Revista de Imprensa

 

Então Boas Tacadas XXIX - O Golfe e a Promoção

Por, Fernando Nunes Pedro

 

Fernando Nunes PedroO tema dá que pensar. Quando me lembrei de escrever algo sobre a matéria, o meu pensamento esvoaçou, por alguns segundos, por uma infinidade de aspectos relativos ao marketing, à promoção, à publicidade, à fotografia, aos eventos, às relações públicas do golfe. Seria estultícia da minha parte analisar, em apenas um artigo, toda a problemática da promoção do golfe nacional. Vou tentar não ser prolixo. 

Recentemente, foi aprovado pelo Governo, o Plano Estratégico Nacional de Turismo – PENT – que está em plena execução. No seu ponto 1. o PENT refere-se a Produtos, Destinos e Pólos, com uma alínea focando a necessidade de “requalificação de destinos, com prioridade para o Algarve”. 

O PENT define ainda quais os 10 Produtos estratégicos do Turismo nacional e que são:

  1. Gastronomia e vinho.

  2. Touring cultural e paisagístico.

  3. Saúde e Bem-estar.

  4. Turismo da Natureza.

  5. MICE.

  6. Turismo residencial.

  7. City short-breaks.

  8. Golfe.

  9. Turismo náutico.

  10. Sol & Mar.

Curiosamente o Golfe tem a ver com quase todos os outros, de uma ou outra forma, excepto o Turismo náutico. 

O PENT engloba ainda um programa de grandes eventos de carácter internacional e, no que diz respeito ao golfe, aprovou um programa bastante interessante, a três anos, que inclui o “Portugal Masters” e que se jogará no Victoria em Vilamoura de 18 a 21 de Outubro deste ano. 

Até aqui tudo bem. 

A “requalificação dos destinos, com prioridade para o Algarve” deve estar a ser aplicada no heading “ALLGARVE”, que tem suscitado fortes críticas em especial de algumas individualidades políticas da região e que eu compreendo muito bem. Pessoalmente acho que o Algarve é, sem dúvida: “ O melhor destino de golfe do mundo, durante todo o ano”, mas lá não “cabe tudo”. Nem interessa que caiba. O Algarve é qualidade, não é massificação. Porque se é “all” é porque é tudo e…não é! A menos que seja publicidade enganosa. E isso de “all” é requalificar para baixo.  

Em termos de publicidade, com base em anúncios de imprensa que depois tem aplicação nos mais diversos suportes, desde a Internet até à afixação em autocarros ou out-doors, passando por todos os artigos below-the-line que compõem a publicidade ( brochuras, capas, sacos, mensagens, separatas, gadgets, etc.etc.) é que está o busílis. 

Recordo as duas campanhas anteriores de que fui bastante crítico e que tinham por base os seguintes headings: 

  • Warm by nature

  • Go deeper

 A campanha do “Warm by nature”do golfe, consistia numa fotografia base de praia onde um “eventual” profissional de golfe, com ar sorridente, segurava uma outra fotografia de um campo de golfe e tendo a tal frase por cima das suas partes pudendas. Poder-se-ia inferir que a) a recepção dos golfistas em Portugal era feita por profissionais de golfe, o que é falso e b) que o nosso país é um destino sexual embora algo vago. Bem sei que a análise é um pouco subjectiva ou tem algo a ver com a minha própria forma de estar no mundo, mas também sei que estou na “média” e que muita gente pensa como eu. Ou como o meu prezado leitor. O que é certo é que Portugal “ não é um destino de turismo sexual” e que não interessa ao país que alguém pense nisso, mesmo que remotamente.  

A campanha seguinte era a do “Go deeper” e dos oceanos. Também neste heading, uma vez mais os aspectos sexuais são quase explícitos – também não tenho nada contra isso – mas “quand même” – e, por outro lado, os “oceanos” e o Oceânico Atlântico em particular, na mente dos norte-europeus, é um mar encapelado de vagas alterosas, muito ventosas e frias. Creio que não interessa ao país passar esta imagem, nem mesmo para o “turismo náutico”. A aplicação deste “heading” e do conceito de oceanos acabou por ser utilizado num anúncio de imprensa de golfe, repito de golfe, em que no lado superior esquerdo estavam, quase que etereamente, dois indivíduos sentados à beira de uma piscina, com os dedos dos pés e as respectivas calosidades, em primeiro plano. Este anúncio foi publicado em dezenas de revistas e tinha mais duas versões tão espectaculares como esta, mas que me eximo de comentar.  

A actual campanha tem uma vez mais um conceptual de golfe que considero completamente errado. Tem por base um heading que diz : “energy source” e uma fotografia com um campo de golfe, um sand wedge e uma bola de golfe. Parece tudo bem? Vamos ver em pormenor:  

“Energy source” : acho que seria mais adequado usar como fonte de energia um “Drive”. Não vejo que o sand-wedge transmita à bola ou ao jogador uma especial energia. A menos que sejam como eu e tenham um sand-wedge atrás da porta do quarto,- o taco mais pesado do set de golfe,-  para me defender de algum infeliz larápio que se atreva a invadir a minha privacidade. A seguir, o sand-wedge está em cima de um tee no meio da relva de um fairway. Ora francamente, como é que um british vai levar a sério o golfe nacional quando a base da sua publicidade internacional tem um sand-wedge em cima de um tee? No way! Por outro lado o taco está direccionado para o leitor, i.e., não está virado para o lado do green. Aquela bola vai ser atirada na sua direcção. Atenção. É extremamente agressivo. Ah! Já me esquecia, pode ser que o autor da brincadeira pensasse que o leitor é um potencial larápio! E, finalmente, tudo isto tem uma dose elevada de “non sense à la Ionesco”. É que o bunker e o green para onde deve ser jogada a bola – aquela bola - está do outro lado, lá ao fundo.  

Três campanhas, três equipas de jovens copy e designers, mais inclinados para Cuba, Tailândia e Fortaleza, num caso; também vocacionados para a natação de alto-mar no segundo caso e energias sustentáveis e agressivas no último, que indiciam a criatividade de algum ambientalista mais descontente com esta coisas do golfe. 

Isto é no golfe! Uma simples modalidade desportiva, jogada pelas elites endinheiradas e pelo “jetset”! Imagino o que se faz em todas as outras modalidades mais a sério. Ou é para rir? 

Então, boas tacadas e já agora boas férias e…com muita natação!

Fernando Nunes Pedro
fnp-golfe@netcabo.pt

2 de Julho de 2007

 


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