenta um número de pontos igual ao montante do prémio que recebeu, sendo este o quarto torneio que efectuou na época, não tendo nos três anteriores que disputou passado os cuts.

O vice-campeão subiu, após a conversão do prémio recebido em pontos, da 26ª posição ao 4º lugar da Corrida para o Dubai, onde regista 429.136 pontos, obtidos nos cinco torneios que já disputou esta época.

Outros concorrentes que destacamos da classificação geral, obtiveram as posições e resultados indicados: Haotong Li – 5ºE/-15; Anirban Lahiri, Mike Lorenzo-Vera – 7ºE/-14; Sam Brazel, Tommy Fleetwood, Thongchai Jaidee – 12ºE/-9; Lee Westwood – 26ºE/-7; Pablo Larrazabal – 29ºE/-6; Peter Uhilein, Rafa Cabrera Bello – 34ºE/-5; Maximilian Kieffer, Chris Paisley, Andrew Dodt – 41ºE/-4; Lasse Jensen, Jorge Campillo – 55ºE/-1; Prom Meesawat – 59ºE/par.

Ricardo Melo Gouveia, 25 anos, não passou o cut ao consumar 75 e 71 pancadas, tendo produzido aqueles resultados, na primeira ronda com: 3 birdies; 11 pars; 2 bogeys; e, 2 double-bogeys; e, efectuando a marca atrás referida na segunda volta com: 4 birdies; 12 pars; um bogey; e, um double-bogey.

Este é o terceiro torneio consecutivo – dos quatro que já realizou esta época – em que Melo Gouveia não passou o cut, após ter disputado: o Commercial Bank Qatar Masters, em 29 de Janeiro; e, o Omega Dubai Desert Classic na semana passada.

Melo Gouveia encontra-se presentemente no 116º lugar na Corrida para o Dubai, onde regista 25.900 pontos.

Também não passaram o cut, dentre outros jogadores, os seguintes: Jeunghun Wang; Joakim Lagergreen; Paul Dunne; Thomas Aiken; Graeme Storm; David Drysdale; Benjamin Herbert; Kiradech Aphibarnrat; Nacho Elvira;e , Eduardo Molinari.

 

Voltar

 

Revised: 20-02-2017 .