Federação Portuguesa de Golfe

Terceira etapa do Drive Tour levou muita emoção ao Ribagolfe

O Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens teve hoje a jornada de conclusão do seu terceiro torneio, com as competições a decorrerem nos percursos “Lakes” e “Oaks” do Ribagolfe. Duas das provas (Sub-18 e Sub-12 Masculinos) foram decididas apenas em “Play-Off” e houve quem ganhasse pela primeira vez no Circuito, quem tenha conseguido bisar e até houve dois tri-campeões.

 

Maria Francisca Salgado (Quinta do Peru), nos Sub-14 Femininos, e Francisca Rocha (Oporto), nos Sub-16 Femininos, venceram pela primeira vez no Drive Tour 2022.

Depois, nada menos de quatro golfistas venceram o segundo torneio este ano – Os irmãos Afonso e Ana da Costa Rodrigues (ambos de Miramar e a competirem em Sub-18), Daniel Riu Vazquez (Tavira, Sub-14) e Francisca Ferreira da Costa (Miramar, Sub-12).

Ainda melhor conseguiram Francisco Reis (Orizonte, Sub-12) e Rodrigo Marques Santos (Quinta do Peru, Sub-16), que obtiveram no Ribagolfe o seu terceiro triunfo do ano.

Para além da classificação “Gross”, houve igualmente lugar à atribuição de Prémio aos primeiros em “Medal Net”, o que proporcionou a consagração a representantes de Oporto, Boavista, Millenium BCP, Quinta do Peru, CityNorte, Belas, Vila Sol e Miramar.

No escalão de Sub-18 Masculinos, houve uma alteração na liderança de ontem para hoje, com Afonso da Costa Rodrigues (Miramar), que terminou as duas voltas de ontem na segunda posição “ex-aqueo” e a duas pancadas de João Miguel Pereira (Aroeira) a chegar à vitória depois de ambos os jogadores terminarem o torneio com o mesmo agregado de 229 pancadas (+13). O título foi conquistado num “Play-Off”, ao segundo buraco do desempate (jogado no buraco 18 do Ribagolfe Lakes), com Afonso da Costa Rodrigues a vencer com um “Bogey”. O jogador de Miramar repetiu assim o triunfo do torneio anterior, enquanto o vencedor da primeira etapa, Pedro Sousa Machado (Oporto) ficou na quarta posição. Gonçalo Mendes (Oporto) ganhou em “Medal Net”.

No escalão de Sub-18 Feminino Ana da Costa Rodrigues, de Miramar, venceu de forma inequívoca, repetindo o êxito alcançado na etapa anterior, no Oporto Golf Club e fazendo hoje uma volta espetacular, batendo o PAR do Ribagolfe Lakes por duas pancadas. Totalizou 222 (77+75+70, +6), enquanto Luciana Reis (Miramar) ficou na segunda posição, com 254 (89+82+83, +38). O triunfo na classificação “Net” pertenceu a Marianna Ball (Boavista).

Em Sub-16 Masculinos Rodrigo Marques Santos (Quinta do Peru), que já comandava no dia de ontem, acabou mesmo por vencer e fez o “pleno” no Drive Tour 2022, juntando o triunfo no Ribagolfe Lakes aos dois torneios anteriores. Mas a sua vitória foi conseguida pela margem mínima, depois de uma terceira volta em que fez 80 pancadas e foi suplantado por cinco outros jogadores deste escalão. O seu resultado final foi de 234 pancadas (77+77+80, +18), enquanto o segundo classificado, António Teixeira e Costa (Aroeira) fez 235 (78+82+75, +19), com um “hole-in-one” no buraco 5 da sua segunda volta, e o terceiro, Diogo Silva Pinto Rocha (Miramar), fez 236 (76+82+78, +20). Em “Medal Net” ganhou Sebastião Cadete (Millennium BCP).

Na competição feminina de Sub-16 Francisca Rocha não deu hipóteses às suas adversárias, alargando a vantagem de 9 pancadas de que dispunha no final das duas voltas de ontem para o dobro. Venceu com um agregado de 235 pancadas (76+82+77, +19), com a segunda classificada, Rafaela Pinto (Quinta do Peru), a somar 253 (85+91+77, +37) e a vencer na modalidade “Medal Net”. Inês Belchior (Quinta do Peru), que ganhou os dois torneios anteriores, desta feita não conseguir fazer melhor do que a terceira posição, com um total de 254 pancadas (80+87+87, +38).

