F.P.G.

HANDICAPS PITCH AND PUTT

1. INTRODUÇÃO

O surgimento em Portugal do Pitch&Putt (P&P) como variante do Golfe e a  sua integração na Federação Portuguesa de Golfe (FPG) obriga a vários  reajustamentos regulamentares autónomos, sem perder da vista uma unidade que obrigará à integração supletiva nas normas e regulamentos da modalidade mãe.

Assim sucede com o Regulamento de Handicap Pitch&Putt (HPP), que consta do articulado que se segue, sendo supletivamente integrado, em tudo o que não esteja nele estipulado, pelo “Sistema de Handicap EGA” (SHE) adoptado pela FPG.

Sendo as diferenças de comprimento dos buracos de campo para campo muito pequenas bem como do diâmetro dos greens, qualquer classificação dos campos à luz do “USGA Course Rating System” não teria significado.

Acresce nem sequer ser a classificação permitida, dada a inexistência dum buraco onde fosse possível executar uma pancada de mais de 250 jardas, como é requerido.

Tal como no SHE, é pressuposto deste Regulamento de que cada jogador pretende tentar fazer o melhor resultado possível em cada buraco de cada volta que jogue e que registe e comunique o maior número possível de Resultados Válidos.

Sendo este o primeiro Regulamento de HPP elaborado em Portugal, onde a modalidade agora começa a ser praticada, terá um período experimental de um ano, em que a prática ditará as alterações que se afigurem necessárias.

Ao fim de um ano, e independentemente de ajustes intercalares que possam ser feitos, o HPP será revisto.

2. DEFINIÇÕES

2.1 Clube Filiado

É um Clube de Pitch & Putt filiado na FPG

2.2 Handicap Exacto

Representa a capacidade de um jogador jogar uma volta de 18 buracos de P&P.

É calculado de acordo com este Regulamento e representado por um número com uma casa decimal.

2.3 Handicap de Jogo

É o número de pancadas que um jogador deve receber ao efectuar uma partida de P&P e corresponde ao Handicap Exacto arredondado ao número inteiro mais próximo. (Handicap 0,5 arredonda para 1 e Handicap plus” -0,5 arredonda para 0)

2.4 Categorias de Handicap

Os Handicaps Exactos dividem-se em 3 categorias:

1ª. Até 5,4
2ª. Entre 5,5 e 13,4
3ª. Superior a 13,4

2.5 Condições de Handicap

As condições requeridas para que um resultado seja considerado para efeitos de handicap são as seguintes:

- Volta realizada num campo medido, que nos 18 buracos tenha comprimento máximo de 1200 metros;

- Cada buraco tenha o comprimento máximo de 90 metros, medidos do centro do ponto de partida ao centro do green;

- A pancada de saída ser efectuada em relva ou em superfície artificial, usando ou não um tee;

- Serem os greens construídos em relva ou superfície artificial;

- A volta ser realizada ao abrigo das Regras de Golfe e das Regras do Estatuto de Amador aprovadas pelo R&A Rules Limited exceptuando as adaptações relativas à permissão de recurso a superfícies artificiais e limitação do número de ferros;

- Ser jogada na modalidade de Jogo por pancadas;

- O resultado ser registado por um Marcador.

2.6 Clube de Filiação

É o Clube de P&P filiado na FPG, através do qual o Jogador é federado e, como tal, portador da licença desportiva de P&P da FPG .

2.7 Resultado válido

É qualquer resultado obtido numa Competição Válida

2.8 Competição Válida

É qualquer competição organizada e considerada como tal por um Clube Filiado em que prevaleçam as Condições de Handicap.

3. OBTENÇÃO DE HANDICAP

O Handicap Exacto P&P máximo é 21,0

Um handicap P&P pode ser obtido duma das seguintes formas:

a) Por observação em jogo, feita pelo profissional do Clube Filiado, caso se trate de jogador possuidor de handicap EGA;

b) Pelo melhor dos resultados Stableford calculados com base no handicap de Jogo máximo, registados em três cartões de jogo feitos em Condições de Handicap e marcados por jogador que possua Handicap EGA ou P&P.

O valor do Handicap P&P atribuído será calculado pela seguinte fórmula:

1º. Hcp Exacto P&P = 21 – (Melhor Resultado Stableford – 36)

4. ALTERAÇÃO DO HANDICAP

4.1 Por Resultados Válidos

Por cada Resultado Válido o Handicap Exacto é ajustado da seguinte forma:

4.2 Por observação da Comissão de Handicaps

Sempre que a Comissão de Handicap do Clube de Filiação do jogador considerar que o seu Handicap Exacto não reflecte a sua actual capacidade de jogo tem que, considerando toda a informação disponível sobre a capacidade de jogo do jogador, subir ou baixar o seu Handicap Exacto num mínimo de uma pancada até ao valor que achar correcto.

5. CADUCIDADE DE HANDICAP

O Handicap caduca quando o jogador não entregar pelo menos 4 Resultados Válidos por cada ano civil, de forma a fornecer à sua Autoridade de Handicap a informação necessária sobre a sua habilidade de jogo.

6. REGULAMENTAÇÃO SUPLETIVA

A todos os aspectos que não especificamente incluídos neste Regulamento aplica-se o Sistema de Handicap EGA na sua versão oficial em vigor para Portugal.

7. RESPONSABILIDADE

Compete à Comissão de P&P garantir a observância, por parte dos Clubes de P&P, do estipulado neste Regulamento, sob o controlo da Comissão de Handicap e Course Rating da FPG.

Regulamento aprovado na reunião de Direcção nº 412, de 15/09/2009

Fonte: Federação Portuguesa de Golfe
 

 

 

Sites


 





Revised: 09-07-2019 .