CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS - CAROLINA CATANHO TETRACAMPEÃ DE SUB-16

PRESS-RELEASE

Carolina Catanho conquistou o seu quarto título no escalão de Sub-16, tornando-se na única tetracampeã do Campeonato Nacional de Jovens, a competição de quatro escalões etários, em ambos os sexos, que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou esta semana no Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim. A jogadora do Santo da Serra bateu na final Clara Osório, da Quinta da Barca, por um esmagador resultado de 8/6 e considerou o torneio «um bom treino», tendo em vista o seu próximo objectivo, «a Taça Federação», que a FPG vai realizar na próxima semana no Belas Clube de Campo.

Carolina Catanho não foi, no entanto, a única jogadora (ou jogador) a defender um título, uma vez que a sua colega de clube, Lara Vieira, revalidou o título de Sub-18, ao impor-se na final a Carla Cruz, do Estoril, por 3/2. Curiosamente, tratou-se de uma repetição da final do Campeonato Nacional Absoluto/Ford, já então ganha pela golfista madeirense, no Palmares Golf.

O outro tricampeão foi José Folhadela Furtado, que juntou este título ao obtido no ano passado no Aroeira-II, já nessa altura em Sub-16, depois de ter sido igualmente campeão nacional de Sub-14. O representante do Oporto Golf Club superiorizou-se a Albino Ramos, do Amarante Golfe Clube, por 2Up, numa final bastante equilibrada. «Foi bom ganhar porque estive parado um mês por causa de uma lesão num ombro e só regressei há quatro semanas», rejubilou Folhadela Furtado.

A surpresa foi o segundo lugar de Pedro Figueiredo, num ano em que tentava o tricampeonato de Sub-12. Num escalão em que a competição se disputa unicamente em ‘stroke-play’, o jogador da Quinta do Perú fez 165 pancadas, mas foi superado por Ricardo Melo Gouveia, de Vilamoura, que assinou 158 pancadas. «Foi uma vitória importante, até porque bati o Pedro Figueiredo – disse o algarvio – embora eu tenha aproveitado o facto de ele ter jogado mal».

Na vertente feminina, Joana Silva Pinto, da Quinta do Fojo, foi a melhor, com 201 pancadas, seguida de Marta Vasconcelos, do Oporto Golf Club, com 221. A nova campeã confessou que sonha «jogar um dia como a Patrícia Brito e Cunha», a sua treinadora e também a treinadora das selecções nacionais femininas. Em Sub-14, Isabel Silva, de Amarante, ganhou na final a Ana Furtado, da Quinta do Fojo, por 14/13, o resultado mais desequilibrado deste Campeonato Nacional de Jovens. «Foi um triunfo disputado em família, pois a Ana é minha prima», brincou Isabel Silva. 

No sector masculino, Gonçalo Brito, do Santo da Serra, desfeiteou na final de Sub-14 Daniel Silva, do Clube de Golfe de Vilamoura, por 2Up, mas na final de Sub-18, Vilamoura conseguiu o seu segundo título, graças ao sucesso de António Rosado sobre Salvador Castro, da Quinta do Perú, por 8/7. «O facto de ultimamente ter jogado algumas vezes com o antónio Sobrinho ajudou, pois tenho aprendido muito com ele», comentou António Rosado, o vencedor do Circuito Drive da FPG em 2001.

Os resultados mais importantes do Campeonato Nacional de Jovens de 2002 foram os seguintes, com destaque para o facto do Clube de Golfe do Santo da Serra ter sido o que mais títulos levou para casa (3):

 

Sub-12

1º Ricardo Melo Gouveia (Vilamoura), 158 pancadas.

2º Pedro Figueiredo (Quinta do Perú), 165 pancadas.

1ª Joana Silva Pinto (Quinta do Fojo), 201 pancadas.

2ª Marta Vasconcelos (Oporto Golf Club), 221 pancadas.

 

Sub-14

Final: Gonçalo Brito (Santo da Serra)-Daniel Silva (Vilamoura), 2Up.

Final: Isabel Silva (Amarante)-Ana Furtado (Quinta do Fojo), 14/13.

 

Sub-16

Final: José Folhadela Furtado (Oporto Golf Club)-Albino Ramos (Amarante), 2Up.

Final: Carolina Catanho (Santo da Serra)-Clara Osório (Quinta da Barca), 8/6.

 

Sub-18

Final: António Rosado (Vilamoura)-Salvador Castro (Quinta do Perú), 8/7.

Final: Lara Vieira (Santo da Serra)-Carla Cruz (Estoril), 3/2.

Voltar   


Portugalgolf
Tel: 351 213965410 Fax: 351 213965410
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2004. All rights reserved

Revised: 12-09-2002 .