1998 - PGA Marchandise Show
A 46ª Feira de Golfe abriu no passado fim de semana, em Orlando, onde foram apresentadas diversas novidades em tacos e bolas.
Muitos fabricantes, com a apresentação dos seus novos produtos, esperam no mínimo em 1999, combater a quebra geral de vendas verificada no ano findo, que se estima ter sido da ordem dos 10 a 15 por cento em relação a 1997.
Para muitos, esta situação era inevitável, desde que em 1996 o mercado começou a ser inundado com madeiras de campo e drivers fabricados com materiais metálicos que não se deterioram e foram sendo adquiridos nos últimos anos pela maioria dos jogadores, que as foram mantendo ciosamente como fonte mágica da melhoria do seu golfe.
O resultado começa a estar à vista: vendas a conta gotas; armazéns superlotados; preços a caírem e, consequentemente, margens ridículas.
Assim vai a industria, com a Goldwin Golf a fechar as portas e os grandes fabricantes, Taylor Made e Callaway com as existências empoladas, havendo mesmo já retalhistas americanos a vender, por exemplo, as Great Big Bertha a 199 dólares (cerca de 34 contos) a unidade, quando há bem pouco tempo eram vendidas a 450 dólares (cerca de 77 contos).
Como sempre, para confirmar a regra, a excepção foi a Orlimar que conseguiu um sucesso comercial com as suas madeiras de campo Trimetal, que se cifrou em vendas líquidas de 68 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de contos) mais 2 milhões que em 1997.
Para combater esta situação do mercado a industria reagiu fazendo apelo à inovação, nas madeiras, nos ferros e nas bolas.
Nas madeiras a Callaway, tinha já apresentado no fim do ano passado, as linhas Steel head e Hawk Eye, surgindo agora na Feira, com novos modelos, a Taylor Made, a Cobra, a Titleist e a Orlimar, para falarmos apenas em algumas marcas mais vendidas em Portugal.
A Taylor Made apresentou novos modelos de madeiras e ferros, com o nome Firesole, apresentando quer as madeiras quer os ferros, pesos, tipos de materiais e desenhos diferentes para cada loft de taco, e a que juntou um taco especial com o nome de "Rescue".
A Cobra apresentou um novo conjunto de ferros e madeiras utilizando a "back-weight technology" que transfere o centro de gravidade da face do taco para as costas do mesmo, o que torna mais fácil chegar ao impacto com a face alinhada com a bola.
A Cobra, que é leader do mercado feminino de tacos, apresentou uma nova linha de ferros e dois novos drivers.
Procurando ampliar a sua oferta a Orlimar apresentou um drive e um conjunto de ferros com o nome, já bem conhecido, Tri-Metal.
A Titleist, limitou-se a apresentar uma madeira de campo em conformidade com a sua linha de sucesso a, 975, nos drivers.
As grandes novidades em bolas vieram da Taylor Made e Cobra que se lançaram agora neste ramo da industria de golfe, que se estima representar cerca de 800 milhões de dólares (cerca de 138,4 milhões de contos) no mercado americano e 1,1 mil milhões de dólares (cerca de 190 milhões de contos) no mercado mundial e, onde todos os anos, surgem novos modelos tendo no ano passado sido submetidas à USGA, para aprovação, 1918 espécies de bolas.
A bola da Taylor Made, denominada Inergel, resultou dum trabalho de investigação de cerca de 10 anos, e é inteiramente fabricada em Cupolyner, um espécimen exclusivo, que permite conjugar a distancia com o controlo e suavidade oferecido pela balata.
A Cobra apresenta quatro modelos de bolas, três para homens e outro, com um núcleo mais leve, para senhoras. A serie tomou o nome Dista e destina-se a servir o jogador amador, isto é, sem pretensões de vir competir nos circuitos profissionais.
A outra grande novidade é o lançamento pela Nike duma bola fabricada pela Bridgestone, o que prenuncia uma verdadeira "guerra das bolas".
A Titleist com a Tour Prestige e Tour Balata; a Wilson com o novo modelo "Straight Distance"; a Maxfli com o modelo XS com o núcleo com uma maior concentração de borracha; a Dunlop com a Distance Precision, uma bola de 2 peças, em que o peso foi transferido do núcleo para a cobertura e com a Double Titanium Distance, com o titanium no núcleo e no revestimento exterior - são outras tantas novidades, em bolas, anunciadas em Orlando.
Opções de Retorno
-
Revista de Imprensa - Menu - Indice Geral
Portugalgolf
Tel: 309 906 452 Fax: 309 906 452
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2008. All rights reserved
Revised: 10-11-2000.