Revista de Imprensa

 

Os Dois Amores de Fernando Fragoso

 

Promover o desporto, o turismo e o comércio ligado ao golfe é o objectivo que Fernando Fragoso - actual vice-presidente da assembleia geral do Clube de Golfe dos Economistas e membro do conselho de honra do Belas Clube de Campo - se propõe atingir com o recém-lançado site, em www.portugalgolf.pt. Um projecto que envolveu, durante um ano, quatro pessoas e um investimento orçado em 5 mil contos.

Desmistificar a modalidade é imperativo, afirma. «A noção que se tem do golfe como algo ligado às elites já não corresponde à verdade. Pelo menos, em países como os Estados Unidos e o Japão, onde tanto a oferta de infraestruturas como os praticantes da modalidade registam um crescimento invulgar, tornando o golfe em algo generalizado, mas não banal.» Mas em Portugal «há poucos campos. Essa oferta diminuta (ainda que de qualidade) não é acessível a todos». Daí Fernando Fragoso acreditar que a aposta na «formação de jovens», a par da «banalização da informação sobre esta modalidade, cria, especialmente naqueles, uma "fome pelo golfe"». A isto acrescerá a necessidade de informação criada pelo «espectáculo».

Com este seu projecto - «ao nível de qualquer site americano do género» -, Fernando Fragoso pretende construir um produto «que corresponda à satisfação de necessidades internas e externas». Cá dentro, o objectivo é atrair os praticantes e apreciadores da modalidade - naturalmente, quantos mais se puder «angariar», melhor. E só golfistas federados são seis mil em Portugal. Um bom potencial.

Quanto à preocupação com o exterior, criou-se «uma base de dados que disponibiliza informação em Inglês e Alemão e que poderá atrair estrangeiros, possíveis investidores e fontes de capital». Os nórdicos, por exemplo, estão na mira, assim como os emigrantes portugueses.

O referido site (ver CyberValor da edição passada) contempla informação variada acerca dos campos e das suas características. Outro dos grandes destaques vai para as implicações turísticas. Tudo porque «o turismo é algo que sempre surge ligado ao golfe». Fernando Fragoso acrescenta ainda, a este respeito: «para que muitas mais infraestruturas turísticas se desenvolvam em torno do golfe é preciso, por exemplo, que muitos PDM (Plano Director Municipal) sejam aprovados.» À informação turística somam-se outras: a vida nocturna, o aluguer de automóveis, as agências de viagens, restaurantes, alojamentos…

Na área comercial, com uma «pro-shop» anunciada para Junho, Fernando Fragoso acredita poder vir a «entrar numa guerra de preços» com muitas lojas instaladas. A ver vamos. Por enquanto, sempre pode rumar a www.portugalgolf.pt.

 

Revista "Valor" nº 286 - 24 a 29 Abril 1997

 


Opções de Retorno
- Revista de Imprensa - Menu - Indice Geral


Portugalgolf
Tel: 309 906 452 Fax: 309 906 452
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2008. All rights reserved

Revised: 09-11-2000.