Circuito Europeu de Homens -

LUCQUIN CAMPEÃO NA SUIÇA

 

Omega European Masters

Data: 4 a 7 de Setembro 2008
Campo: Crans-sur-Sierre Golf Club
Par : 71
Local : Crans-sur-Sierre; Suiça

Resultados

 

 

O francês Jean-François Lucquin, 29 anos, obteve a primeira vitória da sua carreira no Tour, ao derrotar com um birdie-putt, num segundo buraco de play-off, o natural da Irlanda do Norte, Rory McIlroy, 19 anos, após ambos terem concluído as voltas regulamentares com 13 pancadas abaixo do par do campo.

O francês, após ter perdido o seu cartão de acesso ao Tour em 2003, obteve o 23º lugar na Escola de Qualificação, tendo, desde 2004, conseguido manter-se no circuito principal.

No ano passado Lucquin classificou-se no 81º lugar da ordem de mérito, a sua melhor posição de sempre neste ranking.

Lucquin conseguiu este título – após 175 saídas no Tour – com resultados muito equilibrados, 68, 67, 69 e 67 pancadas, obtidas com: um eagle; 16 birdies; 50 pars; e, 5 bogeys.

Jean-François na última volta – para a qual arrancou com mais quatro pancadas que McIlroy – iniciou a mesma com um birdie, produziu de seguida seis pars e um birdie no buraco 8, vindo a concluir os front-nine com 34 pancadas, após ter efectuado um par no buraco 9.

Nos back-nine, Lucquin fez birdies nos dois primeiros e pars em todos os outros, chegando ao resultado de 13 pancadas abaixo do par do campo, marca com que igualou o score do jovem McIlroy.

Com o prémio de 333.330 euros, Lucquin subiu na ordem de mérito do 129º ao 44º lugar deste ranking, evitando assim o que mais temia este ano, o regresso à Escola de Qualificação.

O francês, com o prémio agora embolsado, totaliza ganhos na época no montante de 496.155 euros, obtidos em quinze dos vinte e cinco torneios que disputou esta temporada.

McIlroy que apurou nas rondas 63, 71, 66 e 71 pancadas, foi vítima da sua juventude, tendo sido tomado pelos nervos, que lhe ditaram logo no inicio da ronda final dois bogeys nos buracos 2 e 3, que o colocaram com uma pancada atrás do francês.

O irlandês conseguiu depois voltar à liderança com um birdie-putt de cerca de 6 metros, no buraco 15 e após dois pars, ofereceu ao seu oponente o play-off, ao concretizar um bogey no último buraco.

McIlroy, que ambicionava tornar-se o terceiro jogador mais jovem a conquistar um torneio do Tour, foi vítima desta ambição no play-off, onde mais uma vez mostrou a sua inexperiência.

McIlroy falhou um putt crucial, no segundo buraco do play-off ao pedir a Lucquin para jogar primeiro, o que benceficiou o francês, que tinha dois putts para concretizar o empate, a pouco mais de 5 metros do buraco.

Lucquin ganhou o buraco e o torneio e McIlroy não conseguiu o feito de ser o terceiro jogador mais jovem a obter um título no Tour, desde que, em 1976, seis dias mais novo que o espanhol, Seve Ballesteros, ganhou o Dutch Open, o primeiro dos 50 títulos que obteve no Tour.

McIlroy, com o prémio de 222.220 euros alcançou a 46ª posição na ordem de mérito, onde totaliza ganhos no total de 491.735 euros, obtidos em onze das vinte e cinco competições em que já participou esta temporada.

O 3º lugar do evento foi partilhado: pelo francês Cristien Cevaér; o suíço, Julie Clement; o nº 2 da ordem de mérito, o espanhol, Miguel Angel Jimenez;e, o escocês, Gary Orr; que concluíram as suas prestações com 12 pancadas abaixo do par do campo.

Os anteriores vencedores do torneio que participaram nesta ediçãodo mesmo, obtiveram as classificações e resultados seguintes: Brett Rumford (2007) – 23ºE/-5; e, Bradley Dredge (2006) – 55ºE/par.

Não passaram o cut os seguintes jogadores dentre outros: Anders Hansen; Alexander Noren; Jean Van de Velde; Gregory Havret; Darren Fichardt; Felipe Aguilar; Hennie Otto; Johan Edfors.

José Filipe Lima, como no ano passado,  não passou o cut tendo concretizado 74 e 75 pancadas.

Nos últimos onze torneios que jogou esta temporada, Lima apenas conseguiu passar o cut em dois – no British Open em que obteve o 70º lugar e no KLM Open em que se classificou na 50º posição.

No total das 23 provas que disputou esta temporada, José Filipe Lima apenas estendeu a sua actuação, ao fim de semana, por três vezes.

O luso-francês ocupa agora a 196ª posição na ordem de mérito, com 54.715 euros ganhos em prémios, longe, portanto, do 118º lugar, com o qual se poderia manter no Tour em 2009, sem necessitar de recorrer à Escola de Qualificação.

 

Voltar


 

Revised: 09-09-2008 .