Circuito Europeu de Homens

WESTWOOD VENCEU O TORNEIO EM SUN CITY ULTRAPASSANDO GARCIA NA ÚLTIMA VOLTA DO NEDBANK

Nedbank Golf Challenge hosted by Gary Player

Data: 8 a 11 de Novembro de 2018

Campo: Gary Player Country Club

Par:  72

Local : Sun City, África do Sul

Resultados

 

 

O Nedbank Golf Challenge hosted by Gary Player – conhecido até ao ano 2000 por Million Dollar Challenge – foi instituído em 1981, disputando-se em Sun City, na África do Sul, no Gary Player Country Club, tendo, presentemente, uma bolsa de prémios de 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros), recebendo o vencedor um prémio de montante acima do milhão de dólares (cerca de 881 mil euros).

Este torneio é o sétimo dos oito da Rolex Series, sendo o último o DP Wold Tour Champions Dubai, que se realiza neste país de 21 a 24 de Novembro.

 

 

No torneio participam, desde 2016, 72 jogadores, que são: os 64 primeiros classificados no ranking Corrida para o Dubai; o jogador que defende o título; o vencedor da Ordem de Mérito do ano passado do Sunshine Tour, da África do Sul; e, os restantes, convidados.

O último torneio da época, o DP Wold Tour Champions Dubai é dotado duma bolsa de prémios no valor de 8 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros).

A Corrida para o Dubai oferece um Bónus no montante de 5 milhões de dólares (cerca de 4,4 milhões de euros) o qual será distribuído pelos dez primeiros jogadores da Corrida para o Dubai, após se ter atualizado o ranking com os resultados do DP World Tour Championship Dubai.

Os jogadores para se poderem candidatar ao Bónus, têm de ter participado num dos dois primeiros eventos da Final Rolex Series e no DP World Tour Championship Dubai, a menos que tenham tido uma ‘mitigating Circunstance’ (lesão, doença – comprovadas por médico aceite pelo European Tour - ou uma emergência pessoal).

Ao vencedor do DP World Tour Championship Dubai é-lhe atribuído um cartão de entrada no European Tour válido por cinco anos.

O vencedor da Corrida para o Dubai recebe o troféu The Henry Vardon Trophy e um cartão de acesso ao European Tour válido por sete anos.

A competição foi disputada no campo do Gary Player Country Club, desenhado por este icónico jogador sul-africano e inaugurado em 1979.

O campo é um dos mais difíceis e dos mais compridos do mundo, apresentando em cada buraco vários tees de saída; roughs muito espessos; fairways bastante estreitos; greens pequenos, muito rápidos, que se encontram protegidos por bunkers estrategicamente colocados; tendo, ainda, outros obstáculos orográficos.

O campo é habitado por rica fauna selvagem, como sejam: impalas; porcos africanos; galinhas da Guiné; mangustos; todos os tipos de cobras; grande variedade de aves; e, chimpanzés.

As imagens dos buracos do campo são apresentadas neste hole-by-hole, podendo o campo ser também observado em flyover.

O vencedor do torneio foi o inglês Lee Westwood, 45 anos, que arrancou para a última volta com mais duas pancadas que o espanhol Sergio Garcia, 38 anos, que comandava, desde a primeira ronda o torneio, mas que cedeu a vitória ao inglês após este ter efetuado uma última ronda magistral, idêntica à efetuada pelo espanhol na primeira jornada.

Westwood bateu 64 pancadas, tendo concluído os front-nine com 33 pancadas, que apurou com: um eagle; um birdie e pars, tendo nos back-nine concretizado 31 pancadas que consumou com cinco birdies e pars.

Garcia que na primeira ronda alcançou idêntico resultado – 64 pancadas – tendo efetuado nos front-nine as mesmas 33 pancadas que Westwood na ronda final, que concretizou com três birdies e pars, tendo obtido nos back-nine 31 shots, conseguidos como Westwood, com cinco birdies e pars.

Esta vitória de Westwood, a 24ª obtida no European Tour, após a última averbada no Maybank Malaysian Open de 2014, foi para o inglês uma vitória muito emotiva, não só por surgir mais de quatro anos após a última, aos 45 anos, o que o levou a afirmar ‘You’re never sure wether you’re going to be able to do again’.

Esta vitória é a terceira que Westwood obteve no Gary Player Country Club, após ter conquistado o Sunshine Tour’s Dimension Data Pro-Am em 2000 e o Nedbank Golf Challenge em 2010 e 2011 antes, portanto, deste torneio fazer parte do European Tour International Schedule, o que apenas ocorreu em 2013.

Lee Westwood bateu nas rondas: 71, 69, 69 e 64 pancadas que produziu com: um eagle; 24 birdies; 38 pars; 7 bogeys; e, 2 double-bogeys.

Sergio Garcia consumou nas voltas: 64, 71, 71 e 70 pancadas, que concretizou com: 19 birdies; 46 pars; e, 7 bogeys.

Estes dois jogadores tiveram um terceiro concorrente ao título, o natural de Mossel Bay, na África do Sul, Louis Oosthuizen, 36 anos, que bateu 69, 72, 72 e 69 pancadas, 11 abaixo do par do campo, tendo-se movimentado na classificação do evento, do 5º lugar empatado na primeira ronda, vindo a ocupar o 2º lugar isolado nas segunda e terceira rondas, terminando a sua prestação no 3º lugar isolado.

No 4º lugar, também isolado, posicionou-se no torneio o inglês de Ascot, Ross Fisher, 37 anos, que consumou nas voltas 71, 72, 67 e 70 pancadas, 8 abaixo do par do campo, resultados que averbou com: 2 eagles; 15 birdies; 48 pars; 6 bogeys; e, um quintuplo-bogey.

O campeão e vice-campeão receberam prémios, respetivamente, nos valores de 1.095.338 euros e 729.714 euros, a que corresponderam, respetivamente, os pontos Race to Dubai  nos montantes de1.250.000 e 832.750.

Westwood com o prémio recebido subiu do 45º ao 16º lugar da Corrida para o Dubai, onde apresenta o total de 2.099.257 pontos, obtidos nos 18 eventos que já disputou esta época.

Garcia ascendeu da 30ª à 17ª posição no ranking referido, com o prémio que lhe foi atribuído, apresentando o total de 2.018.888 pontos, recebidos nos 15 eventos em que participou este ano.

Outros concorrentes que destacamos da classificação do evento, obtiveram as posições  e resultados seguintes: Haotong Li, Matt Wallace – 5ºE/-7; Lucas Bjerregaard, Branden Grace (vencedor em 2017) – 11ºE/-3; Adrian Otaegui – 16ºE/-2; Rory McIlroy, Martin Kaymer (2012) – 21ºE/-1; Andy Sullivan – 41ºE/+2; Sam Horsfield, Jorge Campillo – 46ºE/+3; Ryan Fox, Danny Willett (2014) – 50ºE/+4; e, Thomas Björn (2013) – 69ºE/+14.

  Voltar

 


 

Sites


 





 



 

Revised: 12-11-2018 .