F.P.G. ANUNCIA SELECÇÃO PARA O CAMPEONATO DO MUNDO

Press-Release

A Comissão de Campeonatos e Alta Competição da Federação Portuguesa de Golfe já escolheu os três jogadores que irão representar Portugal no Campeonato do Mundo por Equipas 2006, que se joga no final de Outubro na África do Sul, fazendo claramente uma aposta em golfistas que aspiram a uma carreira profissional na modalidade.

 

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) anunciou hoje os nomes dos três jogadores que foram escolhidos pela Comissão de Campeonatos e Alta Competição (CCAC) para integrarem a Selecção Nacional que irá participar no Campeonato do Mundo por Equipas, que se realiza entre 26 a 29 de Outubro próximo na Cidade do Cabo, Africa do Sul

 

Nuno Henriques (CG Santo da Serra), António Rosado (CG Vilamoura) e Pedro Figueiredo (CG Quinta do Peru) são os eleitos da FPG depois de considerada a intensidade competitiva, a média de pancadas e resultados obtidos nas diferentes participações nos quadros competitivos nacionais e internacionais, assiduidade nos estágios de preparação e aperfeiçoamento, bem como o processo de avaliação técnico, físico e psicológico.

 

Foi ainda levada em linha de conta o perfil etário de cada um dos membros seleccionados que, no entender da CCAC, são as melhores escolhas para assegurar a transição para um futuro no golfe profissional.

 

A Selecção Nacional terá Miguel Franco de Sousa (Oitavos Golfe) como capitão não-jogador e será ainda acompanhada pelo Treinador Nacional Sebastião Gil.

 

«Independentemente de ser uma equipa jovem, em que nenhum jogador tem mais de 21 anos, e portanto claramente uma aposta no futuro, achamos que levamos à África do Sul a melhor equipa do golfe amador português neste momento», disse Miguel Franco de Sousa, que é igualmente o Secretário Técnico da FPG. «Os resultados internacionais este ano destes três jogadores falam por si, e o nosso objectivo será melhorar a boa classificação obtida na última edição da prova [26º em 2004] », adiantou Franco de Sousa, que já capitaneou a Equipa Nacional por cinco vezes em Campeonatos da Europa de vários escalões.  

 

Nuno Henriques, que ganhou em Julho a Taça da Federação Portuguesa de Golfe, um dos ‘majors’ do golfe nacional, tem ainda como ‘highlight’ desta época a recente vitória no Campeonato Internacional Amador da República Checa. Estes dois triunfos, aliados a outros bons resultados, como o 29º lugar no Brabazon Trophy (Inglaterra) e o 15º no Internacional da Suiça, para além da sua juventude e de uma boa média de 1,03 pancadas acima do Par no conjunto das 35 voltas jogadas oficialmente em 2006, terão estado na base da sua selecção   

 

António Rosado, vice-campeão nacional absoluto, terá assegurado a sua presença no lote dos três eleitos com um sólido 16º lugar no Campeonato da Europa Individual, em Agosto. Com 21 anos, o jogador algarvio obteve esta época dois triunfos no Circuito Tranquilidade e foi 4º na Taça da FPG, para além de ter estado em destaque no estrangeiro, com um 20º lugar no Irish Amateur Open Championship e um 7º no Internacional da República Checa. O seu melhor ‘score’ este ano foram dois 66 (Quinta de Cima e Ribagolfe), seis abaixo do Par – a sua média anual é de 1,87 acima do Par em 40 voltas qualificáveis.

 

Por fim, Pedro Figueiredo, um jovem de apenas 15 anos mas que tem já créditos firmados no panorama do golfe amador europeu. A sua média de apenas +0,15 que o Par nas 52 voltas que jogou em 2006 mostram uma maturidade invulgar e explica a presença nos ¼ de final do Campeonato Internacional de Boys de França (sub-18) e nas meias-finais do Campeonato Internacional Júnior de Espanha (sub-21), bem como os 4ºs lugares no European Young Masters (sub-16) e no Internacional da Suiça e o 5º no Internacional da República Checa. Figueiredo, que, entre nós, ganhou o 4º torneio do Circuito Tranquilidade e chegou às meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto, foi ainda 18º classificado na Sherry Cup e 39º no Campeonato da Europa Individual. O jovem português recebeu ainda duas importantes distinções em 2006 ao conseguir a qualificação para a equipa europeia da Ryder Cup Júnior e ser seleccionado para a equipa da Europa Continental que defrontou a equipa da Ilhas Britânicas no Jacques Leglise Trophy (sub-18).

 

No último Campeonato do Mundo, jogado em 2004 em Porto Rico, a equipa vencedora do Eisenhower Thophy foi a dos Estados Unidos da América (407 pancadas), tendo Portugal ficado em 26º lugar, com 436 pancadas (aproveitam-se os dois melhores dos três resultados diários). 

 

Voltar  


 

Revised: 04-05-2007 .