REPORTAGEM RYDER CUP 1999 |
|
PELA MARGEM DE 1 PONTO A TAÇA REGRESSA AOS EUA
A escassa diferença de um ponto a favor dos EUA - 14,5 contra 13,5 - acaba por esconder os fatídicos resultados obtidos, no domingo, pela equipa europeia, dia em que se disputaram, em Brookline, no Massachusetts, as 12 partidas de singles, na sequência dos dois dias de pares jogados em foursomes e fourballs.
Ao fim do segundo dia a equipa europeia vencia por 10 a 6 a 33ª edição da Taça, e nada faria supor que a equipa Americana iria conseguir inverter os resultados e apurar no domingo 8,5 pontos vindo, assim, a conquistar a Taça à Europa, pela primeira vez desde 1993.
Este resultado é histórico porque nos 72 anos de vida da Taça, nunca um deficit de 4 pontos - o máximo tinha sido 2 pontos - havia permitido a uma qualquer equipa alcançar a vitória na última jornada.
Apenas 4 pontos teriam bastado para a Europa reter a Taça ganha em 1995, em Oak Hill, em Rochester, Nova Iorque e defendida em Valderrama, em Sotogrande, Espanha, em 1997.
Nos oito primeiros encontros de 6ª feira, os detentores do trofeu conseguiram 5 vitórias, 2 empates e uma derrota, concretizando um resultado final de 6 pontos, contra 2 pontos conseguidos pelos americanos com uma vitória e dois empates.
Os vencedores do primeiro dia foram: Montgomerie/Lawrie; Parnevik/Garcia (2 partidas); Jiménez/Olazabal; e, Clarke/Westwood; e, pela equipa americana, Sutton/Maggert.
Note-se que a dupla americana Tiger Woods e David Duval, os dois primeiros jogadores do ranking mundial, perderam o encontro com os britânicos Daren Clarke e Lee Westwood.
No sábado a equipa europeia elevou o score para 10-6 graças a três vitórias conseguidas por Clarke/Westwood; Parnevik/Garcia; e, Montgomerie/Lawrie e dois empates obtidos por Parnevik/Garcia; e, Jimenez/Olazabal.
A equipa americana, por seu turno, conseguiu, no sábado, três vitórias através de Sutton/Maggert; Pate/Woods; e, Mickelson/Lehman e dois empates concretizados por Love/Duval e Leonard/Sutton.Ao fim dos dois primeiros dias do torneio os melhores resultados europeus foram conseguidos pelo par Parnevik/Garcia, com 3 vitórias e 1 empate e pela dupla Montgomerie/Lawrie com 2 vitórias, 1 empate e uma derrota.
Do lado americano a dupla que mais se evidenciou foi Sutton/Maggert com 2 vitórias, 1 empate e uma derrota.
Nos singulares os americanos conquistaram 8,5 pontos, mais 0,5 pontos que em 1997, ano em que os pontos conquistados não chegaram para lhes dar a vitória, terminando então, com o resultado 13,5 - 14,5 , ou seja, o inverso do agora apurado.
Os 14,5 pontos conquistados pela equipa americana foram conseguidos quando Leonard concretizou um putt de cerca de 10 metros, no penúltimo encontro, que terminou com um empate.
As seis primeiras partidas de singulares foram ganhas pelos americanos, que não necessitaram de ir para além do 17º buraco para concretizar as suas vitórias.
Os resultados das partidas relativas aos três dias podem ser conhecidos aqui.
Os resultados individuais de cada jogador de ambas as equipas podem ser analisados aqui.
A história da Taça; o formato do torneio; o campo onde se jogou; e as equipas concorrentes podem ser conhecidas, fazendo o respectivo clique nas palavras sublinhadas.
Opções de Retorno
- Indice Geral
Portugalgolf
Telef / Fax: 351 309 906 452
E-Mail : portugalgolf@netcabo.pt
Copyright © 1996/2010. All rights reserved
Revised: 14-09-2004 .