Revista de Imprensa

 

O golfe em WWW

Por, Hermínia Saraiva

 

Divulgar o golfe, fornecer informações sobre circuitos e torneios, ligar o turismo á pratica deste desporto e comercializar tudo aquilo que o golfista possa precisar são os objectivos de www.portugalgolf.pt.
 

O site PortugalGolf não podia ter nascido pela mão de outra pessoa que não Fernando Fragoso, economista, consultor de Sistemas de Informação e Comunicação de Empresas. O responsável por este projecto esteve ligado ao mundo da informática desde 1960, é praticante de golfe há cerca de 20 anos, foi presidente do Lisbon Sports Club e do Clube de Golfe dos Economistas.

O site arrancou «um pouco por carolice», diz Fernando Fragoso, e três anos depois é o maior site de golfe em língua portuguesa, constituído por cerca de três mil páginas. Em Julho de 1998, o site recebeu cerca de 2500 cibernautas, no passado mês de Março esse número situava-se já nos 8600 visitantes o que, feitas as contas, corresponde à visualização de aproximadamente 50 mil páginas/Mês. Isto num país em que os praticantes inscritos na Federação Portuguesa de Golfe «são pouco mais de seis mil».

O site encontra-se estruturado em três partes interligadas entre si. Uma primeira secção destina-se «sobretudo àquelas pessoas que se interessam e se servem do golfe para fazer turismo», diz Fernando Fragoso. Considerando a prática deste desporto como ponto de partida, os utilizadores do PortugalGolf têm acesso a um conjunto de informações que vão desde indicações sobre a localização de campos no território nacional, alojamentos, actividades culturais, restauração e agências de viagens. Das três secções, esta é a que está mais vocacionada para o público estrangeiro, sendo também a que mais justifica o facto do site estar disponível em três línguas: português, inglês e alemão. Segundo dados fornecidos por Fernando Fragoso, cerca de 60% dos visitantes do site são portugueses, os restantes são oriundos dos Estados Unidos, Alemanha e países Nórdicos.

Paralelamente, existe uma forte componente de informação desportiva, com os calendários dos circuitos (nacionais e estrangeiros) e torneios que os integram, bem como os resultados. E são estas informações as que levam, segundo Fernando Fragoso, mais pessoas a visitarem o site. Para os incondicionais do golfe estão também disponíveis as datas e horários de transmissões da Sky Sports e da CNBC.

Consultório de Golfe

Por fim, temos a vertente de comercio electrónico. Aquilo que começou por ser apenas uma livraria, transformou-se, em Fevereiro, numa verdadeira loja. Aqui os cibernautas podem encontrar uma série de «artigos seleccionados, entre as melhores marcas» distribuídas em Portugal. Drivers, ferros, sacos, sapatos, luvas e vídeos, ou seja, todo aquilo que um jogador precisa. A expedição de produtos só é feita em território nacional. Fernando Fragoso faz um balanço positivo das vendas da livraria, mas ainda não possui dados que possam avaliar o sucesso, ou não, das vendas da loja, aberta em Fevereiro de 99. Pela sua experiência, calcula que apenas dentro de seis meses, tempo necessário à fidelização de cliente, poderá avaliar a performance da loja, Tal como acontece em outros casos, a comercialização de artigos foi uma forma encontrada para diminuir a dependência nas receitas publicitárias. Em projecto está a criação de uma «bolsa de compra e venda de artigos usados», bem como a comercialização de Tours turísticos ligados ao golfe.

Outra das vertentes, que comprova a interactividade do site, é a existência de um Consultório de Regras de Golfe, onde os utilizadores podem colocar as suas questões, que serão respondidas por José António Moreira, árbitro internacional e representante da European

 

Revista "Valor" nº 394 - 20 a 26 de Maio 1999

 


Opções de Retorno
- Revista de Imprensa - Menu - Indice Geral


Portugalgolf
Tel: 309 906 452 Fax: 309 906 452
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2008. All rights reserved

Revised: 09-11-2000.