Revista de Imprensa
Por, Hugo Ribeiro
O WWW.PORTUGALGOLF.PT PREPARA-SE PARA FORNECER UM SERVIÇO INOVADOR EM 2001
Clube de golfe no Ciberespaço
Com cinco anos de vida, o mais completo ‘site’ de golfe português não se mostra afectado pela recente crise na Internet e propõe melhorias, inclusive na secção dedicada ao Expresso BPI Corporate Golf Challenge
Numa altura em que as ‘DotComs’ de todo o Mundo atravessam uma recessão, torna-se imprescindível "apostar no cavalo certo" quando se investe na Internet. Em Portugal, no que ao golfe diz respeito, o ‘site’ www.portugalgolf.pt é aquele que se mostra melhor preparado para combater e ultrapassar a crise no sector.
Criado no segundo semestre de 1996 por Fernando Fragoso, o PortugalGolf transformou-se rapidamente de uma empresa familiar de três pessoas, com um orçamento de mil contos, num dos media especializados da modalidade de maior audiência no nosso país.
O ‘site’ é detido pela "Web Lab" em 60%, por Fernando Fragoso em 30% e por António Carmona Santos em 10%. Em 2000, registou números de audiência impressionantes, com 3.979.700 ‘hits’, 904.832 páginas visitadas e 155.005 visitantes. E em 2001 novos recordes serão estabelecidos, pois tem acolhido entre 21 mil e 25 mil visitantes.
De tudo um pouco
Com quatro mil páginas em formato html, o PortugalGolf é o mais completo repositório nacional de informação sobre golfe. Os temas vão desde a história e as regras da modalidade, até ao inventário extensivo de campos e clubes de golfe do país, passando por resultados de todos os torneios disputados, não só nacionais (da Federação Portuguesa de Golfe, da PGA Portugal e até alguns eventos sociais e comerciais), mas também os internacionais, principalmente os do PGA Tour (Estados Unidos) e do European Tour. Fernando Fragoso, o "pai" do ‘site’, afirma que a preocupação centrou-se em fornecer «o golfe desportivo, o golfe turístico e o golfe electrónico».
No golfe desportivo, deve sublinhar-se o facto de ser o parceiro de Internet do Expresso BPI Corporate Golf Challenge. «É um evento com mais de duas centenas e meia de equipas, com mais de um milhar de jogadores e uma enorme ressonância á escala nacional. No fundo, é o maior acontecimento golfistico amador em Portugal. Para a MediaGolf é importante ter um veículo de informação multimédia. Sem as limitações da Imprensa escrita, poderemos publicar as classificações completas e criar um álbum de imagens com todas as equipas participantes. Para além destas vantagens, é possível ter a informação disponível mal termine cada dia de prova. Do nosso lado, o ‘Corporate’ é uma excelente forma de tornar o nosso produto mais conhecido. Daí que sejamos também participantes e até nos qualificámos para a Final Nacional em 1999».
Ideal para estrangeiro ver
No golfe turístico, o PortugalGolf desempenha um papel ímpar no nosso país, pelo facto de «45% dos seus visitantes serem estrangeiros». No ‘site’, encontram toda a informação sobre os campos e os clubes nacionais, sobre o seu contexto geográfico, histórico e patrimonial, e sobre os equipamentos de lazer disponiveis. A partir deste ano, com o apoio de uma agência de viagens, passou a ser possível adquirir pacotes turísticos com viagem, alojamento, alimentação e prática do golfe incluídos.
No golfe electrónico, o PortugalGolf disponibiliza uma loja com venda de artigos a preços mais baixos do que no mercado off-line, uma área dedicada à compra e venda de artigos usados, uma secção de perguntas e respostas sobre regras e técnica, e em 2001 apresentará a novidade de um clube de golfe «para pessoas que não estejam ligadas a clubes, a colectividades corporativas ou a um campo específico, mas que precisam de um ‘handicap’ e de receber formação».
Estas inovações implicam um orçamento para 2001 de 30 mil contos e um "staff" de cerca de 15 pessoas, mas os projectos não ficam por aqui e existe já a ideia de fazer com que um ‘site’ que oferece texto, fotografias, gráficos e imagem animada , possa dentro de pouco tempo ser enriquecidos com som e vídeo: «noticiários, lições e cobertura ao vivo dos eventos».
Expresso 2 de Junho 2001
Opções de Retorno
- Recortes
de Imprensa - Menu -
Revista de Imprensa - Menu -
Indice Geral
Portugalgolf
Tel: 309 906 452 Fax: 309 906 452
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2008. All rights reserved