Notícias Circuito Europeu de Homens
 

 

Solheim Cup - VITÓRIA RETUMBANTE DA EQUIPA EUROPEIA

 

Solheim Cup

Data: 12 a 14 de Setembro 2003
Campo : Barsebäck Golf & CC
Par : 72
Local : Malmo, Suécia

Resultados

A equipa europeia derrotou a americana por 17.5 – 10.5 recuperando a Taça que havia sido ganha em 2002 pelas americanas na Interlachen Country Club, em Edina, Minnesotta, EUA. 

Equipa europeia Solheim Cup 2003

A margem de 7.5 pontos obtida pela Europa é a maior de sempre da história deste evento, que começou a ser disputado em 1990. 

No mapa de resultados seguinte apresentam-se os locais onde este trofeu foi disputado, os vencedores, e as margens de pontos obtidos por aqueles em cada evento. 

Ano

Local

Resultado

Pontos
2002 Interlachen Country Club, Minnesotta U.S. 15 ½, Europa 12 ½ 3
2000 Loch Lomond, Escócia Europa 14 ½, U.S. 11 ½ 3
1998 Muirfield Village, Dublin, Ohio U.S. 16, Europa 12 4
1996 Marriott St. Pierre Hotel G&CC, St. Pierre, País Gales U.S. 17, Europa 11 6
1994 The Greenbrier, White Sulphur Springs, West Virginia U.S. 13, Europa 7 6
1992 Dalmahoy Hotel G&CC, Edinburgh, Escócia Europa 11½ U.S. 6½ 5
1990 Lake Nona Golf Club, Orlando, Florida U.S. 11½ Europa 4½ 7

Os torneios foram inicialmente disputados nos anos pares, tendo a partir deste ano sido mudados para os anos impares para que estes não se realizem nos mesmos anos da Ryder Cup, que entretanto foram também mudados devido aos trágicos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001. 

O torneio disputou-se em 28 partidas que se realizaram em três dias, sendo as partidas das primeiras jornadas jogadas em pares - quatro partidas, de manhã, em foursomes, e outras quatro em fourball, realizadas à tarde – e as doze do último dia jogadas em singulares. 

A cada vitória era atribuída 1 ponto, sendo no caso de empate distribuído 0.5 a cada lado das equipas. 

Á equipa que defendia o título bastava apurar 14 pontos para reter o trofeu, tendo a outra, neste caso a europeia, de apurar um mínimo de 14.5 para “levar” o trofeu. Catrin Nilsmark e Patty Sheahan

As equipas que intervieram este ano no evento foram capitaneadas pela sueca Catrin Nilsmark e pela americana Patty Sheahan. Angela Stanford

A equipa americana que disputou o evento, era praticamente a mesma da edição anterior, tendo apenas contado com a participação das estreantes Angela Stanford e Haether Bowie – que substituíram Emilee Klein e Pat Hurst. 

A capitã foi muito criticada por ter dado os wild cards a Bowie e Kelli Kuehne por a primeira nunca ter ganho qualquer evento do LPGA e a segunda por não ter obtido um único triunfo nos últimos quatro anos e ter saído derrotada em todas as partidas que disputou na Solheim do ano passado. 

Os resultados obtidos em cada partida podem ser conhecidos em Resultados, pelo que de seguida apenas apresentamos os resumos por modalidades, em cada dia: 

Jornadas

6ª feira

Sábado

Domingo

 

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

Foursomes

E- 3.5
A – 0,5

 

E – 3.0
A – 1.0

 

 

Fourball

 

E – 1.0
A – 3.0

 

E – 2.0
A – 2.0

 

Singulares

 

 

 

 

E – 8.0
A – 4.0

Totais da jornada

 

E – 4.5
A – 3.5

 

E – 5.0
A – 3.0

E – 8.0
A – 4.0

Totais acumulados

 

 E – 7.5
A – 4.5

 

E – 9.5
A – 6.5

E – 17.5
A - 10.5

O torneio considerou-se concluído quando a equipa europeia atingiu os 14,.5 pontos, tendo sido por isso suspensas cinco partidas e atribuídos três pontos à Europa e dois aos EUA. 

Como se observa no quadro acima a equipa europeia dominou o evento do princípio ao fim, tendo o torneio sido dado como concluído quando Annika Sörenstam derrotou a estreante Angela Stanford por 3&2, e Catriona Matthew ter derrotado, alguns momentos depois, Rosie Jones por 3&1. 

Annika Sörenstam Sörenstam foi mais uma vez a grande vedeta do torneio, muito apoiada pelo público do seu país, conseguiu concretizar 4 pontos nas cinco partidas em que participou, tendo apenas perdido o jogo de fourball – que teve como parceira Carin Koch – contra o duo Juli Inkster / Beth Daniel. 

Sörenstam guardará, certamente, para sempre  na sua memória esta época de 2003, em que atingiu o pico da glória, ao concretizar todas as suas ambições: ser a primeira mulher, nos últimos 58 anos, a disputar um torneio no PGA Tour; completar o “Grand Slam”, com vitórias no LPGA Championship e no Women’s British Open; e, agora, a sua espectacular exibição na Solheim Cup. Catriona Matthew

A escocesa Catriona Matthew e a norueguesa Suzann Pettersen foram as outras grandes heroinas do evento, tendo a primeira apurado 4.5 pontos e a segunda 4.0 pontos Suzann peterssen

Pettersen obteve quatro vitórias nos torneios de pares, uma vez que, a sua partida de singulares contra Cristie Kerr não chegou ao fim, por ter sido suspensa quando foi conhecida a vitória da equipa europeia. 

Outras jogadoras dignas de nota especial foram as escocesas Janice Moodie e Sophie Gustafson que obtiveram, a primeira 3 vitórias e um empate e a segunda 3 vitórias e duas derrotas. 

Beth Daniel A equipa americana esteve na generalidade longe do seu melhor, tendo apenas sobressaído do conjunto as veteranas Beth Daniel e Juli Inkster, com três vitórias, havendo mesmo cinco jogadoras que só averbaram derrotas, três das consagradas – Meg Mallon, Wendy Ward e Laura Diaz – e, duas debutantes – Angela Stanford e Heather Bowie (Wild Card). 

Os EUA estão agora, pela primeira vez, sem qualquer das Cups na sua mão uma vez que a Ryder Cup foi ganha, no ano passado, em Belfry, em Inglaterra, pelos europeus. 

A próxima Solheim Cup disputa-se em 2005, em Croaked Stich, Indiana, EUA o que augura uma vitória para a equipa americana uma vez que esta nunca perdeu este trofeu no seu país.

Voltar


 

Revised: 18-09-2003 .