O escalão de Sub-14 Masculinos, que no final da volta de ontem tinha quatro jogadores na coliderança, foi conquistado por Daniel Riu Vazquez (Tavira), que repetiu o triunfo da etapa anterior. Vasquez fez um total de 152 pancadas (77+75, +8), menos uma pancada do que Bernardo Tito Martins (Santo Estêvão) (77+76, +9), que tinha arrecadado o título no primeiro torneio do Drive Tour. António Pedro Frade (CityNorte) ganhou em “Medal Net.

Nos Sub-14 Femininos, Maria Francisca Salgado (Quinta do Peru) obteve a sua primeira vitória no Circuito em 2022, juntando uma volta de 80 pancadas às 77 de ontem. Amélia Gabin (Quinta do Lago), que tinha vencido as duas etapas anteriores, ficou na segunda posição, a 14 pancadas da vencedora. Carolina Gaspar (Belas) foi 3ª Gross e ganhou em “Net”.

Nos Sub-12 Rapazes o empate na liderança entre Francisco Reis (Orizonte) e Brooks Barker (Vilamoura) que se verificava no final do dia de ontem foi desfeito a favor de Francisco Reis, que conseguiu o terceiro título no Tour mas apenas depois da disputa de um “Play-Off”. O representante do Orizonte fez 155 pancadas (79+76, +11), tantas quantas as obtidas por Martim Pinto Johansen (Vilamoura), que fez voltas de 80 e 75. Foi necessário disputar quatro buracos de “Play-Off” (os três primeiros no buraco 9 do Ribagolfe Oaks e o quarto e decisivo no buraco 18, onde Francisco Reis venceu fazendo PAR).

Brooks Barker desceu para a quinta posição, depois de hoje ter assinado um cartão com 86 pancadas. Na classificação de “Medal Net” o vencedor foi Arthur Fischer (Vila Sol).

Nos Sub-12 Femininos, onde se tinha registado muito equilíbrio durante o dia de ontem, a então líder Francisca Ferreira da Costa, de Miramar, voltou a fazer a melhor volta, acabando por se sagrar vencedora, com um total de 198 pancadas (+54), cinco menos do que Eva Silva (Oporto) e menos seis do que Camila Pazos (Miramar), que foi a vencedora em “Medal Net”. Francisca Ferreira da Costa já tinha ganho o torneio anterior do Circuito, que teve lugar precisamente em Miramar. A vencedora da primeira prova, na Amendoeira, foi Margarida Alves (Miramar), que desta feita terminou na quarta posição.

No Ribagolfe Lakes teve ainda lugar uma prova de Sub-24, que contou com 14 jogadores e duas jogadoras, não pontuável para o Ranking do Drive Tour mas com os seus resultados a serem contabilizados para o WAGR – World Amateur Golf Ranking.

Nesta prova Jamie Mann (Vilamoura) repetiu hoje a proeza da primeira volta de ontem, ao completar a volta em 71 pancadas (-1). Terminou com um total de 214 pancadas (71+72+71, -2), com uma margem significativa sobre Hugo Camelo Ferreira (Miramar) e Vasco Carreira Alves (Oporto), que ficaram na segunda posição “ex-aqueo”, com 231 pancadas (+15). O vencedor em “Medal Net” foi o golfista da Quinta do Perú, André Nunes.

O próximo torneio do Drive Tour joga-se no Santo Estêvão Golfe, entre 15 e 17 de Julho. Seguem-se competições na Estela (27 e 28 de Agosto) e Quinta do Vale (8 e 9 de Outubro).

A Final Nacional do Campeonato Nacional de Jovens, com a presença dos jogadores com melhor pontuação nos Rankings do Drive Tour, tem lugar no Montado, a 12 e 13 de Novembro.

 

Press-Release
FPG
16 de Maio 2022

Voltar

 

Revised: 16-05-2022 .