37ª Ryder Cup -

EUA VENCEM RECUPERANDO A HONRA PERDIDA NAS TRÊS ÚLTIMAS EDIÇÕES

 

37ª Ryder Cup

Data:  19 a 21 de Setembro 2008
Campo: Valhalla Golf Club
Par : 72
Local : Louisville, Kentucky, EUA

Resultados
Resultados Individuais

 

A equipa americana com a margem de 5 pontos – 16 ½ / 11 ½  - derrotou a equipa europeia, após ter perdido as três últimas edições da prova e sofrido em 2004 e 2006, a pesada derrota de 18 ½ – 9 ½ pontos, impostos pelas equipas europeias então comandadas, respectivamente, pelo alemão Bernhard Langer e o galês Ian Woosnam.

Após as humilhações de 2002, 2004 e 2006 os golfistas americanos não podiam suportar novo fracasso, tendo por isso decidido alterar o esquema de selecção, ficando o capitão com o direito a escolher quatro jogadores (wild cards) em vez dos dois habituais.

E esta nova receita, serviu bem, face ao resultado agora obtido, tendo o capitão optado pela escolha dos jogadores abaixo referidos, que considerou em melhor forma para participar na equipa, que, este ano, não contou com Tiger Woods, por se encontrar a recuperar duma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo.

Assim, o capitão da equipa americana, Paul Azinger, 48 anos, incluiu na equipa: Steve Stricker; Hunter Mahan; J. B. Holmes; e, Chad Campbell, jogadores que tiveram boas pontuações, tendo o primeiro apurado 3 ½ pontos – o melhor resultado individual da equipa – tendo Stricker sido, o menos afortunado do grupo, apurando apenas ½ ponto nas três partidas que disputou.

O capitão da equipa europeia, Nick Faldo, 51 anos, com alguma surpresa geral, atribuiu wild cards aos ingleses Ian Poulter, 32 anos, e Paul Casey, 31 anos, jogadores que se apresentavam na 16ª e 22ª posições da ordem de mérito.

A surpresa foi maior, por Faldo ter optado por deixar de fora da contenda as figuras já lendárias da Ryder Cup, como sejam: o norte-irlandês, Darren Clarke; o irlandês, Paul McGinley; e, o escocês, Colin Montgomerie.

Monty, membro da equipa desde 1991 nunca tinha sido batido nos singulares.

McGinley tinha feito parte das três últimas equipas.

E, Darren Clarke, que desde 1997, tem participado sempre neste evento.

A imprensa irlandesa chegou mesmo a dizer, que Faldo ao escolher Poulter tinha cometido ‘a maior loucura de um capitão na história da Ryder Cup.

A escolha de Faldo no tocante a Ian Poulter foi acertada, uma vez que este averbou o maior número de pontos para a equipa, tendo obtido 4 pontos, nas cinco partidas que efectuou.

Já de Paul Casey não se poderá dizer o mesmo, se bem que, não esteja no grupo dos três piores jogadores, que registaram apenas ½ ponto, tendo Casey obtido nas três partidas em que participou, um ponto.

Outra nota não positiva foram os resultados apurados pelo trio Padraig Harrington, Sergio Garcia e Lee Westwood, que se encontravam, respectivamente, nas 4ª, 5ª e 12ª posições do ‘Official World Golf Ranking’ e que não conseguiram qualquer vitória nas partidas, tendo apurado em conjunto 7 derrotas e 5 empates.

Na equipa americana o jogador de quem mais se esperava, Phil Mickelson, 38 anos, obteve apenas dois pontos em cinco partidas.

A este propósito há que observar os resultados individuais dos membros de cada equipa.

O torneio desenrolou-se em três jornadas em que efectuaram 24 partidas, que se disputaram pela seguinte ordem e cujos scores podem ser apreciados em ‘Resultados’:
6ª feira manhã – 4 partidas de foursomes
6ª feira tarde – 4 partidas fourball
Sábado manhã – 4 partidas de foursomes
Sábado tarde – 4 partidas fourball
Domingo – 12 partidas de singles

Na primeira jornada de manhã a equipa americana venceu a europeia por 3 – 1 pontos, tendo o ponto europeu sido obtido, em dois empates nas partidas em que intervieram Padraig Harrington /Robert Karlsson vs Phil Mickelson/Anthony Kim e Lee Westwood/Sergio Garcia vs Kenny Perry/Jim Furyk.

No mesmo dia da parte da tarde, a equipa americana voltou a ganhar, tendo sido apurado nas partidas o resultado de 2 ½ - 1 ½.

Os pontos europeus foram concretizados com uma vitória de Ian Poulter/Justin Rose vs Steve Stricker/Bem Curtis (4&2) e um empate da dupla Lee Westwood/Sören Hansen vs J. B. Holmes/Boo Weekly.

A primeira jornada terminou com o total de 5 ½ - 2 ½ pontos, a favor da equipa americana.

Oliver Wilson No dia seguinte, sábado, na partida de foursomes, a Europa saiu vencedora, com 2 ½ - 1 ½ pontos, resultados obtidos com as vitórias dos pares, Ian Poulter/Justin Rose vs Stewart Cink/Chad Campbell (4&3) e Henrik Stenson/Oliver Wilson vs Phil Mickelson/Anthony Kim (2&1); e, um empate, apurado por Miguel Angel Jimenez/Graeme McDowell vs Junstin Leonard/Hunter Mahan.

Ao fim da manhã a equipa americana vencia por 7 – 5 pontos.

Na segunda jornada , da tarde, na partida de fourball, as equipas fecharam as suas prestações empatadas com 2 – 2 pontos, tendo a equipa europeia obtido o resultados com a vitória do duo Ian Poulter/Graeme McDowell vs Kenny Perry/Jim Furyk (1up), e um empate do par Sergio Garcia/Paul Casey vs Ben Curtis/Steve Stricker.

No fim de 6ª feira e sábado a equipa americana ganhava por 9 – 7 pontos.

Na jornada final, os singulares foram favoráveis aos americanos que obtiveram 7 ½ - 4 ½ pontos, com Robert Karlsson; Justin Rose; Graeme McDowell; e, Ian Poulter a conquistarem as partidas e Paul Casey a conseguir o empate.

Após esta última jornada, o total final fixava-se nos 16 ½ - 11 ½ pontos.

Este foi o melhor resultado obtido pela equipa americana desde que, em 1981, derrotou a equipa europeia no Walton Heath Golf Club, Surrey, Inglaterra.

A história da Taça; o formato do torneio; o campo onde se jogou; e os vencedores e resultados respectivos desde 1947, podem ser conhecidos fazendo o respectivo clique nas palavras sublinhadas.

A Ryder Cup 2010 será disputada de 1 a 3 de Outubro no The Celtic Manor Resort, Newport, País de Gales.

 

Voltar


 

Revised: 23-09-2008 .