Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18º Madeira Island Open BPI Portugal

CAMPEÃO "TANO" GOYA FRENTE AOS MELHORES PORTUGUESES

 

Estanislao Goya confirmou a sua presença no 18º Madeira Islands Open BPI Portugal para tentar defender o título do PGA European Tour que conquistou no ano passado, na primeira vez que o torneio de 700 mil euros em prémios monetários se disputou no Porto Santo Golfe.

 

O jovem argentino de 21 anos tem conhecido uma carreira meteórica, uma vez que em 2007 passou a Escola de Qualificação do Tour de Las Américas, em 2008 foi o nº1 da Ordem de Mérito desse circuito e em 2009 ganhou no Porto Santo o seu primeiro título do European Tour (I Divisão do Golfe Profissional Europeu), depois de ter-se apoderado de dois títulos do Challenge Tour (II Divisão) em 2008.

 

«Foi um sonho tornado realidade. Quero ser um dos melhores jogadores do Mundo e a vitória na Madeira foi um dos passos importantes que dei nesse sentido, ao garantir-me o cartão para o European Tour nos próximos dois anos», disse “Tano” Goya, que impôs-se no traçado desenhado pelo mítico Seve Ballesteros com 6 pancadas abaixo do Par, apenas menos 1 do que o escocês Callum Macaullay, o suficiente para embolsar o cheque de 116.660 euros destinado ao campeão.

 

Na presente temporada “Tano” Goya ainda só disputou quatro torneios e passou o ‘cut’ em três deles, mas a sua melhor classificação foi o 44º posto no Dubai Desert Classic, razão pela qual figura num modesto 147º posto da Corrida para o Dubai. Mas o seu talento poderá vir de novo ao de cima quando deparar com as belíssimas vistas sobre as escarpas do Porto Santo Golfe que tanto o inspiraram no ano passado, ao ponto de ter sido convocado no final de 2009 para jogar a Taça do Mundo na China pela Argentina, quando o seu compatriota e campeão do Masters Angel Cabrera declinou o convite.

 

A lista definitiva de inscritos do Madeira Islands Open BPI Portugal – o evento desportivo da Região Autónoma da Madeira, de regularidade anual, que maior divulgação internacional merece – só deverá ser divulgado na próxima semana mas a organização, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, já anunciou que para além de alguns dos melhores golfistas profissionais do European Tour estarão também no Porto Santo, de 8 a 11 de Abril, os melhores portugueses.

 

A representação nacional estará a cargo de 11 profissionais e 1 amador. Entre os profissionais figuram os oito primeiros classificados da Ordem de Mérito da PGA de Portugal de 2009 que, pela ordem correcta, são Filipe Lima, Ricardo Santos, António Sobrinho, António Rosado, Nuno Campino, Tiago Cruz, Hugo Santos e Henrique Paulino. A estes juntam-se os madeirenses João Pedro Sousa (13º), Duarte Freitas (21º) e Edgar Rodrigues (26º). O amador é Ricardo Melo Gouveia.

 

Filipe Lima obteve no ano passado a melhor classificação de sempre de um português no Madeira Islands Open BPI Portugal (12º lugar) e terminou a época como nº2 do Challenge Tour, ‘ranking’ que lhe permitiu regressar em 2010 ao convívio com a elite do European Tour.

 

Ricardo Santos e António Sobrinho venceram recentemente dois torneios cada um no Iberian Golf Tour e o mais novo dos irmãos Santos ainda triunfou na semana passada na primeira edição do Torneio SportTV Golfe.

 

António Rosado e Ricardo Melo Gouveia regressam ao Porto Santo Golfe, o palco que os consagrou campeões nacionais (respectivamente de profissionais e amadores) em 2009.

 

Tiago Cruz é neste momento um dos melhores jogadores do EPD Tour, o circuito profissional na Alemanha, tendo carimbado uma vitória e um segundo lugar no último mês.

 

O 18º Madeira Islands Open BPI Portugal será o 15º torneio do PGA European Tour de 2010, conta para o Ranking Mundial de Golfe, para a Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia) e para a tabela europeia da Ryder Cup.

 

Press-Release
Gab. Imprensa Madeira Island Open.
26/03/2010

Voltar

 

Revised: 13-05-2010 .