Campeonato Nacional de Seniores

PAULA SAUDE E LEONEL NETO CAMPEÕES NA BELOURA

 

Ana Paula Saúde revalidou o título de campeã nacional de seniores, enquanto Leonel Neto somou o seu terceiro título no Campeonato Nacional de Seniores, para jogadores amadores com 50 ou mais anos, organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) no Pestana Golf Resort da Quinta da Beloura, no concelho de Sintra. 

A 31ª edição marcou um novo recorde de participantes, com 72 jogadores, 6 no torneio feminino (foram 3 em 2017) e 66 na prova masculina (39 no ano passado), e houve ainda a atribuição dos troféus aos vencedores de de Super Seniores (70 ou mais anos) a Manuel Broa, de Segundas Categorias (handicaps entre 4,4 e 11,4) a Leonel Neto e de Terceiras Categorias (a partir de 18,4 de handicap) a Fernando Sequeira.

Ana Paula Saúde mantém-se invencível numa competição em que se estreou no ano passado com um primeiro título, mas a jogadora do Club de Golf do Estoril sentiu muito mais dificuldades em revalidá-lo. Há um ano, em Miramar, liderava aos 18 buracos e bateu Benedita Mendes Ribeiro por 3 pancadas. Agora, na Beloura, triunfou pela margem mínima de 1 pancada sobre as suas companheiras de clube Graça Medina e Teresa Matta e na segunda volta teve de recuperar de um atraso de 4 pancadas. 

«Elas são boas jogadoras. Quando estão em campo tenho de dar o meu melhor e esperar que o dia não lhes corra bem para poder ganhar. Por uma pancada se ganha e por uma se deixa de ganhar», disse Ana Paula Saúde ao site especializado “Golftattoo”, depois de somar 162 pancadas, 18 acima do Par, com voltas de 83 e 79. Tanto Graça Medina (campeã sénior em 2010), como Teresa Matta (vencedora em 2013) agregaram voltas de 79 e 84. Ana Paula Saúde tem vindo a dominar os seus escalões nos últimos tempos, uma vez que, em abril tinha somado o seu 3º título no Nacional de Mid Amateurs, para jogadores com 30 ou mais anos. 

Se Ana Paula Saúde sucedeu-se a si própria no quadro de honra da prova, Leonel Neto viu o seu nome reaparecer depois do bicampeonato que tinha conquistado em 2010 e 2011. O jogador da “casa”, da Associação Clube de Golfe da Beloura, sagrou-se campeão nacional sem vencer a prova, pois o melhor foi o irlandês André Hogan, que reside em Lagos e representa do Onyria Palmares Beach & Golf Resort, com 147 pancadas, 3 acima do Par, apresentando cartões de 74 e 73. 

Neste contexto, o título de campeão nacional de seniores foi atribuído ao melhor português, no caso, Leonel Neto, com 150 (+6), após duas voltas de 75. 

«Concordo com o regulamento porque é um campeão nacional e por isso tem de ser um português, mas só soube que ia ser campeão quando a prova acabou e foi uma surpresa. De qualquer forma, o mérito é todo do senhor irlandês. Ele é que foi o melhor e jogou muito bem. Eu poderia ter ganho, joguei para isso, mas no primeiro dia “patei” muito mal. No segundo dia joguei melhor e cheguei a ficar a apenas 1 pancada dele até ao buraco 14, mas depois fiz 1 bogey no 15 e ele fez 2 birdies (14 e 15)», disse Leonel Neto ao Gabinete de Imprensa da FPG. 

O sucesso e o resultado de Leonel Neto é ainda mais elogioso por o novo campeão ter um handicap de 4,5, integrando, portanto, as Segundas Categorias. Aliás, se no palmarés da prova Leonel Neto sucede a José Sousa e Melo (que este ano não jogou), no que se refere às Segundas Categorias é herdeiro do sucesso de João Nuno Mendes Ribeiro, o vencedor de 2016 em Miramar (igualmente ausente). 

«Estou contente por vencer este torneio, embora já o tivesse ganho antes duas vezes, em campos diferentes, em Santo Estêvão e na Quinta do Peru, mas é claro que não posso ter a mesma satisfação das outras vitórias porque neste caso o jogador irlandês ficou à minha frente», acrescentou o jogador de 64 anos. 

As Terceiras Categorias foram ganhas por Fernando Sequeira, o 14º da classificação geral, com 162 (80+82), +18, o mesmo resultado do 13º, José Delgado. Fernando Sequeira, representante do ACP Golfe, sucedeu a Mário Casimiro Paiva (outro vencedor de 2016 que não participou em 2017). Nos Super Seniores o vencedor foi Manuel Broa, o 3º da classificação geral (e, por isso, também vice-campeão nacional de seniores), com 157 (84+73), +13, rendendo na lista de campeões a Mário Machado (50º este ano, com +38). 

Classificações completas em: http://portal.fpg.pt/web/guest/calendario-geral?p_p_id=8&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_8_month=4&_8_year=2017&_8_eventId=2518211

Press-Release
Gabinete de Imprensa da FPG
22 de Maio 2017

Voltar

 

 

Revised: 29-05-2017 .